Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A greve dos professores de Fortaleza e a imprensa local

Bruna Dantas



Sempre acompanho seu blog e tenho admiração pela sua imparcialidade diante dos fatos ao longo do tempo.
Estou escrevendo esse post para relatar um pouco o que está acontecendo na educação em Fortaleza, cuja prefeita é a senhora Luiziane Lins (PT).

Há cerca de um mês os professores do município iniciaram uma greve reivindicando a implementação do piso salarial. Esta é uma lei federal de 2008, que foi questionada ainda em 2008 por cinco governadores no STF. Os governadores argumentavam que a lei era inconstitucional. Pois bem, após longos dois anos no STF esse processo foi recentemente julgado, e os ministros consideraram improcedente a ação de inconstitucionalidade.
A lei fixa um vencimento básico para os professores que têm formação de nível médio. À época esse valor era 950,00, mas hoje com as devidas atualizações está em 1.597,87. Esse valor deve ser o vencimento mínimo que um professor que tem nível médio deve receber. Tal valor deve incidir em toda a carreira, ou seja, os professores que têm nível superior, pós-graduação, devem receber proporcionalmente dentro da carreira os valores correspondentes.
Outro ponto importante fixado pela lei é o tempo de planejamento do professor. Este deve ser de no mínimo 1/3 da jornada de trabalho.
Após muitas tentativas infrutíferas de negociação a prefeita enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que burla completamente a lei do piso salarial (link para compreender o projeto da prefeita:http://www.sindiute.org.br/index.php?option=com_content&view=ar...).
Terça-feira última seria o dia de votação desse projeto de lei, mas os vereadores foram impedidos pelos professores que lá se manifestavam.
A imprensa local tem posto os professores como os responsáveis pelo caos na educação de Fortaleza. Em uma de suas últimas matérias, o jornal Diário do Nordeste, numa matéria assinada pelo jornalista Edison Silva, tem a seguinte frase: "Discutir a paralisação dos mestres, suas razões e legalidade, é um capítulo à parte". Nessa matéria ele fala dos grandes prejuízos que são causados aos alunos pela greve. Quanto às razões dos professores para realizarem essa paralisação ele resume ao trecho acima transcrito.
Faço um apelo à você Nassif, para que acompanhe, na medida do possível, o desenrolar dessa história, e divulgue o outro lado da moeda. Os professores estão apenas cobrando a implementação de uma lei, que por sinal, foi sancionada pelo Presidente Lula, que faz parte do mesmo partido de Luiziane Lins, o Partido dos Trabalhadores (PT).
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/a-greve-dos-professores-de?xg_source=shorten_twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário