Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fortaleza afunda em buracos


fotos: Rodrigo carvalho
Av. Leste-oeste: há uma semana, o mesmo buraco foi fechado pela Cagece, mas tornou a abrir
FOTOS: RODRIGO CARVALHO
Ontem, mais duas crateras se abriram na Capital. Uma no Pirambu e outra no bairro Joaquim Távora
Fortaleza está tomada por buracos. Eles estão por toda parte e a cada dia parecem se multiplicar. Basta dar uma chuva um pouco mais forte e eles já aparecem. Em alguns pontos tradicionais da Cidade, como nas avenidas Dom Manoel e Leste-Oeste, o problema já se tornou crônico. Tanto, que os próprios moradores fazem piada da situação.

O asfalto cedeu em mais dois pontos da Capital formando enorme cratera. O primeiro no Pirambu, na Avenida Castelo Branco (Leste-Oeste), esquina com Rua Francisco Cordeiro, o segundo no bairro Joaquim Távora, no cruzamento das ruas Professor Carvalho com a Professor Mário Rocha.

Kit
"É o kit inverno: todo ano tem. Vem chuva, vem buraco". A declaração do músico Cleudo Sousa Ribeiro resume bem o sentimento dos moradores do Pirambu. "O bairro vai afundar. Toda semana esse buraco abre", diz a dona-de-casa Luiza de Sousa, 68, enquanto observava a cratera formada na Avenida Castello Branco, esquina com Rua Francisco Cordeiro, provocados por obras da Companhia de Água e Esgoto do Ceará.

Ela conta que há menos de uma semana o mesmo buraco foi fechado pela Cagece, mas mais uma vez tornou a abrir. "Aqui só não morre gente, mas vive tendo batidas. A gente acorda de madrugada com o barulho", denuncia Luiza. A Cagece, através da assessoria de imprensa, informa que desde ontem o local está sendo recuperado.

O órgão afirma que o que ocasionou os danos na tubulação foi o excesso de água de chuva, que não deveria ser despejada na tubulação de esgoto, e sim na de drenagem.

Prazo
O prazo para término do serviço é até amanhã, no fim do dia, segundo a Cagece. Enquanto isso, o tráfego será organizado pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC).

O órgão esclarece ainda que a intervenção possui certa complexidade, por causa da profundidade de nove metros onde se encontra a tubulação.

No Centro, um buraco formado na calçada da Rua Castro e Silva, próximo a Rua Barão do Rio Branco, foi considerado o culpado pelo desabamento de parte de um estabelecimento comercial. Segundo Rogildo Vasconcelos, proprietário do empreendimento, o buraco foi aberto por causa da chuva.

Para amenizar a situação ele resolveu colocar entulho no local. Contudo, com a forte chuva da madrugada de ontem, a água levou o entulho e comprometeu a estrutura da edificação, que teve a parte frontal desabada.

O incidente ocorreu por volta das 5 horas. Por sorte ninguém foi atingido. O prejuízo, de acordo do proprietário do estabelecimento, é de R$ 50 mil.

Por toda cidade o que se viu foi a destruição da infraestrutura da Cidade. Ruas já esburacadas se tornaram perigosas, pois as poças d´água esconderam as crateras. Nas áreas de risco a situação foi de alagamentos.

ENQUETE
Falta estrutura
"É a maior tristeza da gente, a rua cheia de buracos. É serviço malfeito e com o peso dos carros, o asfalto arrebenta"
Celeuna Jardim Félix, 84 ANOS, Aposentada
"Toda chuva que dá, o asfalto cede. As bocas de lobo entopem e inundam tudo. Essa pista é muito malfeita" José Ivan Sousa da Silva, 39 ANOS, Vendedor
LUANA LIMAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário