Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Escolas Profissionalizantes ofertarão ensino do idioma alemão

Ter, 28 de Junho de 2011 11:59
fora
O Governo do Estado, através da secretaria da Educação (Seduc), assinou nesta terça-feira (28) o termo de cooperação para ensino do idioma alemão em duas escolas estaduais de ensino profissionalizante, localizadas em Fortaleza. O termo foi firmado com o Goethe-Institut Salvador, através do Projeto “Escolas: uma parceria para o futuro”, concebido pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. A assinatura do termo aconteceu durante a visita oficial do Cônsul Geral da República Federal da Alemanha do Nordeste ao Ceará, Thomas Wulfing, que foi recebido pelo governador em Exercício, Domingos Filho.



Segundo o convênio, o curso da língua alemã será oferecido ao alunos das Escolas Profissionalizantes, Paulo VI e Juarez Távora. “O objetivo do Governo do Estado é oferecer aos alunos cearenses a oportunidade de aprender uma segunda língua e lhes proporcionar a vivência de uma nova cultura”, explicou Domingo Filho. “Essa cooperação entre os dois países será também fundamental para que o Ceará receba da melhor forma os turistas durante a realização da Copa do Mundo em 2014, aqui no Estado”, completou o Governador em exercício.

dentro1

Domingos Filho aproveitou a visita do Cônsul Thomas Wulfing, que estava acompanhado do Cônsul Honorário em Fortaleza, Dieter Gerding; para apresentar o Projeto de implantação sas Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante. O Projeto prevê que até o final de 2014, cerca de 140 unidades estudantis sejam instaladas beneficiando todas as regiões do Ceará. “Este é um projeto inovador do governador Cid Gomes, que teve a sensibilidade de ver que o nosso Estado não contava com nenhum equipamento desse. Através delas os alunos tanto podem concluir o Ensino Médio e seguir carreira acadêmica, como pode se inserir no mercado de trabalho através da conclusão de um curso técnico ao final dos três anos que passar na Escola. E esses são equipamentos dotados de uma infraestrutura e quando de pessoas espetacular”, explicou Domingos. Na último sábado (25) o Governo do Estado entregou a 76º Escola Profissionalizante, localizada no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Após a explanação do Governador em Exercício,  Thomas Wulfing disse ter muito interesse em firmar parcerias com essa, afim de apresentar ao povo brasileiro, e principalmente ao povo cearense a cultura da Alemanha. “Temos muito assuntos de interesse comuns, e também queremos a oportunidade de apresentar a nova Alemanha ao Brasil. E o Ceará é um foco nosso”, ressaltou o Cônsul. Ele também lembrou Domingos, que em 2013, acontece o Ano da Alemanha no Brasil e que que será uma grande oportunidade para o país europeu se apresentar através de manifestações culturais. “O calendário cearense estará totalmente a disposição da Alemanha para esse evento”, reforçou Domingos.

Outro evento apresentado pelo Cônsul foi o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2011, que acontecerá em agosto, no Rio de Janeiro. “Essa é uma oportunidade excelente para o Ceará apresentar suas potencialidades a mais de 3 mil empresários”, ressaltou o Cônsul Honorário em Fortaleza, Dieter Gerding. Segundo ele, o Consulado deverá intermediar o convite para a participação do Ceará. “O Ceará deverá mostrar suas ações na área da energia renováveis, com a implantação dos parques de energia eólica e solar; e também a implantação da Zona de Processamento de Exportação, que é um grande empreendimento”, finalizou  o cônsul.

Governador em exercício

dentro2O vice-governador Domingos Filho assume até o próximo dia 11 o Governo do Estado. Durante esse período, o governador Cid Gomes, estará na Europa e China, onde cumpre agenda oficial. Nesta quarta-feira (29), Domingos Filho estará em Tianguá, na Serra de Baturité, onde participa de reunião do Plano Plurianual.

28.06.2011
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Nenhum comentário:

Postar um comentário