Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Movimento quer beneficiar 700 mil alunos no CE

Clique para Ampliar
A reunião contou com a presença de secretários de Educação de 18 municípios, além de representantes de escolas particulares do Estado do Ceará
FOTO: FRANCISCO VIANA
O movimento visa proporcionar uma ampla mobilização da sociedade para oferecer ensino de qualidade
Atender 230 mil escolas públicas e particulares e cerca de 700 mil alunos no Ceará. Essa é a meta que a Comunidade Internacional para Cooperação em Educação Mind Group, entidade criada há quatro anos em Israel, pretende atingir ainda este ano no Estado.

O passo inicial foi dado, ontem, em reunião que contou com secretários de educação de 18 municípios, além de representantes de escolas particulares. O evento aconteceu no Marina Park Hotel e deverá se estender para outros polos de desenvolvimento do Estado.

A curadoria do evento esteve a cargo do professor Mozart Ramos, que é educador, membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e Fundador do Movimento Todos Pela Educação.

Ele explicou que o movimento visa a proporcionar uma ampla mobilização da sociedade, no sentido de oferecer ensino de qualidade de forma democrática. Para tanto, lembrou um ditado africano que diz: "a educação de uma criança envolve toda a aldeia".

"Esse ditado tem uma grande significação, em vista de que não mais podemos aceitar saídas para a educação de forma verticalizada. Ou seja, de cima para baixo", argumenta. O projeto prevê a criação de redes, voltadas para regiões, e que não sofreriam o problema da descontinuidade com mudanças de gestores públicos.

A melhoria do ensino fundamental e médio, segundo ele, é necessária não apenas no Nordeste, mas em todo o País, onde se vê a política interferindo na continuidade de programas desenvolvidos em gestões anteriores. Ele citou ainda como um problema comum a falta de valorização dos professor e a deficiência dos estudantes nas disciplinas das Ciências Naturais, tal como a Matemática.

Poucos engenheiros
O resultado disso, conforme enfatizou, tem sido o número reduzido de engenheiros no Brasil. Por ano, são formados 30 mil engenheiros, enquanto que na China são 400 mil/ano e na Coreia do Sul, 300 mil.

Segundo Alvaro Cruz, presidente da comunidade no Brasil, "o evento fez parte da rodada internacional para a alta liderança comprometida com a melhoria continuada da educação, o aumento da aprendizagem em sala de aula e o desenvolvimento de habilidades para o século 21. "O Mind Group pretende continuar a fazer relevantes investimentos na educação brasileira, e para tanto, promove esses encontros", afirmou acrescentando que, "temos de direcionar da forma mais inteligente, os quase R$ 7 milhões que investiremos em 2011".

Na ocasião, foram apresentados os resultados do estudo internacional feito pelo Mind Group, em parceria com o Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (Inade), com milhares de alunos do País. O objetivo foi avaliar o aumento de habilidades emocionais, sociais, cognitivas e éticas, com os novos projetos. O evento foi voltado para secretários de educação, mantenedores e lideranças da sociedade civil.

Fique por dentro
Características
da Comunidade Internacional de Cooperação na Educação
Somente para Lideranças Educacionais. A participação na comunidade se dá exclusivamente por convite/indicação de seus membros
Não onerosa: A participação na comunidade é gratuita e subsidiada pelo Mind Lab e suas associadas
Exclusiva para Municípios e Entidades Educacionais interessadas em melhoria continuada da educação
Desenvolvimento de competências e habilidades adequadas ao mundo em que vivemos

MARCUS PEIXOTOREPÓRTER

PÚBLICAS-PRIVADAS
Estado se destaca nas parcerias
O secretário adjunto da Secretaria da Educação do Estado(Seduc), Maurício Holanda, presente ao evento, destacou ao papel de mobilização que o Ceará já vem desenvolvendo, entre as esferas federal, estadual e municipal, bem como a inserção da iniciativa privada nos projetos do segmento educacional.

Sobre isso, o curador Mozart Neves, destacou o Ceará como o Estado nordestino que mais desenvolveu as parcerias públicas- privadas, além de ter apresentado uma evolução no aprendizado da disciplina de Matemática, conforme os exames submetidos em 2003 e 2009.

"Aqui existe uma articulação que ainda estamos perseguindo em outros Estados. Não há tanta divisão política e também ficaram dividendos do projeto de criação dos núcleos de Ciência e Tecnologia, criados pelo ex-secretário de Ciência e Tecnologia Ariosto Holanda", ressaltou.

Comunidade
A Mind Group, foi criada em Israel e têm como objetivo, cultivar a cooperação entre as principais lideranças educacionais públicas e privadas ao redor do mundo, por interesse na melhoria da educação através da troca de experiências, inovação e difusão de melhores práticas de ensino-aprendizagem.

A MindGroup um termo de cooperação não oneroso. Nesse processo é viabilizado o acesso a informações e o intercâmbio de experiências e desenvolvimento de pessoal docente e técnico para atender a programas e projetos de interesse mútuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário