Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de maio de 2011

LULA GANHA "ORCAR" NO SINDICATO

Leandro Amaral
Foto: Marciel Peres
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta quinta-feira (12) que o prêmio recebido na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, tem significado especial e será guardado como um grande título. “Quero agradecer, pois eu o considero como meu Oscar. Tudo o que eu fiz é pouco diante do que vocês fizeram por mim na Presidência”, disse.
 
Tradicionalmente, ao discursar na entidade, Lula relembra os momentos de projeção do sindicalismo e não fugiu à regra durante a comemoração dos 52 anos do sindicato. “Tudo o que aconteceu na minha vida, aconteceu aqui. Eu conheci a Marisa (Letícia) aqui, ela se apaixonou por mim aqui e meus filhos também estiveram aqui”, resgatou. 
Ele foi o centro das atenções no aniversário da representação da categoria. Foi recebido com o já conhecido grito de “olê, olá, Lula...” e posou para dezenas de fotos com os trabalhadores.  Lula recebeu o prêmio João Ferrador. Com a aparência de um metalúrgico, Ferrador foi a ilustração criada em 1972 pelo cartunista Hélio Vargas e redesenhado pelo ilustrador Laerte para apresentar as reivindicações da categoria na Tribuna Metalúrgica.
 
Ao driblar a censura que a ditadura militar impunha à imprensa, o personagem tornou-se o porta-voz dos trabalhadores. As Cartas do João Ferrador, publicadas entre 1972 a 1980 e dirigidas ao governo militar, denunciavam as condições de vida e a exploração do trabalho.
Criado em 2009, o prêmio tem o objetivo de reconhecer aqueles que contribuem com a promoção da cidadania, dos direitos humanos e sociais, da Justiça e da democracia. O ministro da Fazenda Guido Mantega foi o primeiro premiado.
 
“Nesse ano premiamos o Lula pelo papel no governo federal (oito anos como presidente)”, disse o presidente do sindicato dos Metalúrgicos, Sérgio Nobre. “Saiu de Pernambuco e veio para São Paulo para chegar até a presidência. É uma vitória da classe trabalhadora. É um orgulho para nós”, inflamou o dirigente.
Essa foi a primeira vez que Lula voltou ao Sindicato dos Metalúrgicos desde que deixou a Presidência da República. Além dele, foram premiados por promoverem ações cidadãs a educadora Maria Helena Negreiros e a Rede Comunitária de Pré-vestibulares e Educação para Afrodescendentes e Carentes (Educafro).
 
Exemplo democrático
 
Lula fez um discurso de 15 minutos (rápido se comparado aos rotineiros). Na fala, intercalada com saudações aos ‘companheiros’ posicionados na plateia, ele não poupou elogios ao sindicato. “É o único que nasceu grande”, disse. “O Brasil não conhece o que é fazer sindicalismo como em São Bernardo. A CUT (Central Única dos Trabalhadores) não conhece. Posso dizer que não há nada mais democrático que a escolha de uma diretoria aqui”, sustentou, referindo-se também à democracia efetuada nos oito anos de estadia em Brasília.
Lula disse ainda que fará um documentário para “mostrar todo tipo de gente que entrou no Palácio do Planalto”. “Não houve um segmento da sociedade que não participou de uma decisão”, exaltou. Na saída do evento, Lula – bem humorado – evitou a esperada coletiva de imprensa com a justificativa de que “ainda está desencarnando da presidência”. Descontraído, deixou o último pavimento da entidade, onde foi feita a solenidade, com um mega-fone que ganhou de Sabrina Sato, do programa Pânico na TV.
 
Luiz Marinho afirma que William Dib está desesperado
 
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, que também participou da premiação de Lula no sindicato, disse que não acredita na unidade PPS/PSDB para a sucessão municipal de 2012. Em recentes afirmações, o ex-prefeito William Dib (PSDB) tem cogitado a possibilidade de ser vice numa chapa que seria encabeçada pelo deputado estadual Alex Manente (PPS). “Acho que por parte do Dib é desespero”.
 
O petista avalia que é cedo para tratar de definições no tocante a chapa majoritária que postulará a reeleição. Indagado sobre a intenção de mudar seu vice, Marinho foi enfático. 
“O Frank é leal, participa e não tem porque não continuar. Eu não tenho nenhuma restrição ao nome dele. A princípio, o vice é Frank Aguiar (PTB)”, disse. “Só se o conjunto de partidos entender diferente no momento da decisão”, ponderou.
 
Marisa
Sobre as recentes especulações que versam sobre uma possível escolha de Marisa Letícia (esposa de Lula) como vice em 2012, o prefeito sorriu e disse que “vê com bons olhos”. “A dona Marisa tem condições até de ser prefeita. Se ela reivindicar, eu abro mão”, brincou. Porém, revelou que até o momento “não consta que ela deseja ser candidata nem a prefeita e nem a vice”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário