Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Greve na educação tem adesão de 90% da categoria

 

Após uma semana, a greve dos prefessores da rede estadual já chega à adesão de 90% da categoria, segundo informa a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Fátima Cardoso. "O movimento está forte e consolidado e, onde não chega a 100%, é devido à presença de estagiários recentemente contratados para amenizar o déficit de educadores em sala de aula", analisou a sindicalista. O Governo do Estado, até o momento, não sinalizou sobre as reivindicações da categoria, mas tem agendada uma reunião com o sindicato na próxima segunda-feira, às 15h, onde será representado pelo Gabinete Civil, e outra na terça-feira, às 15h30, com as lideranças dos partidos e a presidência da Assembleia Legislativa. A direção do Sinte aguarda ser convocada pela secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho, para uma outra audiência já solicitada.

Na pauta de reivindicações, os professores reclamam da não implantação do piso salarial nacional da categoria e dos planos de carreira dos funcionários e dos professores. Eles querem uma revisão no Plano de Carreira do Magistério e da tabela salarial. Em carta aberta, a secretária Betânia Ramalho, não toca nas principais reivindicações da categoria, mas disse que o governo está aberto à negociação e apela para a categoria voltar à sala para não prejudicar os 200 dias letivos.

Enquanto persiste a indefinição, o Sinte avança com o movimento no interior e na capital. "Nas regionais de Mossoró, Caicó, Ceará-Mirim e São Tomé o índice de adesão à greve é de mais de 90%", disse Fátima. Anteontem, a direção do Sinte esteve nas regiões Central do Cabugi e do Alto Oeste, onde realizou assembleia de adesão da categoria ao movimento. "O que temos encontrado por onde passamos são professores angustiados diante da situação de injustiça salarial. Trabalhamos na perspectiva de ampliar a greve, mas também na expectativa de o governo sinalizar no atendimento às nossas reivindicações", afirma. ela.
 http://www.vermelho.org.br/rn/noticia.php?id_noticia=153741&id_secao=104
Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário