Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Escola Estadual de Educação Profissional

UFC e SEDUC parceiras na Escola Profissionalizante de Pentecoste





UFC e SEDUC parceiras na Escola Profissionalizante de Pentecoste


21-Jun-2011
Henry Campos e Cid GomesFoi inaugurada na manhã de hoje (21), pelo Governador Cid Gomes, a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste, na qual a Universidade Federal do Ceará atuará como cogestora. Na ocasião, o Governador e o Vice-Reitor Henry Campos assinaram convênio que formalizou a parceria pelo qual a UFC dará suporte às atividades desenvolvidas na escola, para viabilizar a implantação da metodologia da aprendizagem cooperativa. A intermediação entre Escola e UFC será feita por meio da Coordenadoria de Articulação Escola-Universidade, integrada pelos professores Manuel Andrade Neto, Ana Célia Moura e Audísio Dias Filho.
O Prof. Manuel Andrade Neto é coordenador do Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) e do Programa Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, da Pró-Reitoria de Graduação. A Profª Ana Célia Clementino Moura é do Departamento de Letras Vernáculas e Francisco Audísio Dias Filho, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica.


A Secretária de Educação Isolda Cela  ressaltou as iniciativas de sua Pasta que tem buscado “se ancorar em boas parcerias, como essa com a Universidade Federal do Ceará”. Em sua fala, o Secretário da Fazenda Mauro Filho citou que faz parte dos quadros da Universidade, como professor de Economia, e destacou a importância da presença da UFC  naquele empreendimento.
O Prefeito Bosco Tabosa também fez referência ao papel importante da UFC na região há algum tempo, e ao citar o Programa de Educação em Células Cooperativas, (Prece) e, o nome do Prof. Manuel Andrade Neto, foi muito aplaudido. Afirmando que aquela parceira entre a Escola recém-inaugurada e a Universidade era inédita no País, o Vice-Reitor Henry Campos referiu-se às atividades do Prece que há 15 anos atua no Interior do Ceará proporcionando a estudantes a oportunidade de ingressar no ensino superior.


Inauguração Escola em PentecosteA Universidade Federal do Ceará é hoje a instituição brasileira com maior experiência em aprendizagem cooperativa, assegura o Prof. Manuel Andrade, ressaltando que o convênio com a Escola é um momento de mostrar o quanto a Instituição tem desenvolvido trabalhos de ensino e extensão na região, através dos projetos gerados pelo Prece. Ele espera que os estudantes da UFC possam fazer estágio em docência, realizar projetos de pesquisa e extensão, bem como cursos a distância do Instituto UFC Virtual, complementa.


O Governador Cid Gomes citou as oportunidades de emprego que estão surgindo no Ceará atrelados aos grandes empreendimentos e instalação de indústrias e enfatizou que de nada adiantaria  mercado de trabalho se não houvesse mão-de-obra qualificada. A EEEP Alan Tabosa é a 75ª inaugurada no Estado, tem capacidade para absorver 560 alunos e em seu primeiro ano funcionará com 160, informou a Secretária Isolda Cela, acrescentando que mais 20 equipamentos semelhantes serão inaugurados ainda este ano.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (fone: 85 3366 7331 e 3366 7332)
Fotos: Davi Pinheiro


PDF
EEEP de Pentecoste capacitará jovens para projetos estruturantes do Pecém
Ter, 21 de Junho de 2011 16:47
IMG_4404O município de Pentecoste, no Vale do Curu, recebeu nesta terça-feira (21) a 75ª  Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Alan Pinho Tabosa. A unidade educacional foi inaugurada pelo governador Cid Gomes, que classificou a obra como um importante equipamento na capacitação dos jovens da Região. Segundo ele, o Vale do Curu será uma das regiões do Estado que mais se desenvolverá devido a instalação de projetos estruturantes no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), e por isso a necessidade de ter uma obra como essa para capacitar os jovens da própria região e garantir que eles tenham acesso ao mercado de trabalho. “Até 2007, quando o Ceará não contava com nenhuma escola profissionalizante, existia o receio de trazer a Siderúrgica, a Refinaria e não ter pessoas capacitadas para trabalhar nesses empreendimentos. Agora estamos dando um passo importante no futuro dessa Região e de todos o Estado com as cerca de 140 Escolas como essa que serão construída pelo Governo Estadual”, destacou.

Na EEEP os alunos terão a possibilidade de cursar o Ensino Médio normal e no segundo período do dia fazer um curso profissionalizante. Nela serão ofertados os cursos de Informática, Agroindústria, Aquicultura e Comércio.  Na avaliação da secretária estadual da Educação, Izolda Cela, a Escola tem uma situação muito promissora. “O Governo do Estado, através da Seduc, e todos aqueles que vão fazer parte dessa unidade vão se empenhar para que essa seja uma boa Escola, e que ela posso ofertar bons projetos. Progressivamente ela vai ajudar a transformar a face do município”, discursou Izolda.

Na obra, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), investiu R$ 8,3 milhões. O montante foi destinado na construção do prédio que  tem 4,5 mil metros quadrados e conta com 12 salas de aula. Assim como as outras unidades já inauguradas, a Escola é composta também por Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, Ginásio Poliesportivo e Teatro de Arena. “Ela não deixa nada a desejar em relação as escolas da Capital”, comemorou o diretor Elton Luz.
A professora de Biologia, Ismirina de Almaida, foi uma, das muitas docentes, que agradeceram ao Governador a instalação da Escola em Pentecoste. Segundo ela, os alunos terão a oportunidade de estudar em um colégio de qualidade, com laboratórios para que possam comprovar na prática o que é ensinado diariamente na unidade. “Agradeço como pentecostense, como professora e como mãe a oportunidade que nossos filhos vão ter de estudar em um colégio tão qualificado. Essa é a oportunidade que nós pais não tivemos”, ressaltou. O Prefeito de Pentecoste, João Bosco, também agradeceu a instalação da Escola, e de outras obras que vão beneficiar a população da cidade. “Pentescote nunca viu uma parceria com tantas obras de qualidade como está vendo agora na gestão do Cid Gomes”, analisou.
Convênio
Na ocasião da inauguração, foi assinado um convênio entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), e a Universidade Federal do Ceará (UFC) para que a Universidade seja cogestora da EEEP de Pentecoste. Segundo o convênio, a UFC dará suporte às atividades desenvolvidas na Escola. “O objetivo disso é que possamos ancorar essa Escola em boa parcerias”, explicou Izolda.

Presente na solenidade, o vice-reitor da Universidade, Professor Henri Campus, ressaltou que essa é  “apenas mais uma parceria exitosa, de tantas outras que a UFC tem com Secretaria”, concluiu. A mediação entre a EEEP e a UFC se dará através da Coordenadoria de Articulação Escola-Universidade.
A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho; dos deputados federais João Ananias e José Airton, prefeitos e autoridades da Região.
21.06.2011
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br /  85 8674.2701)

Um árabe caminhava pelo deserto e encontrou um gênio

Um árabe caminhava pelo deserto, quando encontrou uma garrafa de Coca-Cola.
Ao abrir a tampa - surpresa! - apareceu um gênio:
- Olá! Sou o gênio de um só desejo, às suas ordens.
- Então, eu quero a paz no Oriente Médio. Veja esse mapa: que esses países vivam em paz!
O gênio olhou bem para o mapa e disse:
- Cai na real amigo. Esses países guerreiam há 5 mil anos! E para falar a verdade, sou bom, mas não o suficiente para isso. Peça outra coisa.
- Bom... eu nunca encontrei a mulher ideal. Você sabe... gostaria de uma mulher que tenha senso de humor, goste de sexo, de cozinhar, limpar a casa, lavar, passar, que não seja ciumenta, que goste de futebol, aprecie uma cervejinha, seja fiel, gostosa, bonita, jovem, carinhosa e não se importe de eu não ter dinheiro.
O gênio suspirou fundo e disse:
- Deixa eu ver a porra desse mapa de novo...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

UFC será cogestora da Escola Estadual de Educação Profissional de Pentecoste a ser inaugurada nessa terça-feira

A UFC atuará como cogestora pedagógica da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, a ser inaugurada terça-feira (21), às 9h, no Município de Pentecoste. A UFC dará suporte às atividades desenvolvidas na escola, para viabilizar a implantação da metodologia da aprendizagem cooperativa.
Através de convênio firmado com a Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (Seduc), a mediação entre a escola e a academia será feita através da Coordenadoria de Articulação Escola-Universidade, composta pelos professores Manuel Andrade Neto, coordenador do Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) e do Programa Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa da Pró-Reitoria de Graduação; Ana Célia Clementino Moura, do Departamento de Letras Vernáculas; e Francisco Audísio Dias Filho, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica.

De acordo com o Prof. Manuel Andrade, a UFC é hoje a instituição brasileira com maior experiência em aprendizagem cooperativa. Para ele, a iniciativa é uma oportunidade de mostrar o quanto a Universidade tem desenvolvido trabalhos de ensino e extensão na região, através dos projetos gerados pelo Prece.
"Esperamos que a escola possa receber estudantes da UFC para fazer estágio em docência, além de visitas em seus laboratórios. Também temos expectativa de realizar projetos de pesquisa e extensão no local, bem como cursos a distância através do Instituto UFC Virtual", enumera.

A EEEP Alan Pinho Tabosa realiza, ainda em 2011, seu processo seletivo para ingresso no Ensino Médio profissionalizante, destinado a estudantes que estejam concluindo ou já concluíram o 9º Ano do Ensino Fundamental. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre letivo de 2012.

Fonte: Prof. Manuel Andrade Neto, Coordenador do Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) – (fone: 85 3366 9218)

Pentecoste recebe 75ª Escola Profissional do Estado

Seg, 20 de Junho de 2011 16:23
EEEP_PentecosteO governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela inauguram nesta terça-feira (21), às 9 horas, a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste, município da região do Vale do Curu. A nova unidade funcionará em tempo integral, das 7 horas às 17 horas, e terá capacidade para matricular 540 alunos. A iniciativa recebeu aporte financeiro dos Governos Federal e Estadual, no valor de R$ 8,3 milhões.

Nesta escola, a de número 75, implantada pela atual gestão, o estudante fará, ao mesmo tempo, o Ensino Médio e um dos quatro cursos técnicos: Informática, Agroindústria, Aquicultura e Comércio. Para a oferta, a Secretaria da Educação (Seduc) considera a vocação econômica local. No caso de Pentecoste, as principais atividades são a agropecuária, pesca, indústria e serviços.

O prédio de 4,5 mil metros quadrados abriga 12 salas de aula, Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. Haverá também um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A EEEP Alan Pinho Tabosa foi construída no padrão, determinado pelo MEC para escolas profissionais. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Em Pentecoste, além da Escola de Educação Profissional que será inaugurada, a rede estadual dispõe das Escolas de Ensino Médio Etelvina Gomes Bezerra e Tabelião José Ribeiro Guimarães. As unidades estão sob a responsabilidade da 2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), em Itapipoca.

Com a nova EEEP, o Governo do Estado terá implantado 75 unidades de Educação Profissional em todo o Ceará. Essas escolas contam um total de 28 mil alunos e têm como objetivo promover a preparação dos jovens cearenses para o mundo do trabalho.

Serviço:
Inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa
Data: 21/06/2011
Horário: 9 horas
Endereço: rua Maria Menezes Furtado, s/n – bairro: Vila Nova
Município: Pentecoste

20.06.2011
Assessoria de Imprensa da Seduc  
Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)

ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES DO CEARÁ

Jovens preenchem demanda


Clique para Ampliar
Entre os cursos oferecidos nestas instituições de ensino está enfermagem. A partir dele os estudantes estarão capacitados para atuarem como técnicos na área da saúde
FOTO: KIKO SILVA
Clique para Ampliar
Aproximadamente três mil alunos já concluíram o Ensino Médio nas escolas de educação profissional do Ceará. Destes, mais de 13% estão inseridos no mercado de trabalho e outros 13% estão cursando o Ensino Superior
FOTO: KIKO SILVA
A estimativa é que mais 13 instituições de ensino neste modelo sejam inauguradas no Estado até o fim de 2011

Convite para inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional de Pentecoste

Caros amigos,

convidamos a todos os precistas, familiares e amigos para a inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional de Pentecoste que está marcada para a próxima terça as 09:00h.

É importante ressaltar que esta inauguração é mais um momento histórico para o PRECE e para todo o Estado do Ceará, pois além de ser um equipamento de grande porte que abre muitas possibilidades e oportunidades para os jovens dessa região como uma das 75 Escolas profissionais do Estado, será a primeira a utilizar a metodologia de aprendizagem cooperativa e também a primeira a ter a UFC como parceira da SEDUC para gerir todo o projeto da Escola.

Estarão presentes na inauguração o Governador Cid gomes, o Reitor da UFC prof Jesualdo Farias, o vice-reitor Henry Campos, a Secretária de Educação do Estado Izolda Cela, e outras autoridades.

Solicitamos a todos que vistam suas camisas do PRECE ou UFC (superação enem, PRECE, COFAC, ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS, ENCONTRO DE BOLSISTAS, etc) como forma de sermos identificados como grupo.

Vamos participar!!! convidar os amigos e familiares e fazer parte desse momento histórico.


um forte abraço a todos,


Elton Luz Lopes
Doutorado em Química - UFC
ell@dqoi.ufc.br
91476583

Escola Profissional de Pentecoste será inaugurada nesta terça-feira 21 de junho

O governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela devem inauguram nesta terça-feira 21 de junho, às 09:00 horas, a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho.
Na nova unidade, os estudantes terão a oportunidade de fazer o Ensino Médio enquanto se preparam para o mundo do trabalho. Na construção do equipamento, foram investidos cerca de R$ 8,3 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual.
Este blog com informações da SEDUC
Vamos Nós- A 2ª Crede já está preparando uma programação especial para receber o Governador Cid Gomes.



Cid Gomes faz teste em linha do metrô da Região Metropolitana

Professores do estado cobram piso salarial e melhorias na educação