Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Lula no CE] De saída, presidente promete novo Nordeste até 2012

Na região do Cariri, ontem, o presidente Lula prometeu que em 2012 estarão concluídas as obras da Transnordestina e da transposição do Rio São Francisco. Em discurso, destacou sua preocupação com a região

Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao Ceará, a poucos dias de deixar a Presidência da República (IGOR DE MELO) Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao Ceará, a poucos dias de deixar a Presidência da República (IGOR DE MELO)

Pedro Alves
ENVIADO AO CARIRI
pedroalves@opovo.com.br

Transnordestina completamente concluída, obras da transposição das águas do rio São Francisco finalizadas e a construção da Refinaria no Ceará a todo vapor. Em sua passagem pelo município de Missão Velha, na região do Cariri, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu um novo Nordeste a partir de 2012, com a execução desses projetos, tocados durante seu governo.

A Transnordestina deve potencializar o transporte de cargas nos estados cortados pela ferrovia - Pernambuco, Ceará e Piauí. No Ceará, a previsão do Governo do Estado é de que, em trechos estratégicos, os volumes transportados anualmente possam dobrar, o que elevaria a competitividade da produção agrícola.

Já a transposição do Rio São Francisco pretende levar as águas do velho Chico para estados como Ceará, Pernambuco e Rio Grande Norte, abastecendo rios e pequenos açudes em regiões atingidas pela seca.

13ª viagem ao Ceará
Em um discurso inflamado, Lula chegou a gritar: “Não era justo que o Nordeste fosse tratado como a escória do Brasil”, referindo-se a governos anteriores.

Nesta que foi sua 13º passagem pelo Ceará em viagens oficiais, Lula participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção do trecho da Transnordestina que vai de Missão Velha até ao Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O trecho tem 526,57 quilômetros e as obras devem gerar 7 mil empregos no Estado, segundo a Transnordestina Logística S.A.

Antes da cerimônia, o presidente percorreu cerca de 15 quilômetros em uma locomotiva sobre trilhos da ferrovia, em um trecho dentro de Missão Velha que já está concluído.

O presidente da Transnordestina Logística S.A, Tufi Daher, destacou que, com isso, Lula cumpria a promessa, feita em reuniões, de que ainda andaria sobre a ferrovia como presidente. Atualmente, cerca de 11 mil pessoas já estão empregadas nas obras da Transnordestina.

Em um dos momentos mais inusitados de seu discurso, Lula apontou o dedo para o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), chamando-o de “ingrato” por ter dito ao público, minutos antes, de aquela seria a última visita do presidente ao Ceará. Em seguida, Lula explicou ao público que já tinha combinado com Cid Gomes que voltará ao Ceará ainda este mês para lançar a pedra fundamental da Refinaria.

A possível volta do presidente Lula ao Ceará deve acontecer nos dias 28 ou 29 deste mês, sendo, por tanto, um dos últimos compromissos de Lula na Presidência da República.

Ao lado de Lula, no palanque montado no Centro de Missão Velha, além de Eunício e Pimentel, estavam também o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), o vice-governador eleito, deputado estadual Domingos Filho (PMDB), o atual vice-governador, Francisco Pinheiro (PT), o deputado federal Arnon Bezerra (PTB), o presidente da empresa Transnordestina Logística S.A, Tufi Daher, o ministro da Integração Nacional, João Santana e técnico do Ministérios dos Transportes, Bernardo Figueiredo.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Em alta na reta final do mandato, o presidente Lula tem saldo suficiente para prometer o que prometeu. A questão é o reflexo, em forma de pressão, que isso terá sobre a gestão da aliada Dilma Rousseff

Nenhum comentário:

Postar um comentário