Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cid sugere boicote ao Ministério dos Transportes

PDF Imprimir E-mail
Cid: Cid: "Com esse ministro não trato mais" (Foto: DEIVYSON TEIXEIRA )
O governador Cid Gomes (PSB) anunciou o rompimento de relações com o ministro Alfredo Nascimento e sugeriu à bancada que representa o Estado em Brasília que faça boicote ao Ministério dos Transportes. Foi uma reação à má situação das estradas federais no Ceará.



“Esse ministro, nele eu já perdi a fé. É aquela coisa: promete como sem falta e falta como sem dúvida. Eu chego lá, é umas cortesias danadas, uma gentileza danada. Você sai de lá, parece que ele dá é cotoco pra mim, pelas minhas costas. Só posso imaginar assim. Porque nada do que ele disse até hoje aconteceu. Por isso eu, pessoalmente, confesso que, com esse ministro, não trato mais”, afirmou Cid.

Ele tratou do assunto no último sábado, em Sobral, durante mais uma etapa do programa “Governo do Ceará na Minha Cidade”, mais conhecido como Governo Itinerante, que levou a sede do Executivo estadual à terra natal do governador.

Cid disse ainda que, na primeira oportunidade, levará a situação ao conhecimento da presidente Dilma Rousseff (PT), a quem procurou eximir de culpa. “A Dilma tem um milhão de problemas, não pode cuidar de tudo. Por isso que tem ministério”, justificou.

Ele cobrou ainda ação da representação política do Estado. Sugeriu, inclusive, boicote ao Ministério dos Transportes. “A bancada deveria, seletivamente, escolher alguma coisa que diga respeito ao Ministério dos Transportes e dar uma boicotada. ‘Só liberamos isso aqui se fizerem as coisas lá no Ceará’. Não vai atrapalhar o governo com outras coisas, mas vai concentrar no Ministério dos Transportes”, propôs. E citou como exemplo de medida que poderia ser alvo de boicote os pedidos de suplementação orçamentária para a pasta.

Como protesto pela situação das estradas, Cid convidou a população a participar de um rali na BR-222, rodovia federal cuja situação é considerada a pior no Estado.

O governador disse que o tratamento do Ministério em relação ao Ceará é “desigual e descompromissado”. “Nenhum outro Estado da Federação tem situação tão caótica”. Ele reclamou do controle político que há sobre mo órgão, comandado pelo PR, partido dirigido no Ceará por seu desafeto Lúcio Alcântara.

“No governo do Fernando Henrique Cardoso, aquilo (Ministério dos Transportes) era um feudo do PMDB. E era um antro de corrupção. No governo do Lula, virou um feudo do PR. E, salvo as honrosas exceções, é um antro de corrupção, tráfico de influência, etc., etc”.

Ele ainda acrescentou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é uma “quadrilha”.

Ele, no entanto, negou que a crise envolvendo o órgão e os caciques políticos do Estado seja motivada pela briga por cargos. Pelo menos de sua parte. “Quero é que a BR seja consertada. Não quero saber quem está à frente do Dnit. Não me interessa cargo. O que me interessa são ações”.

Carrapato
Cid lamentou ainda que obras tenham sido paralisadas, em função das denúncias, que levaram boa parte da cúpula do Dnit no Ceará para detrás das grades, no ano passado.

“Pegaram lá esculhambação de tudo quanto é jeito, por um lado. E, por outro lado, a Polícia Federal também exagera e acaba apenando a população. Porque podia fazer um processo para deixar os projetos continuarem e quem tivesse culpa no cartório, depois, seria preso ou obrigado a devolver o dinheiro. Em nome de matar o carrapato, acabaram matando a vaca e pararam tudo”, reclamou.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O Ministério dos Transportes é o órgão mais importante sob comando do PR, partido que, no Ceará, faz oposição ao governador Cid Gomes (PSB). A legenda é comandada, no Estado, pelo ex-governador Lúcio Alcântara. http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/05/09/noticiapoliticajornal,2237770/cid-sugere-boicote-ao-ministerio-dos-transportes.shtml
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário