Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ministério] Futuro de Ciro será decidido hoje

A presidente eleita Dilma Rousseff prometeu anunciar hoje qual será a participação do PSB em seu futuro Governo. PMDB demonstra apreensão
Dilma pode anunciar hoje a pasta a ser ocupada por Ciro Gomes (VALTER CAMPANATO / ABr) Dilma pode anunciar hoje a pasta a ser ocupada por Ciro Gomes (VALTER CAMPANATO / ABr)
Após pausa de um dia para comemorar o aniversário de 63 anos, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) retoma hoje as negociações rumo à formação de seu ministério. É também nesta quarta-feira que a petista pode anunciar o cearense Ciro Gomes (PSB) para comando da pasta da Integração Nacional. Em viagem de férias à Europa, Ciro conversaria ontem, por telefone, com a petista. Além de parabenizá-la pela data, ele responderia ao convite feito na última sexta-feira.

Naquele dia, em Brasília, Dilma ofereceu ao PSB a Integração Nacional e a Secretaria de Portos e Aeroportos. Ao O POVO, o vice-presidente nacional do partido, Roberto Amaral, explicou que a cúpula da sigla havia chegado a indicar Ciro para o Ministério da Saúde. “Mas o leite já tinha sido derramado. Ela informou que a pasta já estava ocupada”, disse Amaral.

Mesmo não tendo sido oficialmente confirmada, a participação do cearense no futuro Governo já causou reação entre aliados. O presidente nacional do PMDB e vice de Dilma, Michel Temer, adiantou que “Ciro vai precisar ter cautela verbal” caso tope assumir um cargo no primeiro escalão.

O aviso faz referência às críticas lançadas pelo peessebista durante a campanha eleitoral deste ano. Ele chegou a dizer que “quem manda no PMDB não tem escrúpulo. É um ajuntamento de assaltantes”. Questionado sobre a advertência de Temer, Roberto Amaral saiu em defesa do correligionário: “Ele já é bem grandinho e dispensa esse tipo de sugestão”.

Futuro
Ontem, o irmão de Ciro e governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), evitou se antecipar ao anúncio de Dilma, mas avaliou que, uma vez incorporado à equipe da petista, o cearense não deve disputar a eleição presidencial de 2014. “Pelo que conheço dele, essa seria uma indicação de que não pleiteará na eleição seguinte o cargo de quem o colocou no ministério”, afirmou o governador Cid Gomes, durante visita às obras da Transposição do Rio São Francisco. (Com agências).

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA
Polêmico, Ciro Gomes foi retirado à força, pelo PSB, da disputa presidencial deste ano. Após a decisão, ele se disse desapontado, mas depois garantiu trabalhar pela vitória de Dilma. Estaria ele disposto também a servi-la no Governo?

PT E PMDB NO MINISTÉRIO

Já confirmados
PMDB: Garibaldi Alves (Previdência Social), Wagner Rossi (Agricultura), Edison Lobão (Minas e Energia), Pedro Novais (Turismo), Moreira Franco (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e Nelson Jobim (Defesa).

PT: Antônio Palocci (Casa Civil), Paulo Bernardo (Comunicações), Ideli Salvatti (Pesca), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos), José Eduardo Cardozo (Justiça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário