Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dia "D" da Educação - Fortaleza/Ce

Macarrão Silva
Seis mil professores e alunos na rua ocuparam a assembléia legislativa hoje pela manhã.
http://www.youtube.com/watch?v=p8DFBLUWYHM

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PRECISAMOS PENSAR E PENSAR MAIS...





cavalinhos
Às vezes, as correntes que nos impedem de sermos livres e felizes são mais mentais do que físicas.
Pense, pois muitas vezes amarram você em nada e você acredita!

Leonardo Boff - Governados por cegos e irresponsáveis


por Leonardo Boff 

Afunilando as muitas análises feitas acerca do complexo de crises que nos assolam, chegamos a algo que nos parece central e que cabe refletir seriamente. As sociedades, a globalização, o processo produtivo, o sistema econômico-financeiro, os sonhos predominantes e o objeto explícito do desejo das grandes maiorias é: consumir e consumir sem limites.
Criou-se uma cultura do consumismo propalada por toda a midia. Há que consumir o último tipo de celular, de tênis, de computador. 66% do PIB norteamericano não vem da produção mas do consumo generalizado. As autoridades inglesas se surpreenderam ao constatar que entre os milhares que faziam turbulências nas várias cidades não estavam apenas os habituais estrangeiros em conflito entre si e pessoas dos guetos, mas universitários, ingleses desempregados, professores e até recrutas. Era gente enfurecida porque não tinha acesso ao tão propalado consumo. Não questionavam o paradigma do consumo mas as formas de exclusão dele.
No Reino Unido, depois de M.Thatcher e nos USA depois de R. Reagan, como em geral no mundo, grassa grande desigualdade social. Naquele pais, as receitas dos mais ricos cresceram nos últimos anos 273 vezes mais do que as dos pobres, nos informa a Carta Maior de 12/08/2011. Então não é de se admirar a decepção dos frustrados face a um “software social” que lhes nega o acesso ao consumo e face aos cortes do orçamento social, na ordem de 70% que os penaliza pesadamente. 70% do centros de lazer para jovens foram simplesmente fechados.