Total de visualizações de página

sábado, 18 de dezembro de 2010

CIRO GOMES ACEITOU CONVITE PARA ASSUMIR UM MINISTÉRIO

 Governo Dilma] PSB cobra vaga extra para acomodar Ciro Gomes

 O irmão do governador Cid Gomes aceitou convite para assumir um ministério. Mas o PSB nacional já tinha indicados para as duas vagas cedidas ao partido e, por isso, pediu uma pasta a mais. Dilma responde amanhã


O pernambucano Eduardo Campos e, ao fundo, o cearense Cid Gomes: divergências dentro do PSB (ABR)  
O pernambucano Eduardo Campos e, ao fundo, o cearense Cid Gomes: divergências dentro do PSB (ABR)

A equipe de transição do governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) deverá responder amanhã se concede ou não uma vaga a mais para o PSB no primeiro escalão do futuro Governo Federal. O partido já conta com dois postos, mas enfrenta problemas para acomodar três nomes, entre eles o do deputado federal Ciro Gomes (PSB).

Na última quarta-feira, 15, a executiva nacional do PSB se reuniu em Brasília e decidiu pedir mais uma vaga no primeiro escalão do futuro governo. O pedido foi entregue ao deputado federal Antônio Palocci (PT-SP), que age na equipe de transição como interlocutor de Dilma e foi indicado para a Casa Civil.

A decisão de pressionar Dilma a ceder mais uma vaga ao PSB é uma forma de resolver o conflito interno que o partido vem vivendo entre o grupo comandado pelo governador de Pernambuco e presidente nacional da sigla, Eduardo Campos, e o grupo do governador do Ceará, Cid Gomes, que tem bom trânsito com a presidente eleita.

Na expectativa de acomodar o ex-prefeito de Petrolina (PE), Fernando Bezerra Coelho, no Ministério da Integração Nacional, e mais um deputado federal do PSB na Secretaria de Portos e Aeroportos, Eduardo Campos teria rejeitado o nome de Ciro para ocupar uma das duas vagas cedidas por Dilma ao PSB. Mas foi a própria presidente eleita quem convidou Ciro, que integrou a coordenação nacional de sua campanha.

Ânimos exaltados
Na quarta, Cid Gomes levou a Dilma, em Brasília, a notícia de que seu irmão Ciro aceitaria o convite para ocupar um de seus ministérios. Ciro está de férias na Europa e só deve retornar ao Brasil no dia 21.

Naquele dia, contudo, após o evento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o balanço de seu governo, no Palácio do Planalto, Eduardo Campos, Cid e o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, teriam conversado em um canto nada reservado do salão principal. Eles se exaltaram ao discutir a acomodação de Ciro. Logo depois, a reunião do PSB teria sido convocada e de lá sairia o “consenso” de pedir mais uma vaga à petista.

Roberto Amaral nega que tenha havido “exaltação” e garante que, na conversa, eles discutiam sobre a reunião que ocorreria em seguida. “Não houve nada de exaltação. Não teve impasses, foi tudo consenso. O PSB não abre mão da participação do Ciro e não abre mão de ter três posições no governo”, afirmou Amaral.

Segundo o vice-presidente, o PSB nacional nunca chegou a negociar com a equipe de transição para que Ciro fosse convidado na cota pessoal de Dilma, deixando as duas vagas do PSB abertas os outros dois nomes do partido. Entre os três indicados, “nós não temos prioridades, nós queremos as três vagas”, assegurou.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, não teria aceito que Ciro fosse indicado para o primeiro escalão de Dilma na cota do PSB. A compreensão é de que ele não integra os quadros históricos do partido.

SAIBA MAIS

Dilma terá escritório em Porto Alegre
A partir de janeiro, Dilma contará com um escritório no centro de Porto Alegre (RS), com local ainda indefinido.

Dilma poderá despachar do local quando estiver na cidade, onde fez carreira política e para onde costuma ir regularmente visitar a filha e o neto Gabriel, que terão direito a carro blindado e segurança na cola.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) também procura uma casa na zona sul para abrigar os militares que farão sua segurança nos próximos quatro anos.

O modelo de escritório foi adotado pelo presidente Lula, cujo escritório de São Paulo será mantido por Dilma.

Em janeiro, serão desativados os escritórios de São Bernardo, onde moram filhos e netos de Lula, e em Florianópolis (SC), onde vive a filha de Lula do primeiro casamento, Lurian.

Robson Braga
robsonbraga@opovo.com.br
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2010/12/18/noticiapoliticajornal,2079563/governo-dilma-psb-cobra-vaga-extra-para-acomodar-ciro-gomes.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário