Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mobilização para salvar Rio Canindé


Clique para Ampliar
Paróquia de São Francisco das Chagas realiza limpeza no Rio Canindé pela preservação do meio ambiente
FOTOS: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Paróquia de São Francisco e comunidade se mobilizam para preservar o principal rio que corta Canindé
Canindé "Fraternidade e a vida no Planeta". Envolvida neste tema da Campanha da Fraternidade, a Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé realizou, na manhã de ontem, com a participação de escolas particulares, estadual e municipal, e autoridades do Município, o dia "D" em defesa do Rio Canindé, principal manancial que corta a cidade protegida por São Francisco, patrono da ecologia.

Antes, a vereadora Zeleide Araújo lançou, na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, o Projeto de Lei que institui em Canindé o Dia Municipal da Consciência Ecológica.

Durante todo o dia, funcionários da Paróquia de São Francisco das Chagas se uniram aos alunos, secretários municipais, voluntários e defensores do meio ambiente para a retirada de todo tipo de dejeto que se encontrava dentro do maior rio do Sertão Central em extensão. Ele corta os Municípios de Itatira, Canindé, Caridade, Paramoti, Apuiarés e Pentecoste.

De acordo com o coordenador pastoral e paroquial, Fábio Soares, o objetivo do evento natural foi sensibilizar a população para a preservação do Rio Canindé, principalmente no seu perímetro urbano, que tem sido tratado como depósito de lixo e esgoto. Segundo ele, o rio representa um patrimônio ambiental para o Município, como também para os munícipes que pertencem à bacia do Vale do Curu.

"O rio não é nosso depósito, onde colocamos tudo aquilo que não precisamos , entulhos, dejetos e outros resíduos que aos poucos vão acabando com a vida do rio e, consequentemente, com a nossa vida e da população e daqueles seres vivos que dependem do rio", alerta o coordenador.

O movimento se estenderá em três etapas: sensibilização e conscientização; uma campanha mais completa; e um trabalho de canalização da rede de esgoto que corre para o rio.

O pároco e reitor da Paróquia de São Francisco, frei João Amilton dos Santos, lembrou que é necessário um trabalho mais amplo para população aceitar a importância do rio.

Enquete
Qual a importância?
"Vamos enviar documento à Prefeitura Canindé para cumprir a Lei que institui o Dia Municipal de Consciência Ecológica" Zileide Araújo, Vereadora
"Fico feliz quando vejo a população de Canindé envolvida nessa luta em defesa do rio. Meu sonho é ver tudo preservado" Frei João Amilton, Pároco de Canindé

MAIS INFORMAÇÕESParóquia de São Francisco das Chagas,
Praça da Basílica, S/N
Centro, Pastoral Paroquial, Telefones: (85) 3343.0017/ 3343.0774

Nenhum comentário:

Postar um comentário