Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL


EU IMAGINEI ESTAR RECEBENDO NESTE NATAL, UM PRESENTE MARAVILHOSO CHAMADO “ABRAÇO”, PORÉM, TENHO CERTEZA QUE ME INDAGARÃO:
PORQUE UM ABRAÇO COMO PRESENTE DE NATAL?AÍ É QUE ESTÁ!
NO NATAL RECEBEMOS PRESENTES DOS MAIS VARIADOS TIPOS,
VINDO DAS MÃOS DE DIVERSAS PESSOAS, ÀS VEZES, NEM TEMOS TANTA AMIZADE COM AQUELE QUE NOS PRESENTEIA, MAS O RECEBEMOS COM UM SORRISO E UM APERTO DE MÃOS OU BEIJINHO NAS FACES COMO AGRADECIMENTO PELA LEMBRANÇA COMEMORATIVA DO NATAL.

O IMPORTANTE NESTE NATAL É FAZERMOS DIFERENTE, SERMOS DIFERENTES, PORTANTO, AO ME  ENCONTRARES EM QUALQUER LUGAR, SORRIA E ME DÊ UM ABRAÇO BEM FORTE COMO PRESENTE DE NATAL, QUE FICAREI MUITO SATISFEITO E LISONGEADO POR FAZER PARTE DO SEU ROL DE AMIZADES E MERECEDOR DESTE ABRAÇO.
O ABRAÇO TRANSMITE ENERGIA, CARINHO, AMOR FRATERNO, CUMPLICIDADE E COMPANHEIRISMO ENTRE AS PESSOAS QUE SE RESPEITAM.
POSSO NÃO ENCHER-ME DE PACOTES DE PRESENTES, MAS COM CERTEZA TEREI MEU CORAÇÃO  TRANSBORDANDO DE FELICIDADES.
E PARA PROVAR QUE TE AMO E TE RESPEITO COMO MEU SEMELHANTE E FILHOS DO MESMO DEUS, TE ABRAÇAREI COM CARINHO QUANDO NOS ENCONTRARMOS.
E O MEU DESEJO É UM…
FELIZ NATAL PARA TODOS!!!


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Conheça os 37 ministros de Dilma Rousseff

Dos 37 auxiliares, 17 são filiados ao PT, seis ao PMDB e dois ao PSB. O PP, o PDT, o PR e o PCdoB ficaram com uma pasta cada um. Há nove mulheres na equipe.


Presidenta eleita Dilma Rousseff (PT)
SÃO PAULO (Reuters) - A presidente eleita Dilma Rousseff definiu nesta quarta-feira os últimos integrantes de sua equipe ministerial.
Dos 37 auxiliares, 17 são filiados ao PT, seis ao PMDB e dois ao PSB. O PP, o PDT, o PR e o PCdoB ficaram com uma pasta cada um. Há nove mulheres na equipe.
Veja abaixo os ministros do futuro governo que assume em 1o de janeiro:
* AGRICULTURA - Wagner Rossi (PMDB) - Fazendeiro de Ribeirão Preto (SP) com extensa carreira em cargos públicos, é formado em Direito pela USP com diversos cursos de pós-graduação, alguns no exterior. Foi deputado federal por três legislaturas e deputado estadual por duas em São Paulo, além de ter assumido diversas secretarias paulistas.
* BANCO CENTRAL - Alexandre Tombini - Funcionário do BC desde 1995, tem experiência no combate à inflação, mas terá que mostrar capacidade de resistir a pressões políticas. Aos 46 anos, trabalhou na formulação do regime de metas de inflação.
* CASA CIVIL - Antonio Palocci (PT) - Ex-ministro da Fazenda da gestão Lula (2003-2006), deixou a pasta sob escândalo e retorna como homem de bastidor que faz a ponte do governo com setores da economia. Na Fazenda, obteve a confiança do mercado financeiro pela austeridade com as contas públicas e na Casa Civil terá a função de coordenar as ações de governo. Tem 50 anos.
* CIDADES - Mário Negromonte (PP-BA) - Deputado e advogado de 60 anos, já pertenceu ao PMDB e PSDB. Va substituir Marcio Fortes, também do PP. Muito cobiçada, a pasta de Cidades, criada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, é responsável pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
* CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Aloizio Mercadante (PT) - Economista e senador eleito com mais de 10 milhões de votos em 2002, saiu derrotado das eleições para o governo paulista em 2006 e 2010. Sem mandato a partir do ano que vem, foi contemplado com o ministério. Aos 56 anos, ensaiou deixar a liderança do PT no Senado para marcar sua insatisfação contra orientação da direção do partido pelo arquivamento de processos contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
* CULTURA - Ana de Hollanda - Irmã do compositor Chico Buarque de Hollanda, é atriz e cantora. Tem 62 anos e foi diretora do centro de música da Funarte. Ela estreou em 1964 em show musical no colégio Rio Branco, integrando o vocal Chico Buarque e As Quatro Mais, em SP. Após divulgação de seu nome para integrar ministério, postou no twitter que 'o desafio é enorme, mas nada que seja impossível para quem respira cultura'.
* COMUNICAÇÕES - Paulo Bernardo (PT) - Sem ter concluído curso universitário, o ex-bancário de 58 anos, eleito três vezes deputado federal pelo Paraná, direcionou sua vida política a assuntos relacionados a finanças públicas, caminho que o levou a ser escolhido para assumir o Ministério do Planejamento de Lula em 2005. Terá como desafios assumir o novo marco regulatório das comunicações e introduzir o Plano Nacional da Banda Larga.
* DEFESA - Nelson Jobim (PMDB) - Chegou ao comando da Defesa em 2007 em meio ao caos aéreo, após o acidente com um avião da TAM em São Paulo. No seu currículo, possui a marca de ter ocupado cargos de primeiro escalão nas três esferas de poder. Gaúcho de 64 anos, foi indicado ministro do Supremo Tribunal Federal em 1997 e presidiu a Corte entre 2004 e 2006. Já foi deputado federal pelo Rio Grande do Sul e comandou o Ministério da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso.
* DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - Afonso Florence (PT) - Sua indicação mantém a Democracia Socialista (DS), tendência do PT, à frente da pasta que cuida da reforma agrária, repetindo medida do governo Lula. Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, era secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia até este ano. Tem 60 anos e elegeu-se deputado federal neste ano.
* DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - Fernando Pimentel (PT) - Ex-prefeito de Belo Horizonte e militante contra a ditadura militar, é um dos fundadores do PT. Formado em Economia e mestre em Ciências Políticas, é amigo pessoal de Dilma Rousseff. Deixou a coordenação da campanha da petista após citação em escândalo. Saiu derrotado da eleição ao Senado em Minas. Tem 59 anos.
* DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Tereza Campello (PT) - É subchefe de articulação e monitoramento da Casa Civil, onde se dedica ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e atua desde agosto de 2004. É gaúcha, economista e foi secretária do governo do Rio Grande do Sul antes de atuar no governo de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.
* EDUCAÇÃO - Fernando Haddad (PT) - Assumiu a pasta em 2005 e tem a confiança de Dilma. Foi mantido no posto mesmo após dois momentos críticos relacionados ao Enem. Paulistano, de 47 anos, liderou a expansão das universidades federais e o programa Prouni.
* ESPORTE - Orlando Silva (PCdoB) - Baiano de Salvador, chegou ao comando da pasta em 2006. Aos 39 anos, leva no currículo a realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em 2007, e a conquista dos direitos para sediar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio.
* FAZENDA - Guido Mantega (PT) - Aos 61 anos, foi mantido no cargo que ocupa há cinco anos no governo Lula. Sob sua gestão, a economia brasileira cresceu de forma consistente em meio a críticas de pouco rigor com as contas públicas. O desempenho econômico favorável, que levou as taxas de desemprego a mínimas históricas, foi decisivo para garantir a eleição de Dilma Rousseff, mas não assegurou a Mantega a preferência de analistas do mercado financeiro.
* INTEGRAÇÃO NACIONAL - Fernando Bezerra Coelho (PSB) - Pernambucano de Petrolina, Bezerra, de 53 anos, atuava como secretário de Desenvolvimento de Pernambuco. Foi prefeito de sua cidade natal por três vezes. Elegeu-se também deputado estadual, em 1982, e deputado federal, quatro anos depois. Foi a principal indicação do PSB no governo Dilma.
* JUSTIÇA - José Eduardo Cardozo (PT) - Advogado paulistano de 51 anos, é secretário-geral do PT e foi coordenador da campanha eleitoral de Dilma. Atuou na primeira gestão da Prefeitura de São Paulo com a prefeita Luiza Erundina (1989-1992). Deputado federal por dois mandatos, desistiu de concorrer na última eleição.
* MEIO AMBIENTE - Izabella Teixeira - Brasiliense, é bióloga e funcionária de carreira do Ibama desde 1984. Tem mestrado em Planejamento Energético e doutorado em Planejamento Ambiental e se mantém à frente da pasta que assumiu em abril deste ano.
* MINAS E ENERGIA - Edison Lobão (PMDB) - Já ocupou a pasta no governo Lula. Reeleito para o Senado pelo Maranhão nas eleições de outubro, Lobão, de 74 anos, é ligado ao ex-presidente José Sarney (PMDB-AP). Antes sem experiência em energia, conquistou a confiança da presidente eleita.
* PLANEJAMENTO - Miriam Belchior (PT) - Coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula, de 52 anos, foi secretária da prefeitura petista de Santo André e é viúva do ex-prefeito da cidade Celso Daniel. Levará para o Planejamento a gestão do PAC.
* PREVIDÊNCIA SOCIAL - Garibaldi Alves (PMDB-RN) - Aos 63 anos, foi eleito este ano para um terceiro mandato de senador. Com intensa carreira política, foi duas vezes governador do Rio Grande do Norte, prefeito de Natal e três vezes deputado estadual. Presidiu o Senado entre 2007 e 2009. É formado em direito e jornalista de profissão.
* RELAÇÕES EXTERIORES - Antonio Patriota - Ex-embaixador do Brasil em Washington, tem boas relações com autoridades norte-americanas. Patriota, de 56 anos, defende a ampliação da relação do Brasil com a África e a busca por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
* RELAÇÕES INSTITUCIONAIS - Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira (PT) - Deputado federal reeleito para um quarto mandato a partir de 2011, é presidente do PT-RJ e foi líder da bancada na Câmara entre 2007 e 2008. Ex-metalúrgico, trabalhou no estaleiro Verolme em Angra dos Reis e presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade em 1987. Em 1993, assumiu a prefeitura de Angra dos Reis (RJ). Tem 52 anos.
* SAÚDE - Alexandre Padilha (PT) - Médico infectologista graduado pela Unicamp com pós na USP, de 39 anos, é militante petista desde o movimento estudantil. Em 2009 assumiu a pasta das Relações Institucionais, responsável pela articulação política. Ainda quando ocupava a subchefia de Assuntos Federativos do Planalto acompanhava a então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff em reuniões da base aliada. Foi diretor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
* TRABALHO - Carlos Lupi (PDT) - Representante do PDT no primeiro escalão, comandou a pasta no governo Lula a partir de 2007 e alavancou a geração de empregos. Usou os instrumentos que estavam ao seu alcance, como o conselho curador do FGTS e o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), para expandir o crédito durante a crise econômica mundial de 2008/2009.
* TRANSPORTES - Alfredo Nascimento (PR-AM) - Derrotado na disputa pelo governo do Amazonas neste ano, Nascimento já comandou a pasta nos dois mandatos do presidente Lula. Foi prefeito de Manaus e eleito senador em 2006.
* TURISMO - Pedro Novais (PMDB- MA) - Advogado, exerce seu sexto mandato como deputado federal. Tem 80 anos e elegeu-se pela primeira vez em 1983. Antes, foi deputado estadual, em 1979. Já integrou as comissões de Orçamento, Constituição e Justiça e Finanças e Tributação. Há duas denúncias contra ele publicadas na imprensa depois de sua indicação.
* SECRETARIA-GERAL - Gilberto Carvalho (PT) - Chefe de gabinete de Lula desde 2003, é amigo pessoal e homem de confiança do presidente. Paranaense nascido em 1951, é católico praticante ligado à Igreja Católica. Fará a ponte do governo com entidades da sociedade civil.
* SECRETARIAS: Moreira Franco (PMDB-RJ) (Assuntos Estratégicos); senadora Ideli Salvatti (PT-SC) (Pesca e Aquicultura); deputada Maria do Rosário (PT-RS) (Direitos Humanos); Luiza Helena Bairros (PT) (Igualdade Racial); Helena Chagas (Comunicação); Leônidas Cristino (PSB) (Portos), deputada Iriny Lopes (PT) (Políticas para as Mulheres)
* ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO (AGU) - Luís Inácio Lucena Adams, mantido; CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO (CGU) - Jorge Hage, mantido; GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL (GSI) - general José Elito Siqueira; CHEFE DE GABINETE - Giles Azevedo.
Por Carmen Munari e Hugo Bachega

Dilma Rousseff aceita convite de Cid e, junto com Lula, vem ao Ceará para lançamento da refinaria

Por Fábio Campos O governador Cid Gomes (PSB) acaba de informar ao blog, direto de Brasília, que o presidente Lula confirmou nova visita ao Ceará dia 29 para lançar a pedra fundamental da refinaria do Pecém. A novidade é que a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), aceitou o convite e disse ao governador que também participará do ato. Cid e Dilma Rousseff almoçaram hoje em Brasília. Diante do convite, a presidente eleita, em tom jocoso, disse o seguinte: “Vou porque sou [...]

PSDB ameaça expulsar quem assumir cargo no governo

Marcos Cals assume PSDB interinamente em janeiro (DÁRIO GABRIEL, EM 7/7/2010) Marcos Cals assume PSDB interinamente em janeiro (DÁRIO GABRIEL, EM 7/7/2010)

Integrante da cúpula estadual do PSDB, o deputado estadual Marcos Cals (PSDB) enviou ontem um recado claro aos deputados tucanos que simpatizam com o governo Cid Gomes (PSB): “Aquele que aceitar compor a gestão precisará se desligar do partido e o PSDB vai questionar na Justiça se o mandato é da legenda ou da pessoa”. Apesar de Cals ter assumido a Secretaria da Justiça e Cidadania na primeira gestão de Cid, o PSDB rompeu com o Governo, lançando o tucano contra o ex-chefe na eleição estadual.

Conforme O POVO noticiou ontem, interlocutores de Cid Gomes afirmam que o governador cogita convidar um representante do PSDB para integrar o primeiro escalão de sua próxima gestão.

Eles citam o deputado estadual Gony Arruda (PSDB) como possível convidado para assumir a Secretaria do Esporte, substituindo o atual secretário da pasta, Ferruccio Feitosa, que seria remanejado para uma coordenadoria da Copa do Mundo de 2014, que seria ligada à Casa Civil.

Marcos Cals avalia que Cid está fazendo uma espécie de “balão de ensaio” com o PSDB. “O governador liberou interlocutores para fazer um teste, para ver o posicionamento do PSDB”, disse.

Para ele, convidar um tucano para compor sua gestão seria uma forma de Cid “agradar metade da bancada tucana, que já é governo, e agradar o primeiro suplente do partido, Professor Teodoro”, que também é governista e assumiria caso Gony se licenciasse para assumir a secretaria.

Gony desconversa
O deputado Gony Arruda andava ontem pelos corredores da Assembleia Legislativa do Ceará esquivando-se dos inúmeros repórteres que lhe questionavam se ele aceitaria o convite de Cid, caso fosse chamado para assumir um cargo no primeiro escalão do Governo.

''Desconheço completamente isso. Não fui convidado, nem estou sabendo de nada disso”, encerrou, retirando-se do campo de visão dos jornalistas.

Por coincidência, Gony acaba de chegar do Prêmio Brasil Olímpico, realizado neste fim de semana, no Rio de Janeiro. Presença rara na tribuna do plenário da Assembleia, Gony tem restringido seus mais recentes discursos à temática esportiva, como os preparativos estaduais para a Copa de 2014.

Marcos Cals descarta a possibilidade de o PSDB repensar sua postura. Em janeiro, ele assume interinamente a presidência estadual do PSDB e, em abril, deverá ser eleito para o cargo efetivamente. A ideia é preparar os diretórios municipais para as eleições de 2012.

Ligado ao senador Tasso Jereissati (PSDB), hoje desafeto do Governo Cid, o ex-presidente estadual do PSDB, Marco Penaforte demonstrava-se mais incisivo na oposição que a sigla fazia ao Executivo.

Agora presidido interinamente pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), o Conselho de Ética do partido já chegou, em novembro, a “perdoar” os tucanos “infiéis” que apoiaram Cid Gomes no primeiro turno das eleições, o que mostra um PSDB bem mais flexível em suas decisões.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Não se sabe ainda quem Cid convidará para o primeiro escalão do Governo. Em reunião da executiva estadual do PSB, na quinta, 16, Cid informou que tentaria agregar todos os partidos, inclusive o PSDB. O anúncio do secretariado deve ocorrer até a próxima segunda, 27.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2010/12/23/noticiapoliticajornal,2081404/psdb-ameaca-expulsar-quem-assumir-cargo-no-governo.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+com%2FVFKb+%28Pol%C3%ADtica%29&utm_content=Twitter

Veja os destaques dos jornais cearenses nesta quinta-feira

Deputados cearenses terão salário de R$ 20 mil” (O Povo)
os deputados estaduais cearenses aprovaram ontem o reajuste de 61,7% de seus próprios salários, saltando de R$ 12,384 mil para R$ 20,025 mil. O reajuste não contempla o salário do governador reeleito Cid Gomes (PSB).
De carona, deputados aumentam salários” (Diário do Nordeste)
Os deputados aprovaram ontem o aumento de seus subsídios a vigorar a partir da próxima legislatura. As matérias que ainda aguardavam votação na Assembleia Legislativa foram aprovadas ontem, no plenário da Casa. Os parlamentares estão de recesso a partir de hoje, até a convocação extraordinária anunciada pelo governador Cid Gomes (PSB), para a segunda semana de janeiro. Dentre as mensagens aprovadas, está a que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2011, ou seja, a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Ameaça de caos no País” (O Estado)
Aeroviários e aeronautas confirmaram para hoje, às 6 horas (horário de Brasília), uma paralisação nos aeroportos do País, depois que sucessivas rodadas de negociações por reajuste salarial com as companhias aéreas terminaram sem acordo. Tripulantes e trabalhadores que atuam em terra devem se concentrar às 5 horas no Sindicato dos Aeroviários de São Paulo.
Clique nas imagens abaixo e veja as capas dos jornais ampliadas
Artigos Relacionados:
  1. Veja os destaques dos jornais cearenses nesta quinta-feira
  2. Veja os destaques dos jornais cearenses nesta quinta-feira
  3. Veja os destaques dos jornais cearenses nesta quinta-feira
  4. Veja os destaques dos jornais cearenses nesta quinta-feira
  5. Veja os destaques dos jornais cearenses nesta quinta-feira
http://blog.jangadeiroonline.com.br/jornalismo/veja-os-destaques-dos-jornais-cearenses-nesta-quinta-feira-48-19532/ 

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Despedida do Lula

DILMA VAI PAGAR ESPECIALIZAÇÃO DE PROFESSORES

clique aqui para vê o vídeo Bom começo:Dilma vai pagar especialização de profe...: "Governo Federal vai pagar especialização de professores"
Uma das principais metas da educação no governo Dilma Rousseff é a valorização do professor. A presidente eleita fez esse pedido ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que já teve sua permanência no cargo confirmada. De acordo com o ministro, no próximo mandato, além da questão salarial, haverá um incentivo a especialização do professor. Confira os detalhes com Anchieta Filho. Para mais vídeos acesse http://www.jovempan.com.br


A UNE somos nós, nossa força e nossa voz. - Artigo do Messias Pontes


22 de dezembro 2010
Foi simplesmente emocionante a solenidade de lançamento da pedra fundamental do novo prédio da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), na tarde de ontem, na Praia do Flamengo,  Rio de Janeiro. É a reconquista de um espaço sagrado dos estudantes desde 1942, palco de muitas lutas nacionais, como a campanha “O Petróleo é Nosso”, que precedeu à criação da Petrobras, através da Lei 2004, de 03 de outubro de 1953. O prédio foi criminosamente incendiado e demolido pela insensatez e insanidade dos militares golpistas de 1º de abril de 1964.
A solenidade foi prestigiada por vários ex e os atuais presidentes das duas entidades – Augusto Chagas e Yann Evanocick. O ex-presidente da UNE e ex-deputado federal, Aldo Arantes, fez um pronunciamento que tocou fundo o coração dos presentes. O presidente da entidade à época do golpe militar, José Serra, lá não botou os pés.
O governador do Rio, César Mais, o prefeito carioca Eduardo Paes, vários ministros e ex-ministros de Estado, deputados federais e o senador Inácio Arruda (PCdoB), e o senador eleito pelo Rio de Janeiro, Lindberg Farias, também ex-presidente da UNE, igualmente prestigiaram o evento. Uma das presenças mais marcantes foi a do arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto (doado) de um Centro Cultural que terá 13 andares, e onde serão construídos o Museu da Memória do Movimento Estudantil e o teatro dos estudantes.
Bastante ovacionado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu a parceria com os estudantes, dando o seu testemunho de que durante o seu governo não houve subserviência dos estudantes. Ele ressaltou o resultado dos “avanços irrevogáveis do ensino no País, que ganhou muito com ações bem sucedidas como o ProUni, o Reuni e os investimentos em escolas técnicas federais”, lembrando que nenhum outro governo investiu tanto em educação como o dele, logo ele que só tinha o 4º ano primário.
O presidente Lula informou que o Governo já depositou R$ 30 milhões na conta da UNE e que os R$ 14 milhões  restantes, necessários para a construção do prédio, já estão garantidos. Ele deve editar uma Medida Provisória até o final do mês ou deixará para a presidente eleita Dilma Rousseff assinar. Houve muita vibração dos estudantes presentes que gritaram palavras de ordem como “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.

A UNE foi fundada em 1937 após a unificação do movimento estudantil. Teve papel importante na luta pelo fim da ditadura do Estado Novo e nos protestos contra as forças nazifascistas durante a segunda Guerra Mundial. Antes do golpe de 64 defendeu as reformas de base propostas pelo presidente João Goulart, teve participação vanguardista  na resistência à ditadura militar ( 1º de abril de 1964 a 15 de março de 1985), com destaque para a passeata dos 100 mil e a campanha das Diretas-Já.foi decisiva no processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, e  resistiu bravamente às privatizações e ao neoliberalismo capitaneado pelo Coisa Ruim (FHC).
No início dos anos 1960 a UNE percorreu o Brasil de Norte a Sul e de Leste a Oeste com o Centro Popular de Cultura (CPC), que revelou grandes nomes das artes, notadamente do teatro, do cinema, da poesia e da música. Ainda hoje a UNE enche de orgulho a juventude estudantil brasileira.
A pergunta que não quer calar é: aqueles que incendiaram e destruíram o prédio da UNE, em abril de 1964, não serão responsabilizados pelo prejuízo causado? O Estado deveria obrigá-los a restituir aos cofres públicos o dinheiro necessário para a construção daquele histórico prédio. Isto para que novos crimes não voltem a se repetir. A impunidade dos criminosos agentes do Estado Novo motivaram os golpistas de 1964. Estes não devem continuar impunes.
Não se escreve a história do Brasil sem se destacar o fundamental papel da UNE. E ainda hoje os estudantes de vanguarda continuam gritando “A UNE somos nós, nossa força e nossa voz”.

Veveu assumirá a Prefeitura de Sobral – Parabéns pela conquista



Caro Veveu, Parabenizo pelo reconhecimento do seu trabalho junto ao governo do estado e, desejo-lhe muita sorte e firmeza no cumprimento de sua nova missão, como prefeito do Município de Sobral.

Cid pode aproveitar tucano em seu secretariado


Gony ao lado de Tasso.
“Há quatro anos, o então governador eleito Cid Gomes (PSB) surpreendeu ao convidar o PSDB para integrar o primeiro escalão do seu Governo. Algo inimaginável no momento, a estratégia pode ser repetida e Cid voltar a convidar um tucano para estar entre seus secretários. Conforme três fontes de trato direto com o Palácio Iracema, o deputado tucano Gony Arruda está cotado para assumir a pasta do Esporte.
No primeiro Governo, os tucanos no primeiro escalão foram o deputado Marcos Cals, na Justiça e Cidadania, e Bismarck Maia, no Turismo. Isso após Cid disputar com governador, à época do PSDB, Lúcio Alcântara. A medida minou qualquer tentativa de se fazer oposição firme ao Governo.
Tempos depois, Bismarck pediu licença do partido. E Cals, até o início deste ano, ocupava o cargo a ele designado. Mas na sequência, assumiu postura de opositor e disputou o governo com Cid este ano. Pelas circunstâncias eleitorais, que culminaram em racha dos Ferreira Gomes com o senador Tasso Jereissati (PSDB), a proposta do partido até agora é ser oposição. Decisão essa, que tem gerado bico torto entre os tucanos. Enquanto o líder da bancada, João Jaime (PSDB), reitera a decisão, Gony, por exemplo, já havia dito que “não tem nada definido”.
O nome de Gony se torna viável, uma vez que o atual secretário do Esporte, Ferruccio Feitosa, seria “promovido” para uma coordenadoria da Copa do Mundo de 2014 – que seria ligada à Casa Civil. Na expectativa do novo secretariado, parlamentares fazem suas apostas, mas ninguém arrisca palpite direto para não antecipar o governador.
Movimentações
Entre as apostas mais altas para ficarem no Governo, o atual chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, e o irmão do governador e chefe de gabinete, Ivo Gomes (PSB). Mas haveria estudo para Ivo assumir a Saúde.
Para a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), a ainda senadora e recém-eleita deputada estadual, Patrícia Saboya (PDT), teria sido cogitada pelo governador. Mas, na linha do que vem afirmando, de deixar os partidos definirem os nomes, o PDT estaria inclinado a escolher o ex-vereador Márcio Lopes.
Pelos corredores da Assembleia, vários deputados seriam cogitados. Roberto Cláudio (PSB), que já se chegou a falar que assumiria a Secretaria de Ciência e Tecnologia, pode vir a ser líder do Governo, enquanto Nelson Martins (PT), atual líder, poderia ser indicado pelo PT, para assumir alguma pasta.
Secretário da Fazenda na primeira gestão, Mauro Filho (PSB) é apontado como nome certo para voltar ao governo.Com menores chances, Camilo Santana também é cotado para retornar ao Desenvolvimento Agrário.
Além disso, na convocação extraordinária de janeiro, Cid ainda fará uma minirreforma administrativa, com a criação da nova Corregedoria Militar, com status de secretaria, e da nova Secretaria da Pesca. O POVO tentou ouvir o deputado Gony Arruda sobre a possibilidade de assumir a secretaria do Governo por várias vezes, durante a tarde de ontem, mas o celular estava desligado.”
 (O POVO)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ministério Público pede abertura de inquérito policial sobre crime contra Lula

Portal Terra

Prefeito de Sobral é anunciado por Dilma Rousseff para ocupar Ministério dos Portos

“A presidenta eleita, Dilma Rousseff, acaba de confirmar ao PSB que o prefeito do município de Sobral, Leônidas Cristino, será o novo ministro dos Portos de seu Governo. O nome foi apontado pelo governador Cid Gomes, após seu irmão Ciro Gomes recusar o convite para ocupar a pasta.
Leônidas Cristino é engenheiro, foi deputado federal e sempre pertenceu à base de apoio de Ciro Gomes, quando foi prefeito de Fortaleza e governador do Ceará. No governo Ciro, Cristino foi secretário de Infraestrutura do Estado.
Além dele, Dilma anunciou que o ministro da Integração Nacional será o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho, indicado pelo governador Eduardo Campos.
Ainda segundo a presidente eleita, o Ministério dos Portos fica sem a parte de aeroportos, que continuará sob a gestão do ministro da Defesa, Nelson Jobim (Dilma disse estar preocupada com o risco de caos aéreo na virada do ano).”
(O POVO Online)

Lula critica EUA como mediador da paz no Oriente Médio

Ciro agradece convite e recusa ministério

O anúncio foi feito à presidente eleita pelo governador Cid Gomes. Na próxima semana, Dilma fará sua primeira visita ao Ceará após eleita
Segundo Cid, Ciro aceitaria Saúde, mas não quer voltar à Integração Nacional (VALÉRIA GONÇALVEZ/AE)  
Segundo Cid, Ciro aceitaria Saúde, mas não quer voltar à Integração Nacional (VALÉRIA GONÇALVEZ/AE)

O deputado federal Ciro Gomes (PSB), que ficará sem mandato a partir de fevereiro de 2011, não vai assumir nenhum ministério no governo da presidente eleita e diplomada, Dilma Rousseff (PT). No fim da tarde de ontem, ele rejeitou o convite feito por Dilma para comandar o Ministério da Integração Nacional e não deverá ocupar outro cargo no Governo Federal.

O anúncio foi feito à presidente, pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que esteve reunido ontem com Dilma e com o futuro ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, em Brasília, para discutir a fatia que ainda caberia ao PSB no novo governo.

“O Ciro registrou que gosta muito da presidente, que está torcendo para que ela faça um bom mandato e estará às ordens para contribuir, mas que, agora, não vai assumir nenhum ministério", informou a assessoria de imprensa do governador, que acrescentou: “Ele agradeceu o convite, disse que estará à disposição e que poderá colaborar com o governo mais adiante, em outra oportunidade”, deixando em aberto a possibilidade de vir a assumir um cargo mais adiante.

Logo após o convite de Dilma, que também ocorreu por intermédio do governador em outra reunião na Granja do Torto, Ciro Gomes tinha pedido tempo para pensar se aceitaria ou não o convite de assumir o Ministério da Integração.

No último dia 14, porém, ele já havia sinalizado que preferia conduzir a pasta da Saúde. No entanto, a presidente confirmou, ontem, que este Ministério ficará com o médico infectologista Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais.

“Ele aceitaria o desafio da Saúde, mas como esta pasta já está compromissada, ele não aceitou voltar para a Integração Nacional”, disse Cid, segundo a Agência Estado.

Agora, caberá ao PSB indicar o nome que vai ocupar a Integração e a Secretaria dos Portos. O presidente nacional do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deve indicar o ex-prefeito de Petrolina, Fernando Bezerra Coelho, para a Integração.

Ainda não há consenso em torno do nome para a Secretaria dos Portos, hoje ocupada pelo cearense Pedro Brito.

Refinaria
No mesmo encontro de ontem, o governador também confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará no Ceará, novamente, no próximo dia 29, para lançar a pedra fundamental da Refinaria do Pecém, cujo terreno já está liberado para obras.

Com ele, também estará a presidente eleita, que confirmou presença, além alguns ministros. Será a primeira visita dela ao Ceará depois de eleita. Em sua primeira entrevista coletiva, ela afirmou que a refinaria é crucial para a exploração do pré-sal.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

O futuro de Ciro Gomes (PSB), que seguia incerto até ontem quanto a indicações ministeriais, já ficou resolvido. Agora, há especulações de que Ciro fique afastado de cargos públicos e passe um tempo no Exterior.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2010/12/21/noticiapoliticajornal,2080523/ciro-agradece-convite-e-recusa-ministerio.shtml 

No Rio, a despedida de Lula tem clima apoteótico

Lula se emociona na festa de despedida no Sambódromo do Rio

Na festa de despedida do presidente Lula, promovida pelo PMDB-RJ na Praça da Apoteose, ontem à noite, ele chorou ao assistir num telão ao depoimento de uma professora do Morro do Borel, na Tijuca, que agradeceu ao presidente por tudo o que ele fez por ela e seu filho.

O presidente disse que nenhum presidente da História subiu 10% dos morros do Rio que ele subiu.

Lula citou a ocupação do Complexo do Alemão, contando que o governador Sergio Cabral pediu apoio das Forças Armadas:

— Eu respondi: “Peça o que quiser”. E nunca senti tanto orgulho do que quando estava em casa, assistindo à ocupação do Alemão pela TV, e vi uma mulher pedindo para que soltassem o marido, porque ele era trabalhador de uma obra do PAC. Nesta terça-feira, o presidente visita as instalações do teleférico do Alemão, que entrou em testes na segunda.

O presidente defendeu a união dos governos e criticou de forma velada Cesar Maia (DEMos), Sem citá-lo nominalmente.

Em tom de brincadeira, Lula pediu que, quando deixará a Presidência, o governador lhe convide para colocar uma sunga bonita, para que ele possa “dar um mergulho na Praia de Copacabana”
Mais de 25 mil pessoas participaram ontem à noite de uma homenagem feita pelo PMDB do Rio de Janeiro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com direito a show dos sambistas Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, a festa teve como lema o agradecimento aos oito anos do governo de Lula. Batizado de Obrigado, presidente Lula, o povo do Rio de Janeiro agradece, o evento, realizado no Sambódromo do Rio, foi idealizado pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) com o objetivo de reconhecer, segundo os organizadores, os esforços do governo federal para promover o desenvolvimento econômico do estado.

Ovacionado pelo público, Lula subiu ao palco com Cabral por volta de 21h30 e se emocionou ao ver nos telões depoimentos de moradores de comunidades beneficiadas por investimentos do governo. “Agora sei o que é trabalhar com alguém que não quer disputar espaço político e está preocupado com o povo do Rio e não com a próxima eleição, como acontecia antes. Juntos, os governadores e presidentes (antigos) não subiram tanto nos morros como nós subimos”, discursou.

Lula foi agraciado com o título de cidadão benemérito do Rio de Janeiro e também ganhou o diploma Cristo Redentor, que homenageia aqueles que promoveram o turismo na região. O PMDB fluminense gastou R$ 507 mil com o evento, incluindo o aluguel do espaço, produção e transporte.

A festa guardou semelhanças com os grandes comícios já realizados por Lula. Antes de o presidente chegar, lenços com a foto dele foram distribuídos e o animador repetiu seguidas vezes que “o estado mudou com a união do governo federal, com o estadual e o municipal”. Nas arquibancadas, militantes e populares simpáticos ao governo Lula gritavam o tradicional “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. Apesar de organizado pelo PMDB, o evento foi prestigiado por diversos petistas do Rio, como os ex-ministros Carlos Minc, Edson Santos e Benedita da Silva.

Agenda extensa
Lula desembarcou no Rio ontem à tarde para uma intensa agenda, que incluí o lançamento da pedra fundamental da obra de reconstrução do prédio da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Praia do Flamengo, e a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico 2010, no Museu de Arte Moderna.

Lula voltou a dizer, de forma bem-humorada, que “deu azar” de estar deixando o governo exatamente no momento em que o Congresso aprovou reajuste de R$ 11,4 mil para R$ 26,7 mil no salário do presidente da República. Cercado por estudantes, políticos e artistas, Lula elogiou o projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para a sede da UNE, que terá 13 andares. Doado por Getúlio Vargas em 1942, o edifício foi destruído pela ditadura militar em 1980.

O presidente aproveitou o evento para dar um conselho de “velhinho da terceira idade”. “Se quiserem crescer, façam um discurso que seja possível. Assim, vocês poderão atrair os estudantes que ainda pensam que a UNE apenas cobra por carteirinha, mas não os representa de fato”, disse.

Hoje, Lula vai fazer a primeira viagem do teleférico do Complexo do Alemão, que vai interligar favelas da Zona Norte do Rio. Antes de retornar a Brasília, o presidente participa da inauguração do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Centro da cidade.Correio

Ciro Gomes fora do governo Dilma Rousseff

O deputado Ciro Gomes (PSB-SP) não integrará o governo Dilma Rousseff e a cota de poder de seu partido, o PSB, foi fixada em apenas dois ministérios - Integração Nacional e a nova pasta de Portos e Aeroportos -, e não mais em três pastas, como pedira a cúpula da legenda, que apoiou a presidente eleita na campanha eleitoral deste ano.
“O Ciro sempre registra que gosta muito da Dilma, que está torcendo por ela e estará às ordens para contribuir, mas que, por ora, não deverá assumir um ministério”, disse ontem ao jornal O Estado de S. Paulo o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). O irmão de Ciro reuniu-se em Brasília com Dilma e com o futuro ministro da Casa Civil, Antonio Palocci (PT).
O governador não quis dar detalhes da conversa, mas um dos dirigentes do PSB que também participou da reunião com Dilma e Palocci revelou o motivo da desistência de Ciro. Na origem, a percepção de “rebaixamento” político. “Ele aceitaria o desafio da Saúde, mas, como essa pasta já está compromissada, Ciro não quis voltar para a Integração Nacional.”
Equilíbrio nos ministérios
Ciro comandou a Integração Nacional no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste ano, foi convencido pelo próprio presidente a desistir de concorrer à Presidência em prol de Dilma. Em troca, cacifou-se para ocupar um ministério do novo governo.
A reunião da cúpula do PSB com a presidente eleita durou cerca de uma hora e meia. Dilma deixou claro que a Saúde já estava “comprometida” com o petista Alexandre Padilha e não havia condição política de aumentar a fatia do PSB no governo.
Alegou que era necessário haver “um equilíbrio” na representação dos partidos aliados na Esplanada dos Ministérios e lembrou também que precisava de mais espaço para acomodar os pleitos do próprio PT. No entanto, o PSB ainda pode levar a eventual pasta da Pequena e Microempresa, que Dilma quer criar.

Agência Estado

Diário do Nordeste

http://ht.ly/3srou

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ciro fica fora da Integração de Dilma, mas Ceará ganha novo ministério

Acordo fechado com aval do governador Cid Gomes garante pasta das Microempresas. Bismark Maia é o mais cotado.
Por: Donizete Arruda

O PSB conseguiu arrancar da presidente Dilma Roussef três ministérios para o partido. No acordo, o senador Antonio Carlos Valadares será o novo ministro da Integração Nacional. Fernando Coelho Bezerra assumirá o Ministério dos Portos e Aeroportos. Caberá ao governador Cid Gomes e a seu irmão, deputado Ciro Gomes, indicar o novo ministro das Micro e Pequenas Empresas.
Após um longo conflito entre o PSB e a presidente Dilma, o futuro ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, avalizou essa proposta de três cargos para os socialistas. Neste momento, o governador Eduardo Campos viaja para Brasília onde fechará o anúncio dos três ministros do PSB.
O governador Cid Gomes ainda não definiu quem será o nome do Ceará que irá ocupar o novo ministério a ser criado pela presidente Dilma. Há dois nomes cotados: o do secretário de Portos, Pedro Brito, e do secretário de Turismo, Bismark Maia. A definição deve acontecer até esta quarta,22, quando Dilma quer anunciar todo o seu ministério.

http://www.cearaagora.com/noticias/politica/ciro-fica-fora-da-integracao-de-dilma-mas-ceara-ganha-novo-ministerio

Lula: entrevista na RedeTV - Bloco 1

Lula: entrevista na RedeTV - Bloco 2

Lula: entrevista na RedeTV - Bloco 3

Cid Gomes: em 16 meses, Ceará terá a melhor estrutura de saúde pública do País

O governador eleito Cid Gomes (PSB) declarou na noite deste domingo, que em 16 meses, o Ceará terá “a melhor estrutura de saúde pública de todos os Estados do Brasil”. “Esse é o meu compromisso”, enfatizou. A declaração foi dada na noite deste domingo, 19, em entrevista ao programa “Questão Aberta”, da TV Diário.

Segundo ele, a meta será alcançada com a conclusão dos dois hospitais do Interior do Estado - Cariri e Região Norte -, além das 21 policlínicas em todas as microrregiões do Estado. Ainda de acordo com o governador, está pactuado com o Governo Federal a implantação de 32 unidades de pronto atendimento em todo o Ceará.
Redação O POVO Online

Protógenes e Tiririca são diplomados

Protógenes é diplomado aos gritos de “Prende o Maluf” !


    Protógenes e Tiririca: os destaques na Assembleia Legislativa
    O Conversa Afiada publica indicação do amigo navegante Felippe Sammarco.

    Saiu no Estadão:

    Ao ser diplomado, Tiririca é ovacionado na Assembleia Legislativa


    Tiririca recebeu do presidente do TRE, desembargador Walter de Almeida Guilherme, o diploma, ergueu o certificado e cumprimentou os demais diplomados


    Daiene Cardoso, da Agência Estado


    SÃO PAULO – O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, foi diplomado na manhã desta sexta-feira, 17, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), ovacionado pela plateia. Eleito com o maior número de votos no País, Tiririca foi o primeiro a receber o diploma. Assim como ele, novatos como a deputada estadual eleita Leci Brandão (PC do B) e os federais eleitos Protógenes Queiroz (PC do B) e Bruna Furlan (PSDB) foram alguns dos mais aplaudidos na cerimônia.


    Tiririca recebeu do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Walter de Almeida Guilherme, o diploma, ergueu o certificado e cumprimentou os demais diplomados, entre eles o governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB). Tiririca deixou a mesa de diplomação exibindo o diploma à plateia. Ele foi mais aplaudido que veteranos federais como Aldo Rebelo (PC do B), Ricardo Berzoini (PT), Vicente Paulo da Silva (PT), Roberto Freire (PPS) e Mendes Thame (PSDB).


    Muito aplaudido, Protógenes pegou o diploma sob os gritos “Prende o Maluf!”. O deputado federal reeleito Paulo Maluf (PP) também recebeu aplausos, mas ouviu também vaias dos convidados. Entre os apoiadores, o ex-prefeito de São Paulo ouviu frases como “É dor de cotovelo” e “Maluf, eu te amo”. Ele foi absolvido esta semana no caso Frangogate, pela 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por 3 votos a 2. Com a decisão, a candidatura foi assegurada.


    Estudos


    Pouco antes do evento, quando ainda chegava à Assembleia, o deputado afirmou que passou a estudar a Constituição Federal e não escondeu ansiedade para assumir o cargo. Tiririca disse que espera que esta seja a primeira diplomação de “muitas que virão”.


    Tiririca disse também que possui propostas que beneficiem a classe artística, antecipando que seu mandato dará enfoque às áreas de educação e cultura. “Tenho algumas ideias sobre direitos para os artistas circenses e para os ciganos, aos artistas em geral”, disse. Ele voltou a repetir que se elegeu em um “bom momento” em razão do reajuste salarial dos parlamentares sacionado no começo desta semana.

    Dilma Rousseff – Brasileira do ano

    Sem experiência anterior, ela encarou uma dura campanha eleitoral. E saiu consagrada com os mais de 55 milhões de votos que a tornaram a primeira mulher escolhida para assumir a Presidência do brasil
    Delmo Moreira e Hugo Marques/ Foto: Uly Martins
    img4.jpg
    Nenhum brasileiro, em 2010, foi tão observado, teve a vida tão perscrutada, as ideias e intenções tão esmiuçadas, os nervos tão publicamente testados. Também nenhum brasileiro se dedicou mais a conseguir adesões, conquistar confiança e convencer pessoas. O ano de 2010 teve a cara de Dilma Rousseff. Nos quatro meses da campanha eleitoral que a levou à Presidência da República com mais de 55 milhões de votos, Dilma fez 55 viagens, por 35 vezes arrastou multidões em caminhadas e carreatas pelo País, concedeu 117 entrevistas, subiu em 28 palanques para discursar, participou de 61 encontros com representantes de algum setor da sociedade e ainda enfrentou nove debates – alguns ferozes – com adversários. O tamanho da exposição pública certamente correspondeu ao tamanho da gana de exercer uma função pública. Mas nem sempre esse equilíbrio entre vontades e exigências serviu de consolo na rotina pesada dos compromissos. Dilma, esgotada ao final do primeiro turno, por várias vezes se queixou a assessores do ritmo e do ardor “desumanos” da campanha. Mas seguiu jogando o jogo.
    img8.jpg
    “Um líder como Lula nunca estará longe de seu povo. Baterei muito
    à sua porta e tenho certeza deque a encontrarei sempre aberta”

    img3.jpg
    PARCERIAS
    A presidente eleita agradece o apoio de Lula e recebe orientações de Antônio Palocci,
    futuro ministro da Casa Civil, antes de tenso debate na tevê 

    Dilma é a Brasileira do Ano. E lutou por isso como ninguém. Ela vem de uma geração que se formou acalentando sonhos coletivos. Para jovens que tiveram uma trajetória semelhante à dela, colocar interesses e problemas individuais à frente dos projetos políticos era quase uma ofensa. Naquela turma, os chamados “desvios pequeno-burgueses” equivaliam aos pecados veniais. A desistência ao apostolado do combate à ditadura, ao pecado mortal. A felicidade final não estava nos céus, mas na ponta de um destino – o mundo mais justo. A violência dos anos do regime militar e as trapaças naturais do tempo trataram, aos poucos, de rebaixar ambições. Dilma não escapou disto. Houve um curto e pouco conhecido período de sua vida em que imaginar um ano como 2010 seria pura insanidade. Foi a fase menos pública de Dilma.
    img7.jpg
    CAMPANHA
    55 viagens, 117 entrevistas e 28 comícios em apenas 4 meses

    Corria o ano de 1974 e o regime dos generais dava ares de que duraria para sempre. Ernesto Geisel havia assumido a Presidência da República, mas ninguém ainda falava em distensão política, nem sequer lenta e gradual. Um ano antes, Dilma, recém-libertada do presídio político em São Paulo, tinha mudado de cidade e pensava em mudar muito mais. Passara a morar com os sogros, em Porto Alegre, para ficar perto do companheiro, Carlos Franklin Paixão Araújo, preso político que cumpria pena na prisão instalada numa ilhota no meio do rio Guaíba. Ela precisava de uma profissão para seguir em frente e assim ingressou na Faculdade de Economia da UFRGS (úrguis, como pronunciam os gaúchos). Não conseguiu aproveitar nenhuma matéria feita antes na Federal de Minas Gerais e teve que se integrar à turma do primeiro ano. Poucos colegas sabiam do passado recente de Dilma. Para a maioria, ela era uma das tantas alunas mais velhas (tinha 27 anos numa classe de calouros), quase sempre bancárias ou funcionárias públicas, que buscavam a faculdade para melhorar de colocação em seus empregos e não gostavam de confusão. Arredia e sabendo que era vigiada, ela não se misturava aos grupos de alunos empenhados em reacender as manifestações de protesto que haviam sido reprimidas no início da década. Dilma, segundo lembram antigos colegas, só estudava.
    A faculdade de economia era um dos centros do novo movimento estudantil, que sucedia a geração de 68, da qual Dilma fez parte. Uma turma de garotos de barbicha e cabelos compridos começava a agitar o Daeca (Diretório Acadêmico da Economia, Contábeis e Atuariais), que ocupava duas salas amplas, contava com um bom caixa e dispunha de equipamentos para produzir panfletos. O feio prédio de três andares da faculdade tinha uma localização estratégica para os estudantes. Ficava na avenida João Pessoa, que seria escolhida como palco das passeatas de 76/77, de frente para o edifício onde funcionavam o restaurante universitário, a Casa do Estudante e o Diretório Central da UFRGS.
    img2.jpg
    EM AÇÃO
    No Rio, entrevista coletiva e, em São Paulo, visita à
    União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis

    Muitas vezes Dilma passou pelo saguão de pé-direito alto da faculdade sem se deter nos cartazes que convocavam para atos em defesa da reconstrução da UNE ou para estreias de aguerridos grupos teatrais. Ela alcançava a grande porta central de madeira escura, descia dois degraus até o portão de ferro e virava à direita, galgando a leve ladeira da avenida. Após a primeira esquina, chegava à calçada da praça Argentina, onde os estudantes costumavam se concentrar antes dos atos públicos. Dilma seguia em frente. Mais dois quarteirões e já estava nas ruas estreitas do centro de Porto Alegre, caminhando entre a multidão atarefada e indiferente às pretensões estudantis. Em 1976, quando, após os anos do sufoco, os alunos da UFRGS organizaram sua primeira passeata, nascia Paula, a única filha de Dilma. Nesta época, já estagiária da Fundação de Economia Estatística, Dilma era tão discreta, aplicada e disposta a construir vida nova que conseguiu escapar de uma razia dos órgãos de segurança que caçavam comunistas no quadro funcional desse órgão ligado ao governo do Estado. Dilma acabaria demitida da fundação num outro processo de caça às bruxas, três anos mais tarde.
    img9.jpg
    “A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia”
    Aos 62 anos, essa economista, que por um tempo chegou a pensar que poderia levar uma existência comum, centrada apenas nos interesses de sua família, foi colocada em definitivo na história do Brasil. É a presidente de número 36, primeira mulher a ocupar o cargo, eleita 25 anos depois do fim da ditadura que combateu. A exemplo de Lula quando assumiu a Presidência, ela também diz que “não pode errar”. Enquanto trabalha duro na estruturação do novo governo e espera o dia da posse que mudará para sempre sua vida, Dilma tem passado a maior parte do tempo na Granja do Torto, que adotou de vez como escritório de transição. Raramente fica no gabinete do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), ocupado por Lula no período da reforma do Palácio do Planalto.
    img10.jpg
    SUPEREXPOSIÇÃO
    Um ano surpreendente para quem chegou
    a pensar em levar uma vida comum

    Às margens do ribeirão do Torto, a granja fazia parte do projeto original dos modernistas que planejaram Brasília. Localizada próximo à Asa Norte, foi imaginada como uma área capaz de abastecer a futura cidade (de, no máximo, 200 mil habitantes, conforme o projeto) com ovos e frangos. Como tudo o mais em Brasília, virou outra coisa. A Granja do Torto é a casa de campo oficial da Presidência, uma chácara, com uma pequena floresta, lago com tablado de madeira para pescar e um belo pomar, viveiro natural para bandos de tucanos. Nela moraram os ex-presidentes João Goulart e João Figueiredo. Este criou cavalos ali. Já Lula usou a granja para promover encontros, churrascos e as famosas festas juninas. Dilma aproveita suas trilhas estreitas, fazendo caminhadas enquanto conversa com convidados. Companhias não faltam nessas últimas semanas.
    img6.jpg
    EXPERIÊNCIAS
    Testando a mira antes da indicação como candidata
    e recebendo apoio de artistas e intelectuais no Rio

    A temporada no Torto vem permitindo mais informalidade para o trabalho de Dilma. Mesmo recebendo gente o tempo inteiro (em geral ela cumpre cinco audiências diárias), a presidente eleita tem dispensado batom e maquiagem, usa roupas leves, às vezes, jeans. Só muito raramente recepciona algum convidado trajando tailleur. A mudança para o Torto obrigou a equipe de transição a se deslocar diariamente para lá. Helena Chagas, futura ministra das Comunicações, despacha com Dilma todas as manhãs. Também quase todos os dias está na Granja o futuro ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, que se transformou num dos principais confidentes de Dilma. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, escolhido para permanecer no cargo, é outra presença frequente.
    img5.jpg
    “Zelarei pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa.
    Zelarei pela mais ampla liberdade religiosa e de culto”

    A presidente eleita gosta de ficar acordada até tarde quando tem uma boa conversa para espichar. “Vem aqui no Torto que a gente entra noite adentro conversando”, falou recentemente ao telefone a uma autoridade do governo Lula que ela estava interessada em manter na função. Este telefonema, na verdade, começou de outro jeito, com uma frase que já está virando marca de Dilma junto a seus assessores: “Preciso falar com Vossa Excelência”, disse ela. Conforme reproduziu à ISTOÉ a autoridade convocada, a conversa seguiu bem-humorada: “Quero seu conjunto de ideias. Me passa suas obras completas recentes.” Dilma pediu que o interlocutor lhe enviasse “textos interessantes” sobre “temas cultos”: “Antes você me mandava coisas assim, agora não manda mais nada”, reclamou.
    img1.jpg
    DOIS TEMPOS
    Já eleita, participa da sessão de posse do presidente e do
    vice-presidente do Tribunal de Contas da União (no alto).
    E a infância passada em Belo Horizonte (acima)

    img.jpg
    “Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome.
    A erradicação da miséria é uma meta que assumo”

    No CCBB, o gabinete de Dilma fica no segundo andar, com vista para o Lago Sul. Os assessores decoraram as salas com inúmeras fotos dela em parceria com Lula inaugurando obras do PAC. Ali há escritórios para os principais coordenadores de sua campanha presidencial e futuros ministros, como Antônio Palocci e José Eduardo Cardozo. No primeiro andar funciona o gabinete do vice-presidente Michel Temer. Membros da equipe de transição contam que ela é rígida com as tarefas que repassa e exigente no cumprimento dos prazos. “Mesmo assim demonstra grande afabilidade”, diz um deles.
    Com frequência, Dilma vai ao Palácio da Alvorada para se aconselhar com Lula. As reuniões acontecem quase sempre à noite, algumas vezes durante um jantar. Ela tem sido extremamente atenciosa com o presidente que deixa o cargo. Orientou os subordinados e todos os ministros nomeados que tenham cuidado de não fazer nenhum pronunciamento ou movimentação passíveis de sugerir que ela está “passando por cima” de Lula. “Só vou começar a governar no dia 1º. Não quero ocupar o espaço que é do presidente Lula”, disse ela no início da semana passada. A Brasileira do Ano está determinada a brilhar mesmo é em 2011.

    Lula admite se candidatar novamente à Presidência

    “Não posso dizer que não porque sou vivo”, diz, sobre disputar novo mandato
    Para petista, Barack Obama não tomou “atitude na hora certa” e paga preço de crise herdada de Bush
    Divulgação/Rede TV!
     
    Lula durante entrevista ao programa ‘É Notícia’, concedida em Juazeiro do Norte (CE)
    KENNEDY ALENCAR
    DE BRASÍLIA
    A menos de 15 dias de deixar a Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que poderá ser candidato novamente ao Palácio do Planalto.
    Em entrevista ao programa “É Notícia”, da RedeTV!, Lula respondeu se voltaria a disputar a Presidência um dia: “Não posso dizer que não porque sou vivo. Sou presidente de honra de um partido, sou um político nato, construí uma relação política extraordinária”.
    Fez uma ressalva: “Vamos trabalhar para a Dilma fazer um bom governo e, quando chegar a hora certa, a gente vê o que vai acontecer”.
    Na entrevista, que foi ao ar na madrugada de hoje, Lula ainda fez reparos à política de Barack Obama, lembrou momentos ruins do governo, como as saídas de José Dirceu e Antonio Palocci, e defendeu a política econômica.
    Volta ao Planalto
    “A gente nunca pode dizer não. Eu fico até com medo, amanhã alguém vai assistir à tua entrevista, e dizer que Lula diz que pode ser candidato. Eu não posso dizer que não porque eu sou vivo, sou presidente de honra de um partido, sou um político nato, construí uma relação política extraordinária.”
    “O Brasil tem uma gama de líderes extraordinários. Tem a Dilma [Rousseff] que pode ser reeleita tranquilamente. Você tem [os governadores] Eduardo Campos, Jaques Wagner, Sérgio Cabral. Tem a oposição do Aécio [Neves, senador do PSDB de Minas]. Tem o [ex-governador José] Serra (PSDB-SP), que diz que ainda vai fazer oposição. O que não falta é candidato. É muito difícil dar qualquer palpite agora.”
    “Vamos trabalhar para a Dilma fazer um bom governo e quando chegar a hora a gente vê o que vai acontecer.”
    Crise do Senado
    Disse que a crise do Senado, em 2009, foi tentativa de golpe da oposição e que apoiou José Sarney para manter “a institucionalidade”.
    “O que estava acontecendo ali era uma tentativa de golpe no Senado para que o vice, tucano [Marconi Perillo, de Goiás], assumisse. É lógico, só um ingênuo é que não percebe as coisas.”
    Dirceu e Palocci
    “Na Casa Civil, teve uma dubiedade entre o animal político que o Zé Dirceu era e a necessidade de ser o gerente do governo. Na minha opinião, era peso demais para uma pessoa tocar.”
    “Devemos muito ao Palocci. Era preciso ser como o Palocci foi naquele primeiro momento. Fiquei nervoso com o Palocci quando, em 2005, a economia caiu muito. (…) Ele reconheceu que houve exagero no endurecimento.”
    Mantega e Meirelles
    Lula disse ser “grato” ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles: “Pode ter críticas de que houve erro aqui, demora ali, mas, quando você vai fazer uma síntese, percebe que a fotografia é mais positiva do que negativa”.
    Mensalão
    Voltou a dizer que, quando deixar a Presidência, vai “estudar um pouco o que aconteceu no período”. “Não acredito [que houve compra de apoio de parlamentares].”
    Diz que foi “lambança eleitoral” e que petistas deveriam ter assumido isso. “Agora, passados cinco anos, de cabeça fria, vou reler a imprensa. Vou ver o que aconteceu em cada jornal, em cada revista, para que a gente possa remontar, [fazer] um juízo de valor do que aconteceu.”
    Papel de Marisa
    O presidente contou que a primeira-dama, Marisa Letícia, “dá palpite” sobre governo. “A Marisa fala das coisas que sente e normalmente tem razão, porque ela fala coisa que o povo pensa.”
    “Vou dar um exemplo de coisas importante em que a Marisa me ajudou. [Na campanha de 2006] Marisa era a maior incentivadora que eu tinha que ir para os debates, que eu deveria triturar meus adversários. Eu achava que eu não deveria ir, mas ela estava certa.”
    Obama
    Lula disse ser “fã” do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Ele só tinha que ter a ousadia que o povo americano teve votando nele. Recebeu uma herança maldita do governo Bush. O país quebrou. Como não tomou as atitudes nas horas certas, vem para as costas dele. Eu dizia para ele: “Presidente Obama, se você não fizer as coisas na hora correta, daqui um ano essa crise está nas tuas costas”. Porque a crise era do Bush.”
    Vida de presidente
    “O mais doloroso é a vida de um presidente. A vida de um presidente é muito solitária.”
    “Tem o dedo de Deus nessa coisa [ter sido eleito presidente].” “O preconceito raivoso de setores conservadores da sociedade brasileira me fez mais forte, pois eu tinha que provar todo santo dia que eu tinha que ser mais capaz do que eles.”
    Pós-Presidência
    “Vou descansar. Tirar umas férias que não tiro há 30 anos. Uns dois meses num lugar onde eu não tenha que fazer nada, discutir política, fazer absolutamente nada.”
    “Normal eu nunca mais vou ser, mas um brasileiro o mais próximo da normalidade possível. Vou conseguir.” “Vai ser bom para o Brasil, vai ser bom para a Dilma, vai ser bom para todo mundo se eu ensinar como um ex-presidente tem que se portar.”
    “Quero tirar tudo da Presidência de dentro de mim. Preciso voltar a ser o Lula. Voltar a ser um cidadão mais próximo da normalidade possível. Se deixo a Presidência dia 1º e dia 2 começo a dar palpite na política, eu vou estar tendo ingerência em coisa que eu não devo.”