Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de junho de 2011

UFC e SEDUC parceiras na Escola Profissionalizante de Pentecoste





UFC e SEDUC parceiras na Escola Profissionalizante de Pentecoste


21-Jun-2011
Henry Campos e Cid GomesFoi inaugurada na manhã de hoje (21), pelo Governador Cid Gomes, a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste, na qual a Universidade Federal do Ceará atuará como cogestora. Na ocasião, o Governador e o Vice-Reitor Henry Campos assinaram convênio que formalizou a parceria pelo qual a UFC dará suporte às atividades desenvolvidas na escola, para viabilizar a implantação da metodologia da aprendizagem cooperativa. A intermediação entre Escola e UFC será feita por meio da Coordenadoria de Articulação Escola-Universidade, integrada pelos professores Manuel Andrade Neto, Ana Célia Moura e Audísio Dias Filho.
O Prof. Manuel Andrade Neto é coordenador do Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) e do Programa Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, da Pró-Reitoria de Graduação. A Profª Ana Célia Clementino Moura é do Departamento de Letras Vernáculas e Francisco Audísio Dias Filho, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica.


A Secretária de Educação Isolda Cela  ressaltou as iniciativas de sua Pasta que tem buscado “se ancorar em boas parcerias, como essa com a Universidade Federal do Ceará”. Em sua fala, o Secretário da Fazenda Mauro Filho citou que faz parte dos quadros da Universidade, como professor de Economia, e destacou a importância da presença da UFC  naquele empreendimento.
O Prefeito Bosco Tabosa também fez referência ao papel importante da UFC na região há algum tempo, e ao citar o Programa de Educação em Células Cooperativas, (Prece) e, o nome do Prof. Manuel Andrade Neto, foi muito aplaudido. Afirmando que aquela parceira entre a Escola recém-inaugurada e a Universidade era inédita no País, o Vice-Reitor Henry Campos referiu-se às atividades do Prece que há 15 anos atua no Interior do Ceará proporcionando a estudantes a oportunidade de ingressar no ensino superior.


Inauguração Escola em PentecosteA Universidade Federal do Ceará é hoje a instituição brasileira com maior experiência em aprendizagem cooperativa, assegura o Prof. Manuel Andrade, ressaltando que o convênio com a Escola é um momento de mostrar o quanto a Instituição tem desenvolvido trabalhos de ensino e extensão na região, através dos projetos gerados pelo Prece. Ele espera que os estudantes da UFC possam fazer estágio em docência, realizar projetos de pesquisa e extensão, bem como cursos a distância do Instituto UFC Virtual, complementa.


O Governador Cid Gomes citou as oportunidades de emprego que estão surgindo no Ceará atrelados aos grandes empreendimentos e instalação de indústrias e enfatizou que de nada adiantaria  mercado de trabalho se não houvesse mão-de-obra qualificada. A EEEP Alan Tabosa é a 75ª inaugurada no Estado, tem capacidade para absorver 560 alunos e em seu primeiro ano funcionará com 160, informou a Secretária Isolda Cela, acrescentando que mais 20 equipamentos semelhantes serão inaugurados ainda este ano.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (fone: 85 3366 7331 e 3366 7332)
Fotos: Davi Pinheiro


PDF
EEEP de Pentecoste capacitará jovens para projetos estruturantes do Pecém
Ter, 21 de Junho de 2011 16:47
IMG_4404O município de Pentecoste, no Vale do Curu, recebeu nesta terça-feira (21) a 75ª  Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Alan Pinho Tabosa. A unidade educacional foi inaugurada pelo governador Cid Gomes, que classificou a obra como um importante equipamento na capacitação dos jovens da Região. Segundo ele, o Vale do Curu será uma das regiões do Estado que mais se desenvolverá devido a instalação de projetos estruturantes no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), e por isso a necessidade de ter uma obra como essa para capacitar os jovens da própria região e garantir que eles tenham acesso ao mercado de trabalho. “Até 2007, quando o Ceará não contava com nenhuma escola profissionalizante, existia o receio de trazer a Siderúrgica, a Refinaria e não ter pessoas capacitadas para trabalhar nesses empreendimentos. Agora estamos dando um passo importante no futuro dessa Região e de todos o Estado com as cerca de 140 Escolas como essa que serão construída pelo Governo Estadual”, destacou.

Na EEEP os alunos terão a possibilidade de cursar o Ensino Médio normal e no segundo período do dia fazer um curso profissionalizante. Nela serão ofertados os cursos de Informática, Agroindústria, Aquicultura e Comércio.  Na avaliação da secretária estadual da Educação, Izolda Cela, a Escola tem uma situação muito promissora. “O Governo do Estado, através da Seduc, e todos aqueles que vão fazer parte dessa unidade vão se empenhar para que essa seja uma boa Escola, e que ela posso ofertar bons projetos. Progressivamente ela vai ajudar a transformar a face do município”, discursou Izolda.

Na obra, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), investiu R$ 8,3 milhões. O montante foi destinado na construção do prédio que  tem 4,5 mil metros quadrados e conta com 12 salas de aula. Assim como as outras unidades já inauguradas, a Escola é composta também por Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, Ginásio Poliesportivo e Teatro de Arena. “Ela não deixa nada a desejar em relação as escolas da Capital”, comemorou o diretor Elton Luz.
A professora de Biologia, Ismirina de Almaida, foi uma, das muitas docentes, que agradeceram ao Governador a instalação da Escola em Pentecoste. Segundo ela, os alunos terão a oportunidade de estudar em um colégio de qualidade, com laboratórios para que possam comprovar na prática o que é ensinado diariamente na unidade. “Agradeço como pentecostense, como professora e como mãe a oportunidade que nossos filhos vão ter de estudar em um colégio tão qualificado. Essa é a oportunidade que nós pais não tivemos”, ressaltou. O Prefeito de Pentecoste, João Bosco, também agradeceu a instalação da Escola, e de outras obras que vão beneficiar a população da cidade. “Pentescote nunca viu uma parceria com tantas obras de qualidade como está vendo agora na gestão do Cid Gomes”, analisou.
Convênio
Na ocasião da inauguração, foi assinado um convênio entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), e a Universidade Federal do Ceará (UFC) para que a Universidade seja cogestora da EEEP de Pentecoste. Segundo o convênio, a UFC dará suporte às atividades desenvolvidas na Escola. “O objetivo disso é que possamos ancorar essa Escola em boa parcerias”, explicou Izolda.

Presente na solenidade, o vice-reitor da Universidade, Professor Henri Campus, ressaltou que essa é  “apenas mais uma parceria exitosa, de tantas outras que a UFC tem com Secretaria”, concluiu. A mediação entre a EEEP e a UFC se dará através da Coordenadoria de Articulação Escola-Universidade.
A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho; dos deputados federais João Ananias e José Airton, prefeitos e autoridades da Região.
21.06.2011
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br /  85 8674.2701)

Nenhum comentário:

Postar um comentário