Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Anízio Melo, presidente da APEOC, fala sobre negociação com o Governo do Estado do Ceará

FASES DE UMA PROFESSORA

Assunto: FASES DE UMA PROFESSORA



FASES DE CADA PROFESSORA E PROFESSOR TAMBÉM   
Recém formada 


Pegou 20 aulas e está louca para ampliar sua carga - É uma gatinha cheia de sonhos e toda feliz, fala muito, está sempre contando as novidades.
Nos primeiros dias de trabalho, tudo é maravilhoso


Depois de 3 anos...


Está trabalhando em jornada ampliada. Já acompanha os movimentos do dia a dia cheia de novas ideias, tem planos para seu trabalho, anda um pouco agitada com tanta expectativa
.

Depois de 6 anos
...



 Sua agitação aumentou um pouco, suas amigas e a direção estão percebendo. Já vira noite e dia tentando se encaixar na  profissão.. Não sabe o que fazer com a turma de aceleração...e só falta plantar bananeira pra aumentar a nota do IDEB.


Depois de 10 anos...


 

Engordou um pouco... culpa dos antidepressivos, motivo: stress; -alunos, pais de alunos, direção, coordenação, supervisão, SER ,filhos, marido ganhando pouco, trabalha longe de casa , ufa!!!!


Depois de 15 anos...



Com muita sorte já está trabalhando perto de casa. mudou todo o guarda-roupa, para se adaptar a nova silhueta. Mas tá feliz, come em casa e tem um caderno já pronto para o início do ano, é só segui-lo... Tem ainda uma dorzinha de cabeça, a garganta já era..., se esqueceu o significado de 'bom dia', se sente como se tivesse acabado de cair da cama...


Depois de 20 anos ...

 
Tem depressão regularmente. Não reconhece a rua onde mora, a memória deu PT (perda total), enxerga pouco; escuta pouco; dorme pouco; fala pouco; caga pouco; a única coisa que tem muito são dívidas....Está ficando completamente maluca!!!! E  vê se pode ....... já quer se
Aposentar!!!!!


Protesto de professores da Prefeitura em Fortaleza

APEOC E AUDIÊNCIA COM O GOVERNO CID GOMES 16/06

 

Governo e professores discutem propostas para valorização do Magistério
Qui, 16 de Junho de 2011 19:08
IMG_0042Os secretários de Estado da Educação, Izolda Cela; da Secretaria do Planejamento (Seplag), Eduardo Diogo; e da Fazenda, Mauro Filho, se reuniram nesta quinta-feira (16), com representantes do Sindicato Apeoc. O encontro, que aconteceu no Palácio Abolição, deu continuidade à reunião realizada no último dia 6, quando o governador Cid Gomes garantiu diversas melhorias para categoria. No encontro desta quinta-feira foi definido um cronograma onde o Governo do Estado reunirá as três secretarias – Seduc, Seplag e Fazenda - e juntas estudarão cenários de valorização da carreira que deverão ser apresentados no dia 29 de junho aos professores. Também ficou definido que no dia 30 de junho a categoria decidirá em Assembleia qual dos cenários apresentados será escolhido pelos professores.

Professores da rede municipal mantêm greve

João Bandeira Neto Professores continuam em greve
Operários da construção civil paralisam obras em protesto Veja Mais
Os professores da rede municipal de educação realizaram, na manhã desta quinta-feira (16), mais uma manifestação a favor do aumento salarial. Os educadores percorreram a avenida Desembargador Moreira com cartazes e panfletos solicitando que suas reivindicações sejam atendidas pela Prefeitura de Fortaleza.

Em entrevista ao Portal Verdes Mares, a diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), Gardênia Bayma, assegurou que o movimento grevista continua, apesar da decisão judicial em considerá-lo ilegal. “Não tivemos ainda a comunicação oficial da justiça determinando a nossa volta. Então, até lá, nossa greve está mantida”, afirmou.

Críticas à nota da Prefeitura
Um assunto que gerou ainda mais polêmica na greve dos professores foi a recente publicidade veiculada pela Prefeitura de Fortaleza sobre o prejuízo que os alunos estão enfrentando sem aula e sem merenda escolar.
“Se os alunos estão sem merenda, sentimos muito, mas não somos as merendeiras das escolas. Nós temos uma ação pedagógica e requer planejamento, algo que a prefeitura está negando aos professores.” destacou Gadênia.
http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=320823&modulo=182 

Manifestação dos Professores '1' 16/06

Manifestação dos Professores 16/06

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Professores estaduais e alunos fazem protesto no Montese

16 Junho 2011
Uma passeata pelo Montese reuniu professores, sindicalistas e alunos de três escolas estaduais. O cumprimento da lei do piso salarial dos professores era a principal reivindicação.
A passeata em favor dos direitos dos professores estaduais acordou os moradores do Montese. A manifestação envolveu alunos de três escolas estaduais que rondaram as proximidades das escolas com cartazes e apitos. Os professores não descartam a possibilidade de uma greve.
“O piso é uma lei para ser cumprida e não negociada”, cantavam os estudantes das escolas estaduais João Mattos, Presidente Castelo Branco e Marechal Humberto Castelo Branco, motivados pela causa dos professores e representantes do sindicato de professores e servidores (Apeoc).

PSDB do Ceará a caminho da extinção - Artigo do Messias Pontes para 15.06.11

Messias Pontes Jornalista e Presidente do Comitê de Imprensa 
da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
 
Como há muito havíamos previsto, o PSDB no Ceará é um partido sem futuro e, por isso mesmo, caminha inexoravelmente para a extinção. Para conseguir uma sobre-vida, a única saída é a fusão, juntando os cacos  do que restou  do DEMO (ex-Arena, PDS e PFL) e do PPS. Nascido de uma dissidência do PMDB que inchou depois que chegou ao centro do poder com o fim da ditadura militar, os dissidentes de então acusavam os dirigentes peemedebistas de aéticos, clientelistas e nepotistas, além de  descompromissados com as causas maiores da Nação. Mas tão logo o PSDB chegou ao poder central, aliou-se justamente com os que antes abominavam, inclusive com o PFL.
No Ceará, Tasso Jereissati tornou-se a liderança maior dos tucanos, cooptando senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores. Chegou a ter 13 dos 22 deputados federais, 26 dos 46 deputados estaduais e 130 dos 184 prefeitos municipais, uma força política arrasadora como um trator, passando por cima de tudo e de todos.

Greve dos professores é considerada ilegal

Clique para Ampliar
Nas últimas semanas, os grevistas realizaram diversas manifestações. Em uma delas, em frente ao Paço Municipal, fizeram o enterro simbólico da prefeita Luizianne Lins
FOTO: NATINHO RODRIGUES (09/06/2011)
Servidores receberam recomendação para que retornem ao trabalho, sob pena de serem demitidos
A greve dos professores municipais foi considerada ilegal, inconstitucional e abusiva. A decisão do desembargador Teodoro Silva e Santos foi tomada, ontem à tarde. O magistrado acatou a ação do Município de Fortaleza que considera a paralisação irregular pelo fato de a greve ter causado prejuízos a mais de 220 mil alunos não só na questão educacional, mas também no tocante à segurança alimentar, já que muitas crianças dependem da merenda escolar.

A paralisação já dura quase dois meses. De acordo com a decisão, o movimento não vem ocorrendo de forma pacífica, chegando a violar, inclusive, direitos fundamentais. Segundo o desembargador, o direito de greve dos servidores públicos não pode, em nenhum caso, conflitar com os direitos coletivos.

Além disso, na ação ordinária, o Município de Fortaleza declarou que as contínuas greves, que vêm ocorrendo desde 2005, implicam em prejuízo ao calendário anual em mais de 260 dias letivos. O desembargador destaca, no documento, que a restituição dos dias perdidos se tornará inviável se a paralisação continuar.

Conforme decisão, os professores devem retornar às atividades no prazo de 48 horas, após a intimação, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. No entanto, ainda cabe recurso.

O Sindicato Único dos Trabalhadores de Educação do Ceará (Sindiute) estava incomunicável durante toda a tarde de ontem. A presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), Nascélia Silva, acredita que a categoria entrará com recurso e o movimento não será suspenso até que seja avaliada a apelação.

DemissãoOs professores receberam uma recomendação, por telegrama, para que retornem imediatamente às salas, sob pena de serem demitidos. "DITADURA DA PROFESSORA LUIZIANNE LINS"A informação foi dada, ontem, pela secretária Ana Maria Fontenele, que acumula as pastas da Saúde e Educação. Ela fez, durante coletiva à imprensa na manhã de ontem, apelo para que os professores retornem às atividades. A secret[ária informa que será mantido o pagamento do 13º salário dos servidores que estão cumprindo normalmente as suas atividades, mas avisa que os demais não irão receber.

"O prejuízo educacional é muito grave, não podemos permitir esse volume de dias parados", dispara o coordenador da Comissão de Participação Popular (CPP), Elmano de Freitas. O coordenador garante que mais de 70% dos professores estão em sala de aula e que o ganho real que a categoria teve de 2005 até agora foi de 80% acima da inflação.

"Nenhuma categoria teve esse aumento. Os professores foram levados à greve por uma posição irresponsável do sindicato", revela. Ele afirma que a Prefeitura sempre cumpriu a Lei. "Não somos nós e nem os movimentos sindicais que definimos o piso salarial dos professores, é o Ministério da Educação", lembra.

IJF
Cerca de 15 servidores de nível médio do Instituto Doutor José Frota (IJF) paralisaram, por uma hora, suas atividades ontem, em protesto contra o atraso no pagamento da gratificação de produtividade e do incentivo (que substitui o pagamento de horas extras). A assessoria de Imprensa do IJF assegurou que o depósito será feito até hoje, quinta-feira

Retrospectiva
A greve
dos professores teve início no dia 26 de abril de 2011, após algumas paralisações da categoria

No dia 19 de maio, foi aprovado, pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), um reajuste de 6,3% nos vencimentos e salários dos servidores públicos municipais

No dia 7 de junho, o projeto de lei que trata do aumento dos professores foi votado na CMF com emenda substitutiva

No dia 9 de junho, os professores resolveram realizar um ato de protesto em frente ao Paço Municipal de Fortaleza

No dia 10 de junho, a Procuradoria Geral do Município (PGM) protocolou, na Justiça do Ceará, ação pedindo a ilegalidade da greve dos professores

No dia 15 de junho, a Justiça decreta a ilegalidade da greve

LINA MOSCOSO E LUANA LIMAREPÓRTERES

Prefeitura de Fortaleza vai cortar ponto de servidores grevistas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ILEGALIDADE DA GREVE DO PROFESSORES - A cidadania e a democracia estão de luto

DEU NA IMPRENSA - A GREVE DOS PROFESSORES DE FORTALEZA FOI JULGADA ILEGAL - O QUE FAZER AGORA?

A cidadania e a democracia estão de luto

São 19:55h, dia 15/06/2011, QUARTA-FEIRA, TODA A MÍDIA ESTÁ NOTICIANDO QUE A GREVE DOS PROFESSORES DE FORTALEZA TEVE LIMINAR CONCEDIDA NO SENTIDO DE SER ILEGAL. A MÍDIA AINDA DIVULGA QUE O DESEMBARGADOR DEU 48 HORAS PARA A CATEGORIA VOLTAR ÀS SALAS DE AULA, sob pena do sindicato pagar R$ 10.000,00 DE MULTA POR DIA. A PREFEITURA JÁ SE ANTECIPOU AMEAÇANDO ATÉ DEMITIR. Deu até no site do Tribunal.


O QUE FAZER? EIS A PERGUNTA?


1) Primeiro, todos já sabiam que a liminar poderia ou não ser concedida, uma coisa ou outra, não seria surpresa;
2) Dissídio de Ilegalidade não trata do mérito da questão, mas só se a greve é ou não ilegal. MESMO ASSIM É SÓ UMA LIMINAR, NÃO O JULGAMENTO FINAL DO DISSÍDIO DE ILEGALIDADE;
3) Segundo consta no site do Tribunal de Justiça, o Desembargador deu 48 horas para categoria retornar. SÓ QUE AS 48 HORAS CONTAM DA CITAÇAO DO SINDICATO. O SINDICATO NÃO FOI AINDA CITADO. LOGO O PRAZO NÃO COMEÇOU A CORRER. A CATEGORIA DEVE IR PARA ASSEMBLÉIA PARA DELIBERAR O QUE VAI FAZER;
4) Cabe a categoria dar início à greve, também só uma assembléia põe fim a uma greve. A PALAVRA FINAL É SEMPRE DA ASSEMBLÉIA;
5) Não existe citação pela mídia, só em conformidade com a lei processual. O SINDIUTE NÃO FOI CITADO AINDA, logo a ilegaldiade, juridicamente, ainda não existe;
6) Nenhum servidor, com estabilidade ou em estágio probatório, pode ser demitido sem o devido processo legal, sem o direito à defesa, sem o direito ao contraditório;

O QUE FAZER: ter calma, não entrar em pânico, não acreditar nas ameças da prefeitura, ir para reunião amanhã, 8:30h, na Praça da Imprensa. O NOSSO FÓRUM É A ASSEMBLÉIA DA CATEGORIA COORDENADA PELO NOSSO SINDICATO: http://www.sindiute.org.br/

Prefeitura X professores: “A Kronstadt de Luizianne”

Meu artigo semanal publicado hoje (9/6/2011) no O POVO:

A Kronstadt de Luizianne
Plínio Bortolotti
Alguns dos episódios mais sintomáticos da Revolução Russa envolveram os marinheiros da Fortaleza de Kronstadt, espécie de ponta-de-lança da revolta do Partido Bolchevique (depois Partido Comunista da URSSS), que tomou o poder em 1917.
No princípio de 1917, os marinheiros recusavam-se a obedecer aos oficiais, atendendo somente ordens dos revolucionários, especialmente de Leon Trotski , “a quem idolatravam”. Para Trotski – um dos mais importantes líderes revolucionários – eles eram “o orgulho e glória da Revolução”.
Os marinheiros tiveram importante papel na guerra civil, concluída em 1921 – e foi nesse ano que Trotski e Kronstadt encontraram-se novamente , porém, em campos opostos.
Os marinheiros amotinaram-se, agora para cobrar as promessas revolucionárias, como liberdade para os sindicatos, benefícios para os camponeses e eleições livres para os sovietes: “O que os rebeldes de Kronstadt exigiam era apenas aquilo que Trotski prometera aos seus irmãos mais velhos [a geração anterior de marinheiros] e que ele e o partido foram incapazes de dar”.
Trotski exigiu rendição incondicional , recusada pelos marinheiros. Seguiu a tropa de choque: a revolta foi esmagada pela Guarda Vermelha, em luta cruenta, com baixas de ambos os lados.
Kronstadt, e o 10º congresso do partido que transcorria, foram uma espécie de adeus às ilusões para uma revolução que principiara generosa, enterrando junto qualquer veleidade da prometida “democracia operária”.
A prefeita Luizianne Lins (PT), do grupo Democracia Socialista – de origem trotskista -, teve ontem a sua micro-Kronstadt, na violenta ação da Guarda Municipal, a tropa de choque da Prefeitura, contra com seus colegas professores.
Se Trotski lamentou ter de investir contra antigos companheiros, abstendo-se de lhes fazer acusações – e referindo-se aos derrotados como “camaradas” – o que a prefeita e seus aliados teriam a dizer?
(Os trechos entre aspas são do livro “Trotski – O profeta armado”, de Isaac Deutscher.)

Declarada pelo Tribunal de Justiça a ilegalidade da greve dos professores municipais



O desembargador Teodoro Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce), declarou hoje, 4a.feira (15/06), a ilegalidade da greve dos professores do Município de Fortaleza. A categoria deve retomar às atividades no prazo de 48 horas, sob pena de multa.
O pedido (nº 0004153-54.2011.8.06.0000) foi movido, na última sexta-feira, pelo Município contra o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) e União dos Trabalhadores em Educação do Ceará (UTE), que estão em greve desde o dia 26 de abril deste ano. O ente público alegou que não foi cumprido o aviso prévio da paralisação.
Sustentou que a educação é um serviço público essencial e que "mais de 220 mil alunos estariam sendo diretamente afetados pela greve". Além disso, o movimento "não vem ocorrendo de uma forma pacífica".

Estado antecipa 50% do décimo terceiro para o próximo dia 22

Qua, 15 de Junho de 2011 10:48
real_moneyO secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, anunciou nesta terça-feira (14), a decisão do governador Cid Gomes em antecipar para a próximo dia 22, o pagamento de 50% do décimo terceiro salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. O anúncio foi feito durante a reunião com representantes da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), que reúne 32 associações e sindicatos representantes dos servidores públicos. O valor total da antecipação do 13º chega a 160 milhões de reais. No próximo dia 1º, o Estado pagará também a folha salarial de junho. No total, serão injetados na economia aproximadamente R$ 560 milhões de reais.

Durante o encontro, o coordenador da Assessoria Jurídica da Seplag, Adriano Costa, foi apresentado como novo secretário executivo da MENP. Adriano afirmou que pretende trabalhar para agilizar as demandas, lembrando a quantidade de pleitos já encaminhados. “Algumas reivindicações importantes já foram atendidas, como a antecipação da data-base e do décimo terceiro salário”, citou.

Após os debates, ficou definido que um novo encontro com o secretário Eduardo Diogo acontecerá no próximo dia 22, às 16 horas, na Seplag, para tratar dos temas prioritários.

15.06.2011
Assessoria de Imprensa da Seplag
Luiz Pedro ( luizpedro.neto@seplag.ce.gov.br / 85 3101.4508)

ASSEMBLÉIA GERAL DOS PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ

Professores em greve continuam protestos na Câmara

terça-feira, 14 de junho de 2011

Cid volta a garantir implantação do piso do magistério

A audiência entre professores e Prefeitura de Fortaleza, realizada nesta segunda-feira (13), terminou sem um acordo.
Os professores decidiram manter a greve, iniciada em 24 de abril. O desembargador Teodoro Santos deu à Prefeitura um prazo de 5 dias para apresentar uma proposta. Depois desse prazo, os professores da rede municipal vão ter 3 dias para formular uma contraproposta.
Até lá, eles prometem manter a paralisação.
No Estado, as negociações acontecem com mais tranquilidade, apesar da ameaça de greve da categoria. O governador Cid Gomes voltou a garantir a implantação do piso do magistério e outros benefícios.
http://blogs.tvdiario.tv.br/robertomoreira/?s=cid&x=36&y=13

Luizianne e Cid comentam situação dos professores

Serra da Ibiapaba, no Ceará, especializa-se no cultivo de rosas

 http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/06/serra-da-ibiapaba-no-ceara-se-especializa-no-cultivo-de-rosas.html

Gaúcho viu no clima regular da Serra uma oportunidade de negócios.
Empresa produz 25 variedades de rosas.

Do Globo Rural
Há pouco mais de dez anos, moradores da Serra da Ibiapaba, no Ceará, viram surgir um novo tipo de cultivo. A agricultura girava em torno do feijão, do milho e da mandioca, mas teve suas terras tomadas pelas rosas.
Tudo começou com o gaúcho Paulo Selbach. Como representante de uma fábrica de sapatos, costumava passar pela Serra da Ibiapaba, na divisa entre o Ceará e o Piauí. Quando pernoitava na cidade de São Benedito, a 900 metros acima do nível do mar, o friozinho da serra despertava lembranças. “Comecei a lembrar do meu pai, que sempre dizia que o clima ideal para roseira seria o que se mantivesse o mesmo o ano inteiro. Você tiraria flor o ano inteiro”, diz Selbach.

Cultivo de flores muda realidade de moradores no Ceará

Escola de floricultura gera oportunidades para moradores de São Benedito.
Mulher tem casa reformada e emprego garantido por empresa de flores.

Do Globo Rural
Café com Rosas. O nome até poético deste café contrasta com o lugar em que ele fica: um posto de gasolina. Foi o aumento no movimento do posto, porém, que fez o dono investir em um café bem arrumado, um dos poucos pontos de venda das rosas produzidas na cidade.
“Eu acredito que as pessoas que trabalham hoje nas empresas de rosas passaram a consumir em todas as empresas. Não só na minha, especificamente, mas em toda a cidade”, afirma George Antônio Pimenta Brito, dono do posto e do café.
A cidade, aos poucos, está mudando. Acompanhamos uma aula da escola de floricultura de São Benedito, que foi construída em um terreno doado por uma empresa produtora de rosas e é mantida pelo governo do estado do Ceará. Aberta há cinco anos, ainda tem poucos alunos, mas já aponta um caminho para alguns jovens da cidade.
O curso dura quatro meses. Depois, os alunos passam por um estágio prático, como conta a engenheira agrônoma e professora Patrícia Moreira. “Dependendo do desempenho deles na empresa, eles fazem uma entrevista e são absorvidos por essa empresa”, explica.
São Benedito - Ceará (Foto: Arte/G1)

A prefeita Luizianne Lins diz que a greve dos professores é política

vídeo   http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=320622&modulo=178

A greve dos professores de Fortaleza parece não ter fim. Nesta segunda-feira (13), uma audiência de conciliação foi marcada no TJCE, mas o acordo entre as partes não saiu.

Agora o desembargador Teodoro Silva Santos vai julgar o mérito da ação impetrada pela categoria contra o ente público. A paralisação já dura 48 dias.
A prefeita Luizianne Lins voltou a questionar as motivações do movimento. Ela alega que há interesse político por trás da greve e que muitos professores já recebem acima do piso determinado pelo Governo Federal.
Confira o depoimento de Luizianne
Exigências
Os professores querem que a Prefeitura de Fortaleza pague o piso nacional estabelecido por Lei Federal, entre outros pontos.
Entretanto, para o procurador geral do Município, Martônio MontAlverne, a Lei Municipal nº 9.780, publicada no dia 10 deste mês de junho, atende a algumas reinvidicações dos grevistas.
Segundo Martônio, a jornada de trabalho foi fixada em 40 horas semanais e a remuneração inicial dos professores passou a ser de R$ 1.603,00 (nível médio) e de R$ 1.942,00 (graduados).

APEOC AUDIÊNCIA COM O GOVERNO CID GOMES 10/06

APEOC cobra aplicação do Piso e reformulação do Plano para ampliar conquistas

DSC03926.pNova rodada de negociação com governador Cid Gomes, quinta-feira (16/06). Assembleia Geral dos Professores, sexta-feira(17/06), às 08h no Ginásio Paulo Sarasate. O Sindicato-APEOC esteve reunido na última sexta-feira (10/06) com o governador Cid Gomes, em nova audiência. O Sindicato da categoria exige do governo a aplicação do Piso Nacional de Salário dos Professores, com a ampliação dos índices de diferença de remuneração, e a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras.
O professor Anízio Melo, presidente do Sindicato-APEOC, entende que “o governo do Estado precisa apresentar uma proposta global, já que o Piso Nacional de Salário é uma conquista e tem que ser extensivo a toda à categoria: aos professores de nível médio, graduados, especialistas, mestres e doutores.”

Lei sobre saláriosdos dos servidores da Educação está sancionada

Lei sobre salários está sancionada

Publicado em 14 de junho de 2011

Clique para Ampliar
Vereadores comentavam, ontem, antes da reunião extra deles, sobre a publicação da nova legislação
FOTO: KID JÚNIOR
Foi a própria prefeita Luizianne Lins quem sancionou a Lei. A edição do DOM logo cedo estava na Internet, ontem
O Diário Oficial do Município (DOM) publicado na Internet, ontem, datado do dia 10 de junho publica a Lei nº 9780, que trata da adequação dos vencimentos-base dos servidores do núcleo de atividades específicas de Educação. A publicação tomou de surpresa alguns vereadores, tendo em vista que até a última sexta-feira, o DOM apresentava um longo atraso.

Charge do Dia: Mais Greve

Charge do Dia: Mais Greve


Visite a página de Newton Silva

A PREFEITURA DE FORTALEZA REJEITA A PROPOSTA DE ACORDO DO SINDIUTE

GREVE DOS PROFESSORES DE FORTALEZA - SINDIUTE FAZ PROPOSTA DE ACORDO - REJEITADA - TRIBUNAL NEGA PEDIDO DE INCOMPETÊNCIA E DE ILEGALIDADE DE GREVE NA AUDIÊNCIA!

As 30 pessoas que o Tribunal permitiu entrar para audiência - em Destaque
De Paletó Dr. Edmir Martins representante da Comissão de Educação da OAB-Ceará
FAVOR QUEM COPIAR MATÉRIA CITAR A FONTE! - (Todas as fotos de: Mara Paula)

Na tarde de 13/06/2011, houve a segunda audiência de conciliação com o Município de Fortaleza no dissídio ajuizado pelo SINDIUTE, que dessa vez levou um representante o Secretário de Administração Sr. Walmik Ribeiro, ex-presidente da CUT, com ampla experiência em greve. Mas infelizmente o Município de Fortaleza posicionou-se de forma tão radical, que assustou até a representante do Ministério Público. CHEGOU A AFIRMAR, ATRAVÉS DO PROCURADOR GERAL, Dr.  Martônio Mont´alverne, QUE FORAM OS PROFESSORES QUE AGREDIRAM A GUARDA MUNICIPAL.  Pobrezinhos dos guardas do choque!

Cid Gomes


Cid Gomes admite pagar o Piso, mas não amplia carga horária de planejamento de aulas


O governador Cid Gomes em solenidade na manhã desta segunda-feira. Foto: Kézya Diniz
Apesar de declarar que vai acatar à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e pagar o Piso Nacional dos Professores, o governador Cid Gomes ainda não está sensível aos outros itens reivindicados pela categoria e que estão previstos na Lei federal.
É o caso dos 30% da carga horária que deveriam ser reservados para o planejamento das aulas. Os professores da rede estadual tem direito a apenas 20% e segundo o governador não existe previsão de mudanças.
“Não estamos cogitando em alterar aquilo que é lei estadual, que é 20% da carga horária dos professores reservadas ao planejamento”, disse Cid Gomes.

Luizianne reafirma que não vai negociar com grevistas.mpg

Justiça vai votar dissídio coletivo dos professores.mpg


OAB vai ao Supremo pedir que prefeitura de Fortaleza cumpra Lei do Piso dos Professores

Valdetário Monteiro vai ao Supremo pedir que prefeitura de Fortaleza pague Piso aos professores

Professores da rede pública de ensino de Fortaleza e representantes da prefeitura da capital não conseguiram chegar a um acordo na audiência de conciliação realizada na tarde desta segunda-feira (13), no Tribunal de Justiça do Ceará.

OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará, decidiu entrar na polêmica. O presidente da OAB, Valdetário Monteiro, já anunciou que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal que obrigue a gestão municipal de Fortaleza a pagar o Piso Nacional do Magistério.

Leia também:
Luizianne diz que greve é ilegal e anuncia suspensão de pagamento do 13º para professores
Luizianne diz que não vai ceder à pressão e faz um apelo aos professores em greve

Ilegalidade

A prefeitura ingressou com uma ação na justiça pedindo que seja decretada a ilegalidade da greve e manteve a decisão de cortar benefícios de professores em greve, conforme antecipamos aqui na coluna.

Confira matéria exibida no Jornal Jangadeiro:


segunda-feira, 13 de junho de 2011

AO PÉ DA LETRA

Prof. Pasquale                    
 Prof. Pasquale
  
Duas palavras sobre o emprego da vírgula (2)
Uma das situações vistas foi exemplificada com este par: "São Paulo acorda!" e "São Paulo, acorda!"

Na semana passada, começamos uma conversa sobre o emprego da vírgula. Vimos exemplos de situações em que se emprega (ou não se emprega) esse sinal de pontuação. Vimos alguns casos em que, com uma simples vírgula, o que é sujeito passa a vocativo. Uma das situações vistas foi exemplificada com este par: “São Paulo acorda!” e “São Paulo, acorda!”. Não custa (re)lembrar: na primeira frase (sem vírgula), “São Paulo é sujeito; na segunda, é vocativo.

Sustentabilidade: adjetivo ou substantivo?


  Leonardo Boff

É de bom tom hoje falar de sustentabilidade. Ela serve de etiqueta de garantia de que a empresa, ao produzir, está respeitando o meio ambiente. Atrás desta palavra se escondem algumas verdades mas também muitos engodos. De modo geral, ela é usada como adjetivo e não como substantivo.
Explico-me: como adjetivo é agregada a qualquer coisa sem mudar a natureza da coisa. Exemplo: posso diminuir a poluição química de uma fábrica, colocando filtros melhores em suas chaminés que vomitam gases. Mas a maneira com que a empresa se relaciona com a natureza donde tira os materiais para a produção, não muda; ela continua devastando; a preocupação não é com o meio ambiente mas com o lucro e com a competição que tem que ser garantida. Portanto, a sustentabilidade é apenas de acomodação e não de mudança; é adjetiva, não substantiva.

Ações do Sindicato-APEOC na atual conjuntura

A Educação é um dos assuntos mais freqüentes na pauta política e na imprensa nacional, ultimamente. Uma série de eventos, positivos alguns, e outros nem tanto. Sem falar na tragédia do Realengo, causadora de grande comoção nacional, esses eventos fizeram a população se aperceber que, não se pode adiar o preenchimento dessa grande lacuna, em nossa sociedade. A primeira declaração oficial, e em rede nacional, da presidenta Dilma Roussef, focou a Educação. Outras declarações e medidas posteriores continuaram na linha de seu fortalecimento. A recente decisão do STF em favor do Piso Nacional Profissional dos Professores, a discussão em torno do PNE na CONAE (agora no Congresso), e todo um conjunto de medidas legais aprovadas pelo Legislativo Federal, em favor dos educadores, denotam momento positivo para suas lutas. Um dos vídeos mais acessados na internet é o da professora potiguar Amanda Gurgel, denunciando as mazelas de que padece a Educação em seu estado, o Rio Grande do Norte, que, de resto, se assemelham em muitos aspectos aos demais; a veiculação por grandes redes de TV, de séries de reportagens sobre o tema; a polêmica em torno de publicações do MEC; a sequência de sabotagens ao ENEM; as greves de educadores ocorridas e em andamento em vários pontos da federação; além do crescimento do binômio educação e violência num espaço que, em tese, deveria estar isento da presença do segundo pólo dessa combinação macabra. São fatos que, para o bem ou para o mal, colocam a educação na “crista da onda”. O surfista tem que saber equilibrar-se sobre a prancha para poder, assim, desenvolver as mais complicadas manobras, almejando chegar à praia serenamente.

EU SONHEI QUE O PISO SAI - SUSANA BODE - BAJOST VIDEOS

http://www.youtube.com/watch?v=HVMm7GzLznc&playnext=1&list=PL8F9563BB8C1CA30C

SONHOI QUE UM DIA O PISO SAI
E VOU GANHAR MAIS UM POUQUINHO
A PROGRESSÃO TAMBÉM NÃO VAI 
E O REAJUSTE É UM TIQUINHO
EM DÍVIDAS ME ATOLEI
FAZENDO EMPRESTIMOS E BICOS
AI COMO EU ME ENDIVIDEI
ENQUANTO OS BANCOS TÃO MAIS RICOS
MAIS UM ANO ELEITORAL
2010 ESTÁ CHEGANDO
QUERO VER QUEM VAI VOTAR
EM QUE DESTRUIU MEUS SONHOS
MEUS SONHOS
SONHOI QUE UM DIA O PISO SAI

CARTA DA CNTE À PREFEITA DE FORTALEZA

CARTA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO À PREFEITA DE FORTALEZA - QUEM DISSE QUE ELA VAI SE INTERESSAR OU SEQUER LER..?

A Sra.
Prefeita Luizianne Lins
Prefeita de Fortaleza
Fortaleza - CE

Prezada Prefeita,

A Confederação Nacional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação, à qual o SINDIUTE/CE –Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará é afiliado, tem acompanhado omovimento grevista dos educadores de Fortaleza e o apoiado, conforme moção encaminhada anteriormente.
Depois de três anos de espera por uma decisão do Supremo Tribunal Federal em relação à constitucionalidade da Lei do Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério finalmente aquela Corte decidiu pela valorização dos educadores e a melhoria da educação no Brasil.

Senhora Prefeita, os gestores tiveram três anos para ajustarem suas finanças de maneira a poderem oferecer um salário digno aos professores, seguindo os conceitos da Lei do Piso (11.738/2008). Cabe agora colocar em prática a Lei e pagar o piso salarial, sem causar qualquer prejuízo aos profissionais.

A CNTE solicita a retirada da mensagem e a reabertura do canal de negociação com a categoria. O cumprimento da Lei do Piso é fundamental para educação brasileira atingir a qualidade que tanto precisa.
A manutenção do diálogo é importante para encontrar uma saída que represente ganho para as partes, com o fim à greve e, sobretudo, atendendo aos anseios da população por educação pública de qualidade e da categoria por dignidade e reconhecimento profissional, de forma permanente.

Atenciosamente,
ROBERTO FRANKLIN DE LEÃO
Presidente da CNTE

GREVE DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - REFLEXÃO

MAIS UMA REFLEXÃO SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Professores
A Prefeitura não vai dar aumento simplesmente porque não tem verbas, e não vai pedir o auxílio do governo federal porque está toda irregular. O TCM agora é que está avaliando as irregularidades do réveillon de 2007. Como já sabemos o fim desse drama, não adianta nem se revoltar, pois terá o mesmo fim dos videogames de corrida: será finalizado com um "time up". Mas isso vai persistir até se encontrar alguém que realmente tenha seriedade no que faz, começando pelo TCM, que faz que fiscaliza e os crimes de improbidades prescrevem sempre. (Sobre matéria publicada na editoria de Cidade, sob o título "Professores - Pedida a ilegalidade da greve")

LEILA PINHEIRO SOBRALFortaleza-CE
FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE