TV Diário / Portal Verdes Mares - 10/06/2011 - 23:28
Professores cobram aplicação do piso nacional da categoria durante reunião com Cid Gomes
Professores cobram aplicação do piso nacional da categoria durante reunião com Cid Gomes
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Representantes dos professores da rede estadual de ensino se reuniram novamente com o governador Cid Gomes. 08/06/2011 23h18Vereadores se mostram solidários com greve dos professores
08/06/2011 23h01Professores da rede estadual podem entrar em greve
Veja Mais Durante o encontro foram discutidas a aplicação do piso nacional da categoria e a reformulação do plano de cargos e carreira.
Assim como aconteceu na última segunda-feira (06), a reunião com dos membros da Apeoc com Cid Gomes foi a portas fechadas.
Cid Gomes comentou reunião com os professores; veja
Segundo ele, o governo deverá preparar uma nova proposta, que será apresentada na próxima quinta-feira (16).
Cid Gomes mostra avanços na educação cearense
Enquanto os professores da rede estadual de ensino ameaçam entrar em greve, o governador do Ceará, Cid Gomes, disse ontem, em Brasília, que o Estado já paga o piso salarial nacional do magistério desde agosto de 2008. "Há um mês o Supremo entendeu diferente do que tinha determinado antes, que o piso que tem de ser uma das rubricas do vencimento dos professores. Em julho, estaremos fazendo o ajuste das tabelas de vencimentos", explicou o governador que participou de um debate na tarde de ontem ao lado da secretária da Educação, Izolda Cela, na Câmara sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). Cid apresentou o trabalho desenvolvido no Ceará que tornou o Estado um dos mais avançados na questão educacional dentro da região nordeste e fez uma análise que o fundamental é se estabelecer em nível nacional o papel de cada um dos entes federados na Educação. "Acho que deveria se fixar prazos e estabelecer competências, quem é responsável pelo o que", disse o governador, que defende que a educação infantil seja responsabilidade municipal, enquanto o ensino médio deve ficar a cargo do Estado e o ensino superior deve ser de responsabilidade da União. "Hoje 82% do ensino fundamental no Ceará já é de responsabilidade dos municípios", informou Cid Gomes. Ao debater o PNE, que deverá ser votado ainda neste ano no Congresso, Cid informou que no Ceará o governo faz uma prova para o 2º ano do ensino fundamental e para as quinta e oitava séries para avaliar a educação e saber onde investir os recursos do Estado. O governador informou que o Ceará gasta em média R$ 7 mil reais ano por estudante, contando com folha de pagamento e investimentos em infraestrutura educacional. "Na educação é possível conseguir resultados em curto prazo. Em quatro anos conseguimos um extraordinário avanço".
Diario do Nordeste
Estou sendo processado pelo prefeito de minha cidade em vista de ter feito (e continuar fazendo) críticas a sua incompetente administração. Como não me calo (e nunca me calei diante de tantos desmandos) ele mandou o Procurador do Município entrar com uma ação por danos morais solicitando uma idenização de quase 27 mil reais.
Mas antes ele conseguiu junto ao um juíz de Floriano (PI), nossa cidade, que eu fosse proibido de citar o nome dele e o seu apelido, que foi posto pela população (diga-se) que fez um boneco de pano para protestar contra o descaso com a cidade. Colocaram-no o apelido que resulta de um trocadilho com o nome dele e é também o nome do personagem do ator Marlon Brando no filme (pai do) Super Man. Sou proibido de citar por qualquer meio eletrônico o nome e o apelido dele por imposição do juíz. Se fizer terei de pagar uma multa de 3 mil reais.
Por isso quero me soliridarizar com todos vocês e dizer que estou aguardando há quase dois anos que o Tribunal em Teresina julgue a decisão do juíz local. Mas até agora nada.
Um abraço.
Jair Freitas Feitosa.