Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de abril de 2011

Cid Gomes conhece novas tecnologias de mobilidade urbana

governador__Cear_152Novas soluções de mobilidade urbana, novas tecnologias para meios de transporte. Com esse objetivo, o governador Cid Gomes está mantendo reuniões e audiências na Europa. Na Itália, ele acompanhou de perto as novas tecnologias empregadas para a construção de trens de passageiros, que poderão ser empregadas nos trens da Linha Leste do Metrô de Fortaleza e no Ramal Parangaba-Mucuripe. A Linha Leste terá início na estação central Xico da Silva, onde também se encontrarão as Linhas Oeste e Sul, no Centro de Fortaleza, seguindo pela região de bairros da Aldeota e Papicu, terminado na avenida Washington Soares. Já a Linha Parangaba-Mucuripe será de grande importância para a ligação entre o setor hoteleiro da orla de Fortaleza e o Centro da Capital a partir de sua integração com a Linha Sul. Atualmente, o ramal é operado somente por trens de carga, mas até a Copa de 2014 deverá passar a ter um fluxo misto, transportando também passageiros. A Linha será operada por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), trens de superfície semelhantes aos usados na Europa, que oferecem aos passageiros conforto e segurança. O projeto prevê ao longo dos 13 km, 10 estações de superfície, seis passagens subterrâneas, um elevado e um viaduto ferroviários, atendendo aos bairros Parangaba, Aeroporto, Montese, São João do Tauape, Dionísio Torres, Adeota, Papicu e Mucuripe.

Na semana passada, em Sevilha, na Espanha, Cid Gomes se reuniu com diretores da Endesa, empresa que atua na distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia e que no Ceará presta serviços a 2,9 milhões de clientes. No encontro, Cid conferiu a apresentação do Centro de Controle de Telegestão de Medição Elétrica Inteligente, já em utilização nas cidades europeias de veículos elétricos, e o Governador adiantou a intenção em incentivar empresas cearenses do setor para pesquisas na área. Cid Gomes foi recebido pelo presidente da Endesa, Francisco Arteaga Arlacon. No encontro também participaram o Diretor Institucional e de Comunicação da Coelce, José Nunes; Diretor de Relações Intitucionais da Endesa, Pedro Mendez; a Diretora do Projeto de Telegestão, Rocio Millan, além de técnicos do setor. A telegestão oferece vantagens para o sistema elétrico, já que proporciona informação confiável e constante sobre o comportamento da rede, o que permite uma melhor tomada de decisões, melhoria da eficiência global do sistema elétrico e o evitamento de sobrecargas. Além disso, o sistema também contribui para reduzir as perdas de distribuição, e favorece a gestão da demanda energética, contribuindo para a eficiência energética e para a redução das emissões de dióxido de carbono.

Ainda na última semana, na França, o Governador manteve audiência com Gabriel Colo e Jean Christophe Mitterrand, representantes de um grupo chinês que pretende investir na produção de etanol no Ceará. A viagem para a China que Cid faria no fim da semana passada foi adiada para junho, já que uma das três audiências previstas foi transferida. Na Ásia, Cid manterá encontros com empresas de siderurgia, mobilidade urbana e de automóveis. O vice Domingos Filho estará no exercício do Governo até o dia 27.


25.04.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - 85 3466.4898)

Nenhum comentário:

Postar um comentário