Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2011

Assassinato da verdade na Líbia - Artigo do Messias Pontes para 23.03.11

Em toda guerra, a primeira e principal vítima é a verdade. Historicamente tem sido assim e vai continua sendo. Sob o pretexto de defender os civis líbios, o imperialismo, notadamente o norte-americano, escamoteia a verdade usando a velha mídia sob seu domínio, como sempre faz. É a terceira guerra em que os Estados Unidos estão envolvidos: Iraque, Afeganistão e agora a Líbia.

As agências noticiosas controladas pelo imperialismo divulgam informações mentirosas e procuram dar um caráter “humanitário” às agressões perpretadas em todo o mundo e muitas vezes passando por cima das decisões das Nações Unidas. Sob o pretexto de dar  cabo às “armas de destruição em massa” em poder de Saddan Roussein, mesmo os inspetores da ONU tendo afirmado que isso não existia no Iraque, o sanguinário presidente ianque George W. Bush ordenou o ataque e ocupação daquele país, matando mais de um milhão de civis e depois prendendo e enforcando o seu ex-aliado e amigo.

Na verdade, o objetivo era se apropriar, como o fez, do petróleo daquele país. Além de não existirem armas de destruição em massa, o exército do Iraque estava completamente sucateado, no que pese Saddan ter sido financiado pelos Estados Unidos para agredir o Irã.  Osama bin Laden – hoje inimigo número um - também foi armado e financiado pelos ianques para resistir à agressão soviética, em 1980.

Semana passada o Conselho de Segurança da ONU decidiu estabelecer uma área de exclusão aérea sobre o território líbio para “evitar” que os aviões de Muammar Kadafi bombardeassem os “civis” insurgentes. Mas o que está acontecendo há cinco dias é um bombardeio pesado contra a população civil, inclusive já foram destruídos um hospital, um conjunto habitacional e vários tanques e aviões de guerra. Centenas de civis já foram mortos pela aviação e mísseis lançados de submarinos e outro tanto se encontra ferido.

Enquanto isso, civis desarmados estão sendo dizimados impiedosamente pelos ditadores de Bahrein, Arábia Saudita e Iêmen sem que haja uma condenação, por pequena que seja, por parte dos governos da França, Reino Unido, Espanha, Canadá, Itália, e principalmente dos Estados Unidos. Naqueles três países a população civil está exigindo liberdade, emprego, melhores condições de vida e a saída dos cruéis ditadores, exemplo do que já ocorreu na Tunísia e no Egito. Mas essa verdade a velha mídia e as agências de notícia ligadas ao imperialismo não noticiam.

Na recente viagem que empreendeu ao Brasil e ao Chile, o presidente norte-americano, Barack Obama, deixou cair a máscara e revelar o objetivo final do imperialismo que é a dominação das riquezas do Líbano e a destituição de Kadafi. Foi daqui, num desrespeito à posição assumida pelo Brasil, que juntamente com a Rússia, a Índia, a China e a Alemanha se absteve na votação do Conselho de Segurança da ONU sobre a área de exclusão aérea da Líbia, que Obama ordenou o ataque à Líbia.

O argumento do Brasil, e dos outros quatro que se abstiveram, era de que a intervenção militar por forças estrangeiras poderia apresentar resultados contrários ao visado, provocando vítimas inocentes. Os fatos estão mostrando a razão do argumento do Brasil e provando que tudo não passou de pretexto para se apoderar das riquezas do país e impor um novo regime, dócil, que atenda aos seus interesses.

A arrogância e prepotência de Obama, que não se diferenciam dos seus antecessores, em especial do criminoso George W. Bush, foram explicitados na última segunda-feira 21, em Santiago, quando enfatizou em conversa com o direitista presidente chileno Sebastian Piñera: “Agora, eu também estabeleci que a política americana e a de que Kadafi precisa ir embora”. Por sua vez, o porta-voz da diplomacia americana, Mark Toner, não deixa dúvida quanto à posição dos Estados Unidos: “Tentamos convencer o coronel Kadafi, seu regime e seus aliados que devem deixar o poder. Esse será o nosso objetivo final”.

A bem da verdade, é preciso que se diga que a máscara do presidente ianque caiu mesmo antes de ele assumir essa posição de agredir a Líbia. Suas promessas de campanha de fechar a base militar de Guantánamo - transformada em centro de prisões ilegais e de tortura em território cubano -, retirar as suas forças do Iraque e reconhecer o Tribunal Internacional Penal não foram cumpridas. Pior, o orçamento militar (de guerra) mais que dobrou, sendo maior que a soma dos gastos militares de todos os países do mundo.

Aqui não se trata de defender Muammar Kadafi, mas é imperioso esclarecer que a Líbia detém o maior IDH - Índice de Desenvolvimento Humano – de toda aquela região, com grandes investimentos principalmente em saúde e educação. É preciso que se diga também que a esmagadora maioria dos líbios não aceita a intervenção estrangeira no país, e que a maioria dos “insurgentes” é composta por mercenários armados e financiados pela CIA.


Os crimes perpetrados contra a população civil da Líbia, estão causando revolta em todo o mundo, inclusive nos países que concordaram com a exclusão do espaço aéreo líbio, notadamente na Liga Árabe que já denuncia o caráter belicoso das potências imperialistas.

Quanta hipocrisia!

terça-feira, 22 de março de 2011

Presidente do STF compromete-se a votar ADI 4.167 (PSPN)



22-03-2011
ImageEm reunião com a Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério e a CNTE, nesta terça-feira (22), o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, comprometeu-se a pautar o julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4.167), movida pelos governadores “Traidores da Educação, Inimigos da Escola Pública”, contra a Lei 11.738 para esta semana. A CNTE convoca seus Sindicatos Filiados para acompanharem a votação no plenário do STF. Em reunião com a Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério e a CNTE, nesta terça-feira (22), o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, comprometeu-se em pautar o julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4.167), movida pelos governadores “Traidores da Educação, Inimigos da Escola Pública”, contra a Lei 11.738 para esta semana.
De acordo com o ministro Peluso, a referida ADI deverá – salvo algum grande imprevisto – ser julgada até o dia 31 de março (próxima quinta-feira). Há, inclusive, a possibilidade de o julgamento ocorrer já amanhã (23), o que é muito improvável em razão de estarem pautadas as ações relativas ao Projeto da Ficha Limpa. Outra hipótese (agora com maior probabilidade) é de a ADI 4.167 ser julgada quinta-feira (24).
Em razão dessas agendas, a CNTE convoca seus Sindicatos Filiados para estarem presentes em Brasília, no dia 24 – desde que o julgamento não ocorra na véspera –, a fim de acompanharem a votação no plenário do STF. Porém, caso o julgamento não ocorra esta semana, a CNTE informará posteriormente a forma de mobilização para a próxima semana.
Lembramos que o traje masculino para acesso ao plenário do STF é, necessariamente, social (terno e gravata), e o feminino é calça social com blazer ou saia com blazer ou vestido com manga. As sessões da Corte começam às 14 horas.
CNTE, 22/03/2011

Mestrado a distância será oferecido a professores da educação básica

MEC lança bolsas de mestrado para professores

Há oportunidades para profissionais vinculados à rede pública de ensino

 
O Ministério da Educação lança Programa de Formação Continuada com a oferta de bolsas de mestrado para professores da rede pública de ensino. A medida, divulgada no Diário Oficial da União, entra em vigor a partir desta terça-feira (22). Os auxílios serão implementados no mês de março de cada ano e terão vigência máxima de 24 meses.
 
» Universia oferece curso de espanhol online de graça com certificação internacional; Participe!
» Capes oferece bolsas para estudantes brasileiros em Portugal; Confira!
» Siga o Universia Brasil no Twitter
 
Além de ter vínculo com uma escola da rede pública da educação básica, para participar é preciso estar regularmente matriculado em cursos de Mestrado Profissional oferecidos por instituições de ensino superior reconhecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na modalidade de educação a distância.
 
Nesta primeira edição, os auxílios serão restritos aos estudantes matriculados a partir de 2011 no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) ou no Curso de Mestrado Profissional para Professores de Biologia, ambos com previsão de inscrição a partir de março.
 
Os professores contemplados poderão acumular a bolsa de formação concedida pela CAPES com o salário pago pela escola. Em contra partida, terão que assumir o compromisso de permanecer nas salas de aula da rede pública de ensino por no mínimo cinco anos após a diplomação. Caso o profissional não cumpra as regras terá que devolver os valores investidos pelo Ministério da Educação.

Fonte: Universia Brasil 

Vídeo da Manifestação na Prefeitura de Pentecoste

Os novos líderes de Pentecoste

 Por Nonato Furtado

“Como nasce um líder desses que entram para história?” Essa é uma pergunta interessante e pode ter várias respostas. Não sei se muita gente já se fez esse tipo de questionamento, mas confesso que eu já. Como surgiram as maiores lideranças mundiais? Como surgiram as maiores lideranças de Pentecoste? Quais suas histórias de vida, motivações e princípios?
Curiosamente, ontem, o Brasil recebeu a maior liderança política do planeta (embora isso não seja consenso), Barack Obama. Ele quebrou uma tradição de conquistas eleitorais dos brancos, foi o primeiro presidente negro da história dos EUA. Mas, o que seria de Obama se Martin Luther King não tivesse liderado marchas para conseguir o direito ao voto, ao fim da segregação e da igualdade de condições de trabalho para os negros de seu país? Será que os EUA teriam hoje um presidente negro? Talvez não. Mas, o que motivou essa indignação de Luther King? O episódio é muito famoso: Rosa Parks, uma mulher negra, se negou a dar seu lugar em um ônibus para uma mulher branca e foi presa. King era o pastor dessa mulher. Para muitos, esse foi o estopim. Sem muito exagero, podemos dizer que uma revolta de uma mulher dentro de um ônibus permitiu que, muitos alguns anos depois, os EUA tivessem seu primeiro presidente negro.
Mas, o que isso tem a ver com Pentecoste? Nesse final de semana, a pequena comunidade de Cipó em Pentecoste teve seu cotidiano quebrado por cerca 160 estudantes dos ensinos fundamental e médio de diversas comunidades do município para uma capacitação em aprendizagem cooperativa promovido pelo Programa de Educação em Células Cooperativas - PRECE. Eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a universidade, a importância das habilidades sociais, resolução de conflitos, interdependência social, planejamento estratégico pessoal, estratégias de aprendizagem cooperativa e, principalmente, compartilharam suas histórias de vida. Esse último ponto foi um momento de mútua motivação.
Estive presente ao evento e vi nessa rapaziada um potencial incrível que, nem sempre, é explorado ou desenvolvido. Mas, esse encontro sinalizou que Pentecoste, num futuro bem próximo, poderá contar com novas lideranças com um novo perfil. Percebi um protagonismo juvenil pulsante nos participantes. No entanto, pensei que também existiam inúmeros outros jovens, na mesma faixa etária que, naquele momento, estavam em outros lugares do município, sem oportunidade, usando drogas e na prostituição. Como alcançá-los?  Pois é, o que o PRECE faz ainda não consegue ter uma dimensão que consiga alcançar a maioria dos jovens do município. Pelo menos, por enquanto.
Antes do grande movimento liderado por King, quem poderia prever o que aconteceu nos EUA? Respeitando as devidas e necessárias proporções: quem pode mensurar os resultados qualitativos e quantitativos desse evento?  A realidade é que, nos últimos anos, o PRECE tem sido um terreno fértil para o desenvolvimento do protagonismo juvenil e a formação de lideranças. A rebeldia e o compartilhamento de sonhos inerentes a essa moçada já tem resultados fantásticos. O fato é que a sociedade está cada dia mais exigente e, consequentemente, novos líderes emergirão desse contexto. Por isso, sem exageros, podemos afirmar que Pentecoste já pode contar com novos líderes com um perfil muito interessante.

Texto disponível em: http://nonatofurtado.blogspot.com/

"Nossa Vida Não Cabe Num Curta" será lançado dia 26 de março


No próximo dia 26 de março, às 14 h, será lançado na Escola Popular Cooperativa de Boa Vista, Pentecoste, o documentário Nossa Vida Não Cabe Num Curta, um filme produzido por Evilene Abreu, financiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com a Vila das Artes e a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel).

O documentário revela em 20 minutos a vida de estudantes de origem popular que ingressaram no ensino superior, na capital do Ceará, e retornam para as suas comunidades para compartilhar os conhecimentos com os produtores locais. A troca de informações permite um aprendizado que vai desde os cuidados com a terra até a maneira de tratar o rebanho, se aprofundando num vasto mundo de compreensão, cuidados, parceria e cumplicidade. 

Nossa vida não cabe num curta apresenta a vida dos estudantes, de volta às suas comunidades, mas também a dos produtores, que não tiveram a oportunidade de estudar, ou seja, a técnica versus a experiência. Uma lição que não se sabe onde começa e cujos resultados jamais caberiam num curta.

De acordo com a diretora, a ideia do documentário é resgatar as histórias de vida destes jovens que fizeram e fazem a diferença, em suas vidas e das pessoas de suas comunidades. “Transformamos os conhecimentos adquiridos na universidade em melhorias de vida para as nossas comunidades rurais”, afirma Evilene, que também faz parte deste grupo de sonhadores. 

Após a exibição do curta metragem, acontecerá um momento de interação com o público, que terá a oportunidade de discutir com os personagens suas vivências. O documentário também será exibido em outras comunidades da região. A próxima sessão ocorrerá dia 02 de abril (sábado) na comunidade de Cipó, a partir das 19h.

Fonte: http://adel-ce.blogspot.com/

Movimento o Município Que queremos se reúne com prefeito de Sobral


O ano de 2011 começa com muitas articulações políticas para os integrantes do Movimento O Município Que Queremos. Eles se reuniram recentemente com o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, para algumas trocas de experiências. Sobral tem muitas experiências interessantes na área de educação e desenvolvimento social. Na pauta de discusão também foram debatidas algumas perspectivas para 2012. Fato: O movimento terá candidatos em Pentecoste.  

Entrevista de Arruda põe Veja sob suspeita



Arruda diz a revista que ajudou líderes do DEM a captar dinheiro

Publicidade
DE BRASÍLIA
Em entrevista publicada ontem no site da revista "Veja", o ex-governador José Roberto Arruda, suspeito de comandar esquema de corrupção no Distrito Federal, afirma que atendeu de "pequenos favores aos financiamentos de campanha" de integrantes da cúpula do DEM. Os democratas reagiram dizendo que irão processá-lo.
Para não ser expulso do partido, Arruda abandonou o DEM em 2010. Ele perdeu o cargo em março de 2010 depois de passar dois meses preso, acusado de coagir testemunhas da investigação.
Corregedor da Câmara recebe processo contra filha de Roriz
Conselho de Ética defende processo contra filha de Roriz
Barbosa autoriza inquérito contra Jaqueline Roriz no Supremo
Jaqueline Roriz admite caixa dois na campanha de 2006
Filha de Roriz aparece em vídeo recebendo dinheiro
De acordo com os advogados do ex-governador, Cristiano Maronna e Nélio Machado, a entrevista foi dada em setembro de 2010. Eles alegam que as declarações estão "fora de contexto".
"Toda a ajuda que ele deu ao partido foi rigorosamente dentro da lei", afirmou Cristiano Maronna.
Arruda não diz, na entrevista, se o dinheiro tinha origem ilícita ou não. E afirma que não sabe se os repasses foram declarados à Justiça Eleitoral.
À revista, o ex-governador declarou que ajudava a "nomear afilhados políticos, conseguir avião para viagens, pagar programas de TV, receber empresários".
O presidente do DEM, José Agripino, disse que Arruda tenta se vingar dos ex-companheiros. O senador Demóstenes Torres (GO) afirmou que vai processar o ex-governador.

Editoria de Arte/Folhapress

No começo da noite de quinta-feira, a versão digital da revista Veja publicou em seu site uma bombástica entrevista do governador cassado de Brasília, José Roberto Arruda, concedida enquanto ainda estava preso, em setembro do ano passado. O ex-governador acusa seus ex-aliados de estarem todos envolvidos no mesmo esquema criminoso que ele próprio.
Vários ex-aliados de Arruda citados – e acusados – por ele na entrevista que concedeu em pleno processo eleitoral, tais como José Agripino Maia (atual presidente do DEM) ou Rodrigo Maia (presidente do partido à época em que a entrevista foi concedida), entre outros demos e tucanos, reelegeram-se em 3 de outubro passado.
A pergunta mais imediata é sobre se teriam sido eleitos caso a Veja não tivesse escondido a entrevista do ex-governador de Brasília. E a suposição mais imediata é a de que a revista escondeu as acusações de Arruda para não atrapalhar a eleição de políticos que protege há muito. São conclusões inescapáveis.
Todavia, não se entende por que a Veja publicou a entrevista. Não teria sido mais fácil escondê-la? E como a revista pretende explicar por que ocultou acusações que poderiam ter impedido que vários  dos demos e tucanos citados na entrevista fossem reeleitos?
Mas não é só isso. A ocultação da entrevista de Arruda pode ter atrapalhado as investigações sobre o “mensalão” de Brasília. A menos que as denúncias de Arruda à Veja também tenham sido feitas à polícia, o que é bem provável que tenha ocorrido. Ainda assim, resta a questão eleitoral.
A sociedade e a Justiça têm que discutir se ficam passivas diante de um meio de comunicação que publicou reportagens no período eleitoral acusando todo o governo Lula com base em nada e que escondeu graves acusações de um escroque do calibre de Arruda que qualquer órgão de imprensa sério teria obrigação de divulgar.
Quem, que autoridade, que político terá coragem de cobrar a Veja publicamente? Aliás, não seria dever do Ministério Público (eleitoral?) fazer esse questionamento à revista? Afinal, se as acusações de Arruda se confirmarem, seus ex-companheiros corruptos terão sido eleitos graças à censura que a Veja impôs a matéria de interesse público.
Como a “grande imprensa” tratará o assunto? Sairá na primeira página de Globos, Folhas e Estadões? O Jornal Nacional vai noticiar? Os acusados por Arruda serão expostos, como aconteceria se fossem do PT? Ou a entrevista ficará restrita à Veja e sumirá nos dias posteriores? A forma como a mídia tratará o caso deve virar um escândalo à parte.
—–
Reproduzo, abaixo, a entrevista de Arruda publicada pela Veja On Line
Arruda diz que ajudou líderes do DEM a captar dinheiro
Veja On Line, 17 de março de 2011

José Roberto Arruda foi expulso do DEM, perdeu o mandato de governador e passou dois meses encarcerado na sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, depois de realizada a Operação Caixa de Pandora, que descobriu uma esquema de arrecadação e distribuição de propina na capital do país. Filmado recebendo 50 mil reais de Durval Barbosa, o operador que gravou os vídeos de corrupção, Arruda admite que errou gravemente, mas pondera que nada fez de diferente da maioria dos políticos brasileiros: “Dancei a música que tocava no baile”.

Em entrevista a VEJA, o ex-governador parte para o contra-ataque contra ex-colegas de partido. Acusa-os de receber recursos da quadrilha que atuava no DF. E sugere que o dinheiro era ilegal. Entre os beneficiários estariam o atual presidente do DEM, José Agripino Maia (RN), e o líder da legenda no Senado, Demóstenes Torres (GO). A seguir, os principais trechos da entrevista:
O senhor é corrupto?
Infelizmente, joguei o jogo da política brasileira. As empresas e os lobistas ajudam nas campanhas para terem retorno, por meio de facilidades na obtenção de contratos com o governo ou outros negócios vantajosos. Ninguém se elege pela força de suas ideias, mas pelo tamanho do bolso. É preciso de muito dinheiro para aparecer bem no programa de TV. E as campanhas se reduziram a isso.

O senhor ajudou políticos do seu ex-partido, o DEM?
Assim que veio a público o meu caso, as mesmas pessoas que me bajulavam e recebiam a minha ajuda foram à imprensa dar declarações me enxovalhando. Não quiseram nem me ouvir. Pessoas que se beneficiaram largamente do meu mandato. Grande parte dos que receberam ajuda minha comportaram-se como vestais paridas. Foram desleais comigo.

Como o senhor ajudou o partido?
Eu era o único governador do DEM. Recebia pedidos de todos os estados. Todos os pedidos eu procurei atender. E atendi dos pequenos favores aos financiamentos de campanha. Ajudei todos.

O que senhor quer dizer com “pequenos favores”?
Nomear afilhados políticos, conseguir avião para viagens, pagar programas de TV, receber empresários.

E o financiamento?
Deixo claro: todas as ajudas foram para o partido, com financiamento de campanha ou propaganda de TV. Tudo sempre feito com o aval do deputado Rodrigo Maia (então presidente do DEM).
De que modo o senhor conseguia o dinheiro?
Como governador, tinha um excelente relacionamento com os grandes empresários. Usei essa influência para ajudar meu partido, nunca em proveito próprio. Pedia ajuda a esses empresários: “Dizia: ‘Olha, você sabe que eu nunca pedi propina, mas preciso de tal favor para o partido’”. Eles sempre ajudaram. Fiz o que todas as lideranças políticas fazem. Era minha obrigação como único governador eleito do DEM.

Esse dinheiro era declarado?
Isso somente o presidente do partido pode responder. Se era oficialmente ou não, é um problema do DEM. Eu não entrava em minúcias. Não acompanhava os detalhes, não pegava em dinheiro. Encaminhava à liderança que havia feito o pedido.

Quais líderes do partido foram hipócritas no seu caso?
A maioria. Os senadores Demóstenes Torres e José Agripino Maia, por exemplo, não hesitaram em me esculhambar. Via aquilo na TV e achava engraçado: até outro dia batiam à minha porta pedindo ajuda! Em 2008, o senador Agripino veio à minha casa pedir 150 mil reais para a campanha da sua candidata à prefeitura de Natal, Micarla de Sousa (PV). Eu ajudei, e até a Micarla veio aqui me agradecer depois de eleita. O senador Demóstenes me procurou certa vez, pedindo que eu contratasse no governo uma empresa de cobrança de contas atrasadas. O deputado Ronaldo Caiado, outro que foi implacável comigo, levou-me um empresário do setor de transportes, que queria conseguir linhas em Brasília.

O senhor ajudou mais algum deputado?
O próprio Rodrigo Maia, claro. Consegui recursos para a candidata à prefeita dele e do Cesar Maia no Rio, em 2008. Também obtive doações para a candidatura de ACM Neto à prefeitura de Salvador.

Mais algum?
Foram muitos, não me lembro de cabeça. Os que eu não ajudei, o Kassab (prefeito de São Paulo, também do DEM) ajudou. É assim que funciona. Esse é o problema da lógica financeira das campanhas, que afeta todos os políticos, sejam honestos ou não.

Por exemplo?
Ajudei dois dos políticos mais decentes que conheço. No final de 2009, fui convidado para um jantar na casa do senador Marco Maciel. Estávamos eu, o ex-ministro da Fazenda Gustavo Krause e o Kassab. Krause explicou que, para fazer a pré-campanha de Marco Maciel, era preciso 150 mil reais por mês. Eu e Kassab, portanto, nos comprometemos a conseguir, cada um, 75 mil reais por mês. Alguém duvida da honestidade do Marco Maciel? Claro que não. Mas ele precisa se eleger. O senador Cristovam Buarque, do PDT, que eu conheço há décadas, um dos homens mais honestos do Brasil, saiu de sua campanha presidencial, em 2006, com dívidas enormes. Ele pediu e eu ajudei.

Então o senhor também ajudou políticos de outros partidos?
Claro. Por amizade e laços antigos, como no caso do PSDB, partido no qual fui líder do Congresso no governo FHC, e por conveniências regionais, como no caso do PT de Goiás, que me apoiava no entorno de Brasília. No caso do PSDB, a ajuda também foi nacional. Ajudei o PSDB sempre que o senador Sérgio Guerra, presidente do partido, me pediu. E também por meio de Eduardo Jorge, com quem tenho boas relações. Fazia de coração, com a melhor das intenções.

Dilma Rousseff homenageia professoras

 Autor: Jussara Seixas
A educação brasileira foi a grande homenageada pela presidenta Dilma Rousseff no início desta semana. A presidenta homenageou onze educadoras de várias partes do País com a medalha da Ordem Nacional do Mérito, uma das honrarias mais importantes do Brasil. A condecoração foi prestada pela importante atuação das educadoras no sentido de ampliar e melhorar a qualidade de ensino no País.
A presidenta da Comissão de Educação da Câmara Federal, deputada Fátima Bezerra (PT/RN), explicou que a iniciativa mostra a importância da educação para o Governo, que representa uma das prioridades adotadas por Dilma. “Essa homenagem da presidenta, revela seu lado sensível em, de repente, condecorar essas mulheres guerreiras que estão lutando pela educação do País. Então é muito saudável que, com essa medalha, seja feito o reconhecimento público do bom trabalho que essas professoras do Brasil têm desempenhado na defesa da educação das nossas crianças, jovens e adultos” explicou a deputada.
Fátima Bezerra ainda fez elogios ao Ministério da Educação, por uma medida que passa a valer esta semana, em que professores da educação básica terão direito de cursar mestrado usando bolsas de estudo oferecidas pelo próprio ministério, por meio da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. “Essa medida é muito importante, porque é preciso avançar na questão da melhoria salarial do magistério, mas não se pode, de maneira nenhuma, descuidar da questão da formação. Afinal de contas, apenas com salários justos, formação e carreira é que nós vamos valorizar os profissionais da educação no nosso País” afirmou a petista.
A parlamentar afirmou, também, que durante os oito anos do governo Lula, o País teve grandes avanços na área da educação e que a expectativa é ainda maior com Dilma Rousseff, que está trançando metas importantes para a melhoria na qualidade de vida do brasileiro. Fátima Bezerra acrescentou que o importante debate da educação de 2011 é sobre o novo Plano de Educação que deve ser aprovado ainda este ano. (Janary Damacena – Portal PT)

BIG BROTHER BRASIL


                               Autor: Antonio Barreto,
                               Cordelista natural de Santa
                               Bárbara-BA,residente em Salvador.

                               Curtir o Pedro Bial
                               E sentir tanta alegria
                               É sinal de que você
                               O mau-gosto aprecia
                               Dá valor ao que é banal
                               É preguiçoso mental
                               E adora baixaria.

                               Há muito tempo não vejo
                               Um programa tão ‘fuleiro’
                               Produzido pela Globo
                               Visando Ibope e dinheiro
                               Que além de alienar
                               Vai por certo atrofiar
                               A mente do brasileiro.

                               Me refiro ao brasileiro
                               Que está em formação
                               E precisa evoluir
                               Através da Educação
                               Mas se torna um refém
                               Iletrado, ‘zé-ninguém’
                               Um escravo da ilusão.

                               Em frente à televisão
                               Lá está toda a família
                               Longe da realidade
                               Onde a bobagem fervilha
                               Não sabendo essa gente
                               Desprovida e inocente
                               Desta enorme ‘armadilha’.


                               Cuidado, Pedro Bial
                               Chega de esculhambação
                               Respeite o trabalhador
                               Dessa sofrida Nação
                               Deixe de chamar de heróis
                               Essas girls e esses boys
                               Que têm cara de bundão.

                               O seu pai e a sua mãe,
                               Querido Pedro Bial,
                               São verdadeiros heróis
                               E merecem nosso aval
                               Pois tiveram que lutar
                               Pra manter e te educar
                               Com esforço especial.

                               Muitos já se sentem mal
                               Com seu discurso vazio.
                               Pessoas inteligentes
                               Se enchem de calafrio
                               Porque quando você fala
                               A sua palavra é bala
                               A ferir o nosso brio.

                               Um país como Brasil
                               Carente de educação
                               Precisa de gente grande
                               Para dar boa lição
                               Mas você na rede Globo
                               Faz esse papel de bobo
                               Enganando a Nação.

                               Respeite, Pedro Bienal
                               Nosso povo brasileiro
                               Que acorda de madrugada
                               E trabalha o dia inteiro
                               Dar muito duro, anda rouco
                               Paga impostos, ganha pouco:
                               Povo HERÓI, povo guerreiro.

                               Enquanto a sociedade
                               Neste momento atual
                               Se preocupa com a crise
                               Econômica e social
                               Você precisa entender
                               Que queremos aprender
                               Algo sério – não banal.

                               Esse programa da Globo
                               Vem nos mostrar sem engano
                               Que tudo que ali ocorre
                               Parece um zoológico humano
                               Onde impera a esperteza
                               A malandragem, a baixeza:
                               Um cenário sub-humano.

                               A moral e a inteligência
                               Não são mais valorizadas.
                               Os “heróis” protagonizam
                               Um mundo de palhaçadas
                               Sem critério e sem ética
                               Em que vaidade e estética
                               São muito mais que louvadas.

                               Não se vê força poética
                               Nem projeto educativo.
                               Um mar de vulgaridade
                               Já tornou-se imperativo.
                               O que se vê realmente
                               É um programa deprimente
                               Sem nenhum objetivo.

                               Talvez haja objetivo
                               “professor”, Pedro Bial
                               O que vocês tão querendo
                               É injetar o banal
                               Deseducando o Brasil
                               Nesse Big Brother vil
                               De lavagem cerebral.

                               Isso é um desserviço
                               Mal exemplo à juventude
                               Que precisa de esperança
                               Educação e atitude
                               Porém a mediocridade
                               Unida à banalidade
                               Faz com que ninguém estude.

                               É grande o constrangimento
                               De pessoas confinadas
                               Num espaço luxuoso
                               Curtindo todas baladas:
                               Corpos “belos” na piscina
                               A gastar adrenalina:
                               Nesse mar de palhaçadas.

                               Se a intenção da Globo
                               É de nos “emburrecer”
                               Deixando o povo demente
                               Refém do seu poder:
                               Pois saiba que a exceção
                               (Amantes da educação)
                               Vai contestar a valer.

                               A você, Pedro Bial
                               Um mercador da ilusão
                               Junto a poderosa Globo
                               Que conduz nossa Nação
                               Eu lhe peço esse favor:
                               Reflita no seu labor
                               E escute seu coração.

                               E vocês caros irmãos
                               Que estão nessa cegueira
                               Não façam mais ligações
                               Apoiando essa besteira.
                               Não deem sua grana à Globo
                               Isso é papel de bobo:
                               Fujam dessa baboseira.

                               E quando chegar ao fim
                               Desse Big Brother vil
                               Que em nada contribui
                               Para o povo varonil
                               Ninguém vai sentir saudade:
                               Quem lucra é a sociedade
                               Do nosso querido Brasil.

                               E saiba, caro leitor
                               Que nós somos os culpados
                               Porque sai do nosso bolso
                               Esses milhões desejados
                               Que são ligações diárias
                               Bastante desnecessárias
                               Pra esses desocupados.

                               A loja do BBB
                               Vendendo só porcaria
                               Enganando muita gente
                               Que logo se contagia
                               Com tanta futilidade
                               Um mar de vulgaridade
                               Que nunca terá valia.

                               Chega de vulgaridade
                               E apelo sexual.
                               Não somos só futebol,
                               baixaria e carnaval.
                               Queremos Educação
                               E também evolução
                               No mundo espiritual.

                               Cadê a cidadania
                               Dos nossos educadores
                               Dos alunos, dos políticos
                               Poetas, trabalhadores?
                               Seremos sempre enganados
                               e vamos ficar calados
                               diante de enganadores?

                               Barreto termina assim
                               Alertando ao Bial:
                               Reveja logo esse equívoco
                               Reaja à força do mal…
                               Eleve o seu coração
                               Tomando uma decisão
                               Ou então: siga, animal…

                               FIM