Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Lula já está em Fortaleza

 
O presidente Lula já está em Fortaleza. Ele desembarcou por volta das 23h05min desta noite de terça-feira na Base Aérea. Com ele, uma comitiva formada por parlamentares cearenses. Lula pernoitará no Gran Marquise Hotel, na avenida Beira Mar, um dos cartões postais da cidade.
A agenda do presidente, nesta última visita ao Ceará antes de entregar o cargo para Dilma Rousseff (PT), sábado que vem, terá início, segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a partir das 10 horas. Ao lado do governador Cid Gomes (PSB) e outras autoridades, Lula vai lançar a pedra fundamental da refinaria Premium que a Petrobras promete construir no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana)
Esse projeto, no entanto, ainda não foi elaborado e não conta com licença ambiental. É um sonho antigo do cearense que esbarra, entre alguns obstáculos, na localização: a área é da comunidade indígena Anacé, o que gerou uma peleja judicial.
Do Ceará, o presidente seguirá para Salvador.

O presidente Lula ganhou festão de despedidas no Marco Zero, no Recife. Ao lado do governador Eduardo Campos, ele se emocionou, discursou e fez uma espécie de balanço de gestão. Em vários momentos, o presidente chorou. Das canções dos violeiros Valdir Perez e João Paraibano, passando pelo discurso do governador e durante sua própria fala.
“Perdi em 1989, 1994, 1998. Perdi porque o povo pobre tinha medo de mim, e tinham razão. O povo pobre pensava que não sabia de nada e não podiam escolher um presidente que não sabia de nada também. Marise, minha esposa, disse para eu não desanimar porque isso iria acontecer, aconteceu em 2002″, desabafou Lula, ao cair no choro.
O presidente contou toda sua trajetória, sua infância pobre no município de Caetés, a história de retirante pernambucano em São Paulo, ao mesmo tempo que lembrou das obras da Transnordestina e Transposição do Rio São Francisco. Obras que, segundo ele, atenderam a pedidos do ex-governador Miguel Arraes. “Se eu falhasse não era só o presidente que iria falhar, seria toda a classe trabalhadora”, disse.
Faltando apenas quatro dias para deixar a presidência, Lula avisou que não vai sumir do mapa.

“Apenas vou deixar a presidência, mas podem ter certeza que vocês não vão se livrar de mim. Vocês vão me ver nas ruas deste País”, ressaltou. Lula ainda enalteceu pernambucanos considerados fundamentais pela para o “bom desempenho de seu Governo”. “O povo chora para fora. O político chora para dentro”, relatou.
(Com Blog da Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário