Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de junho de 2011

Boa escola na infância reduz risco de envolvimento com drogas

Pesquisadores americanos acompanharam grupo de pessoas dos 3 aos 28

Educação infantil (Arquivo)
Um estudo americano publicado na revista Science sugere que a educação infantil tem um impacto positivo e duradouro na vida adulta, como desenvolvimento de habilidades profissionais, elevados níveis de escolaridade e menores taxas de envolvimento com drogas e álcool. A pesquisa, conduzida por neurocientistas da Universidade de Minnesota acompanhou 1.486 pessoas durante 25 anos e é maior estudo já realizado sobre o assunto, de acordo com os pesquisadores.


Para a pesquisa, foram analisados dois grupos distintos de crianças. O primeiro fazia parte do Center Educational Program, um reconhecido programa de educação infantil mantido pelo governo da cidade de Chicago, no estado americano de Illinois. O outro grupo, analisado anteriormente pelo mesmo grupo de pesquisadores, era composto por crianças de baixa renda que não frequentaram o programa de educação infantil. O grupo de neurocientistas de Minnesota elaborou relatórios periódicos, confirme a evolução escolar dos grupos.

O último relatório, divulgado esta semana após 25 anos de acompanhamento mostra que os efeitos positivos da primeira etapa da educação podem durar até a terceira década de vida. Quando comparados os dois grupos, o primeiro apresentou 20% mais chances de atingir um nível social médio ou elevado; 19% mais chances de possuir algum tipo de seguro saúde; 28% menos riscos de fazer uso de drogas e álcool; e 22% menos riscos de ser preso.

“Quando seguimos um grupo por mais de duas décadas, podemos compreender como as experiências da infância moldam o desenvolvimento”, afirmou Arthur Reynolds, coordenador da pesquisa. “Uma cadeia de influências positivas iniciada pela escola e pelos pais conduz a um melhor desempenho acadêmico e, em última instância, a um status social mais elevado.” Outro estudo conduzido por Reynolds havia mostrado que 18% do investimento governamental em educação infantil retorna para a sociedade anualmente.

A pesquisa publicada foi financiada pelo Instituto Nacional da Saúde Infantil e do Desenvolvimento Humano dos Estados Unidos.
Leia também:

'Investir em educação infantil é investir em capital humano'
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/educacao-infantil-tem-impactos-duradouros-na-vida-adulta

Nenhum comentário:

Postar um comentário