Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de junho de 2011

FAO será comandada pelo brasileiro José Graziano

Será o primeiro latino-americano a comandar a entidade, ligada à ONU, em toda sua história. Graziano foi ministro no governo Lula e derrotou um forte candidato da EspanhaJosé Graziano, ontem, logo após ter a vitória anunciada (ANDREAS SOLARO/AFP) José Graziano, ontem, logo após ter a vitória anunciada (ANDREAS SOLARO/AFP)

O brasileiro José Graziano da Silva, 61, foi eleito ontem para o cargo de diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), derrotando o espanhol Miguel Ángel Moratinos. Graziano será o primeiro latino-americano a presidir a instituição encarregada de combater a fome no mundo. Ele sucede o senegalês Jacques Diouf, que ocupou o cargo de diretor-geral durante 17 anos.

Em votação de segundo turno, o brasileiro obteve 92 votos, sendo apoiado pela Indonésia e os chamados “países não-alinhados” do G-77, entre eles, boa parte da África. No primeiro turno, Graziano já havia superado Moratinos por 77 a 72 votos. As eleições foram realizadas ontem, em Roma.


Seu mandato vai de 1º de janeiro de 2012 a 31 de julho de 2015. Ele terá pela frente a dura tarefa de reformar um organismo internacional sob críticas pesadas -a instituição já foi acusada de ser vagarosa e desperdiçar dinheiro na execução de seus programas para combate a fome.

Graziano, que ocupa o cargo de diretor regional da FAO desde março de 2006, foi ministro da Segurança Alimentar e do Combate à Fome durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Na pasta, o agrônomo e economista foi coordenador da elaboração do programa Fome Zero.

Das atribuições
A FAO, criada em 1945, com sede em Roma, conduz atividades internacionais para erradicar a fome em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Na prática, a organização viabiliza fóruns de discussão entre os países, para que eles possam se encontrar e negociar acordos.

Também é papel da FAO proporcionar conhecimento através de estudos e análises, além de fornecer assistência técnica e realizar projetos junto a 191 países.

As metas do milênio estabelecidas pela ONU falam na redução pela metade do número de subnutridos até o ano de 2015. Para cumprir a meta, daqui três anos este número terá de estar em cerca de 400 milhões de pessoas.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A vitória de José Graziano se vincula à nova imagem internacional que o Brasil construiu nos últimos anos. Mais do que resultado dos governos Lula e Dilma é a consequência de sinais importantes ao mundo de que temos uma democracia firme e confiável. Além da economia forte.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/mundo/2011/06/27/noticamundojornal,2260540/fao-sera-comandada-pelo-brasileiro-jose-graziano.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário