Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Maranguape premiado por investir na Educação

Chegamos lá!!! O PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa) reconhecidamente tem mudado a cara da alfabetização de todas as crianças do Estado do Ceará. Desde 2007 todos os municípios cearenses vêm buscando novas estratégias para chegarem ao topo da escala que define quem está dando conta do processo de alfabetização das crianças até 7 anos de idade.

por Gildázio Freire

Comparando o mapa do estado de 2007 até 2010, percebemos o grande avanço que os municípios deram em seus resultados. O Mapa do Ceará está praticamente todo “pintado” de verde escuro, parecido com a serra de Maranguape. Por falar em Maranguape... Olha, quem trabalha com educação sabe que os resultados são processuais, eles não vêm da noite para o dia. E o nosso município também entrou nesta luta antes mesmo da implantação do PAIC nos 184 municípios do Ceará.


Nas edições de 2007, 2008 e 2009 ficamos no nível suficiente da escala de proficiência. Podemos dizer que o município foi muito bem no início das avaliações externas. Começamos no nível mais próximo do desejável na escala de proficiência, faltando apenas subir mais um degrau para chegarmos ao maior e melhor nível. Continuamos o trabalho árduo, com muitos obstáculos, mas com uma incomparável garra e força de vontade.

Começamos a entender que alfabetização é prioridade. Com isso muitas ações foram implementadas em nossas escolas e a cada dia que passava percebíamos que estávamos chegando mais perto do que nós desejamos: garantir a alfabetização de todas as crianças do nosso querido município.

Talvez poucas pessoas saibam desse grande esforço concentrado pela Secretaria Municipal de Educação e por todas as nossas escolas. Afinal, é típico do ser humano divulgar o negativismo, a baderna e a imoralidade. Ah, divulgam até muitas inverdades na tentativa de derrubar uma administração que vem trabalhando com seriedade. Mas... Esqueçamos do que é impróprio para este momento, pois o que quero dizer mesmo é que na última avaliação do SPAECE-Alfa o município de Maranguape chegou ao topo da escala. Recebemos o reconhecimento do Governo do Estado como um dos municípios de melhor desempenho no processo de alfabetização de nossas crianças. Comemoremos!

Hoje somos município desejável e isso significa dizer que estamos dando conta da alfabetização de nossos pequenos. Precisamos reconhecer o esforço empreendido pelo nosso Prefeito Municipal George Valentim, pelo Secretário de Educação Gilvan Paiva, toda a equipe da Secretaria de Educação especialmente a Célula do Ensino Fundamental e de forma muito especial todos os Núcleos Gestores das escolas que não mediram esforços para chegarmos ao melhor nível.

Mas, com a permissão de todos, preciso dedicar um parágrafo inteiro aos que mais brilham nessa festa que são os PROFESSORES. Eles estão todos os dias na luta, estudam, planejam e fazem de tudo para verem seus alunos alfabetizados. Sem o compromisso dos que estão diretamente na sala de aula, por mais que tivéssemos nos esforçado, não haveríamos chegado ao resultado obtido.

Como diz o grande mestre Rubem Alves "Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem... O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido!" Então que todas as pessoas de visão turva por opção possam enxergar com os olhos da realidade que Maranguape tem investido sim em educação e que os resultados estão aparecendo a cada dia.

O que queremos é garantir que todas as nossas crianças aprendam e que possam ter um futuro digno, capazes de serem cidadãos e cidadãs maranguapenses de bem e que contribuirão para o crescimento do nosso município.

Não podemos esconder nossa vaidade e nossa felicidade em estarmos no top da escala. O resultado obtido é a demonstração do trabalho empreendido e da atenção dada pelos nossos gestores a todo esse processo. É preciso contagiar a todos e dizer que se alegrem, dividam este momento com toda a comunidade escolar e comemorem mais essa vitória dentre tantas já conquistadas no município.

Para encerrar quero lembrar Paulo Freire que diz “a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.

Por isso, alegremo-nos, esta conquista foi coletiva. A vitória é de todos! Tenho certeza que continuaremos na batalha para crescermos cada vez mais.

Gildázio Freire é Gerente do Núcleo de Gestão Escolar

Fonte: Prefeitura de Maranguape
http://www.vermelho.org.br/ce/noticia.php?id_noticia=155267&id_secao=61

Um comentário:

  1. Os alunos da comunidade de Viçosa em Maranguape andam de 3 a 5 km a pé para pegarem o transporte escolar. Eles almoçam às 10h da manhã para irem ao encontro do transporte e seguem a pé em pleno sol do meio dia, pois as aulas começam às 13hs na comunidade de Tabatinga.
    Eles retornam às 18h até o local onde o transporte escolar os deixaram anteriormente.

    Todo o percurso da casa das crianças ao colégio na tabatinga é aproximadamente 10 km, e o transporte escolar só os leva de 3 a 5 km o restante os estudantes fazem a pé.
    A associação dos moradores já enviou ofício para a Secretária de Educação e ao Senhor Prefeito e até a presente data nada foi resolvido.

    O motorista, quando as mães reclamam por não deixarem os estudantes em casa ou próximo, diz que está fazendo um favor.
    O mais grave é que a maiorias desses estudantes tem menos de 11 anos.

    Já está em discussão na associação em levar uma reportagem para acompanhar todo o percurso desses estudantes, se a Prefeitura não resolver o mais breve possível. Com certeza isso vai acontecer.

    ResponderExcluir