Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de abril de 2011

Uece, Uva e Urca fazem manifestação em frente ao Palácio da Abolição

Audiência será marcada na próxima segunda-feira, com o governador Cid Gomes.
Por: Beth Rebouças

Estudantes das três universidades estaduais, UECE, Uva e Urca, passaram a manhã mobilizados em frente ao Palácio da Abolição. Com apitos, latas, faixas e cartazes, além do carro de som do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, que está em greve, conseguiram que um grupo, de 12 representantes das instituições, fosse recebido, no Palácio, pelo coordenador de Políticas Públicas e Juventude, Ismên io Bezerra e o subchefe de gabinete, Almicy Pinto.
A pauta não entrou em discussão, afirma Erlene Sobral, do Sinduece. Havia o acordo entre a comissão e os alunos que ficaram na via pública, de somente discutir as reivindicações com o governador Cid Gomes. A meia hora de discussão, apenas com a imprensa fazendo foto, ficou acertado que na próxima segunda-feira, 11, o Chefe de gabinete Ivo Gomes marcará com o Governador qual dia será disponibilizado para a audiência. Ficou como sugestão o dia 25, próximo, diz Augusto Nobre, do Sindiurca.

Nas palavras de ordem, o tema da indignação da professora de geografia da Uva, Isorland Caracrist: “Para a Ueva não parar, professor efetivo, já”. Ela diz que a Uva não tem nada, nem uma sede, vez que o prédio da Betânia, onde funciona a reitoria e alguns cursos em Sobral, é alugado da Diocese. Não tem um Restaurante Universitário nem alojamento para universitários e faltam professores.
Outras frases repetidas: “nosso busão é um terror, mas a Hilux está na porta do reitor”, “Eu queria ser um peixe, para em teu lindo Acquário mergulhar”. O coordenador geral do DCE, Dávillo de Lima denuncia que o governo do estado cortou R$ 1 milhão do orçamento da educação e que as universidades estão sucateadas.
Já Ismênio Bezerra, falando pelo Governo, relembrou que Cid Gomes aumentou em 100% os investimentos na educação, custeio e em aumento de salário. Quanto ao corte no repasse, foi para ajuste em reinício da administração, para reduzir gastos com telefone e energia, mas não afetou pessoal, salientou.

http://www.cearaagora.com/noticias/educacao/uece-uva-e-urca-fazem-manifestacao-em-frente-ao-palacio-da-abolicao 

Nenhum comentário:

Postar um comentário