Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Lula discursa no Ceará no lançamento da pedra fundamental da refinaria P...

Emocionante despedida de Lula (Lançamento da Pedra Fundamental da Refina...

A erradicação da miséria no Brasil Messias Pontes



Artigo do Messias Pontes para 29.12.10
Diz a sabedoria popular que após a tempestade vem a bonança. E a tempestade no Brasil demorou muito para ser debelada. Foram cinco séculos de tempos ruins para o brasileiro, período em que quatro grandes tragédias se abateram sobre esse valoroso povo: os 380 de escravidão dos nossos irmãos negros, os oito anos de ditadura do Estado Novo, os 21 anos de ditadura militar que infelicitou a nação com o terrorismo de Estado, e os dez anos de neoliberalismo comandados pelo desgoverno tucano-pefelista – dois anos sob Collor de Mello e oito sob o Coisa Ruim (FHC).
A partir de 1º de janeiro de 2003 começou no Brasil um novo ciclo, desta vez virtuoso, tendo à frente o retirante nordestino e ex-operário metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva. Pela primeira vez na nossa história um homem de origem humilde ascende ao mais alto posto da nação e deixa o posto como o presidente melhor avaliado, com mais de 80% de aprovação, chegando a mais de 90% nas regiões Norte e Nordeste.
Outro fato inédito e da maior importância acontecerá no próximo sábado 1º de janeiro, quando a primeira mulher assumirá a Presidência da República. Além da condição de mulher, a presidente Dilma Rousseff é uma ex-presa política que foi seqüestrada,barbaramente torturada  e passou três anos encarcerada nos porões da ditadura militar. Inegavelmente um grande avanço democrático.
O presidente Lula enterrou o neoliberalismo, resgatou a autoestima dos brasileiros, tirou 22 milhões da condição de miséria, levou 36 milhões à classe média – que já é maioria -, além de transformar o País em protagonista no concerto das nações. Nunca um presidente brasileiro foi tão condecorado no mundo inteiro como ele, sendo o mais popular e respeitado chefe de Estado e de Governo.
O cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, melhor que ninguém, definiu magistralmente a política externa do governo do presidente Lula: “Hoje, o Brasil não mais fala fino com os Estados Unidos e nem fala grosso com o Paraguai e a Bolívia”. Esse legado será uma, dentre outros feitos extraordinários, grande herança recebida pela presidente Dilma Rousseff. A subserviência e o atrelamento automático ao império do Norte são coisas de um triste passado.
À presidente Dilma resta ampliar os espaços democráticos e erradicar para sempre a miséria em nosso País. Esse compromisso ela vai reafirmar no próximo sábado e certamente contará com o apoio da esmagadora maioria dos brasileiros. Porém, a exemplo do presidente Lula, Dilma Rousseff terá contra ela as carcomidas oligarquias e a velha mídia conservadora, venal e golpista. Aliás, durante toda a campanha eleitoral ela sofreu a mais infame campanha dessa velha mídia que tem como núcleo o GAFE – Globo, Abril, Folha e Estadão.
Os colonistas e demais jornalistas amestrados podem tirar o cavalinho da chuva, pois o povo brasileiro não mais permitirá retrocessos. Mesmo assim vão continuar, inutilmente, a sórdida campanha levada a efeito nos últimos oito anos. As dondocas e seus poodles que só usam perfume francês, vão ter de se acostumar com o perfume da Avon dos “Zé povim” que agora viaja de avião por todo o País e até para fora dele. Tudo por conta desse “governo espúrio” que fortaleceu o mercado interno com as políticas públicas e o aumento real da massa salarial das classes trabalhadoras, e que a presidente Dilma dará prosseguimento.
Além do apoio popular, a presidente Dilma contará com folgada maioria no Congresso Nacional, em especial no Senado onde o presidente Lula sofreu grandes derrotas. Com a determinação que a caracteriza, podemos acreditar que o seu governo será marcado pela erradicação da miséria que as elites teimam em manter.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Pentecoste não pode ficar esperando Papai Noel

 
Por Nonato Furtado 
Ainda lembro a época em que eu acreditava em Papai Noel. Pois é, mas como sempre fui uma criança meio desconfiada, esse período não durou muito tempo. Também confesso que me desapontei com o papai Noel rapidinho. Ao passar pelos shoppings ainda vejo cenas curiosas de pais em longas filas de espera para que seus filhos façam os pedidos ao bom velhinho. Hoje, não vejo o Papal Noel, vejo um senhor, no geral já aposentado, que descobre uma forma de ganhar uma renda extra para complementar o orçamento familiar.

O tempo passa e os filhos fingem que acreditam e os pais fingem que acreditam que os filhos acreditam. Pronto. Esse teatro é, em certos momentos, interessante. Assim, a família vive esse jogo até o ponto de o filho desapontado com o presente quebrar a cadeia da encenação.

Esse natal me levou a muitas reflexões, principalmente sobre a minha cidade. Penso que Pentecoste vive a metáfora da descoberta do garoto. Está chegando no momento de deixar de acreditar no homem dos presentes. Durante muitos anos, as pessoas viviam (e ainda vivem) esperando a época da política (entenda como período eleitoral) para ganharem seus presentes. Parece que muita gente, mesmo depois de adulta, ainda segue acreditando no Papai Noel. Outros fingem que acreditam. Mas, o que significa acreditar no velhinho no contexto eleitoral?

O nosso grande exemplo é a política municipal. As Eleições de 2012 já estão ganhando uma grande relevância nas rodas de conversa. Especulações em torno de algumas figuras: “Rapaz, tu acha que fulano sai candidato?”, “Ei, é verdade que cicrano lançou a candidatura dele ontem em almoço com a família?”, “A única pessoa que une a oposição é beltrano?”, “Quem será o candidato do prefeito?”, “Ei, partido tal vai ter que fazer uma prévia porque tem dois nomes fortes para a disputa.”, “O fulano disse que já tem um milhão reservado para gastar.”, “Rapaz, aquele movimento lá não tá brincando não. Eles vão lançar candidato mesmo.”, são essas e muitas outras as perguntas que são os motes para as discussões.

Não acreditar em Papai Noel, nesse contexto, é não fantasiar, é não sofrer de esquizofrenia política, é analisar as possibilidades reais e a melhor alternativa para o município. Passou a época de tentar empurrar candidato goela abaixo na população. A cidade precisa de nomes que vivam e conheçam de perto seus problemas, que consigam dar a resposta necessária ao município, que sejam uma oportunidade para construir um projeto de futuro para nosso povo, que possa inserir Pentecoste no topo das cidades mais desenvolvidas do estado, o município tem potencial para isso. Pensar o contrário disso é voltar, depois de velho, a acreditar em Papai Noel.

Lula é o governante mais popular do mundo , diz CNT/Sensus

 

Lula fecha governo com avaliação positiva recorde, diz CNT/Sensus

Qua, 29 Dez, 04h48
SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou o governo com avaliação recorde de 87% para seu desempenho pessoal, conforme pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Instituto Sensus divulgada nesta quarta-feira. Em setembro deste ano, essa percepção era de 80,7%.
PUBLICIDADE
O número de pessoas que desaprovaram o desempenho do presidente recuou, saindo de 16,4% para 10,7%. A pesquisa mostra ainda que houve uma redução na parcela de pessoas que não souberam responder, saindo de 3% para 2,4%.
Quanto ao governo de Lula, a pesquisa mostra novamente avaliação positiva. Na opinião de 2 mil entrevistados, o governo obteve um bom desempenho. Dos entrevistados deste mês, 83,4% consideraram a administração atual como positiva. A avaliação anterior era de 79,4%.
A proporção com impressão negativa do governo caiu para 2,2% no estudo de dezembro ante os 4% do último levantamento. Também houve recuo na parcela dos entrevistados que classificaram a gestão atual como regular - de 15,9% para 13,7%.
Os números mais recentes fazem parte da 92ª Rodada da Pesquisa de Opinião Pública Nacional, realizada com 2 mil pessoas em 136 municípios do país entre os dias 23 e 27 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Lula e Cid lançam pedra fundamental da Refinaria do Ceará



PDF
A instalação da refinaria Premium II da Petrobras no Ceará já começou a virar realidade. A confirmação foi dada nesta quarta-feira (29) quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador Cid Gomes, lançou a pedra fundamental da Refinaria e deu início à segunda etapa dos serviços de sondagem do terreno. O empreendimento ficará localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, a estimativa é que até o quarto trimestre de 2011 as obras civis sejam iniciadas para que a Refinaria entre em operação em 2017. Durante o lançamento, o presidente Lula chegou a sugerir que as autoridades façam uma agenda conjunta para que o cronograma seja obedecido.


Em discurso, Lula destacou que não poderia finalizar o seu governo sem garantir que um dos sonhos mais antigos da população do Ceará saísse do papel. “Política não é feita apenas de realização, mas também de gestos. E eu precisava voltar aqui para fazer esse gesto com o Ceará e com o Cid, de assumir o compromisso final de que esse Estado terá finalmente a tão sonhada Refinaria”, reforçou. “Há sete anos a Petrobras dizia que o Brasil não precisava de mais refinarias. Além da Premium II, o Governo Federal vai entregar as refinarias de Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Com essa Refinaria cearense, vamos exportar um produto refinado para agregar mais valor e garantir mais dinheiro”, explicou Lula.


Lula também falou sobras obras da Transposição do São Francisco e da Transnordestina. “O Ceará que não tinha água vai ter a Transposição. O Ceará que não tinha Refinaria vai ter a Premium, com um produto tão bom que dá até para beber. E o Ceará vai ter também uma Ferrovia e uma Siderúrgica e o governador Cid Gomes já incluiu no PAC2 o Cinturão de Águas. Em breve, o Ceará terá mais água que Belém”, brincou o Presidente, que ressaltou ainda o trabalho do ex-ministro Ciro Gomes para o início das obras da Transposição e do trabalho de engenharia para a Ferrovia Transnordestina.


No discurso, o governador Cid Gomes agradeceu a parceria entre Governo do Estado e Governo Federal que está melhorando a vida das pessoas. Cid usou como exemplo dessa melhoria a construção de grandes empreendimentos, como a Refinaria Premium II, a Ferrovia Transnordestina e a Transposição do Rio São Francisco. “Todos os sonhos pensados por pessoas que amam o Nordeste estão sendo iniciados ou concluídos pelo maior e melhor Presidente do Brasil”, destacou.


Na solenidade, o Governador chamou, em videoconferência, a participação do superintendente da Infraero Sérgio Baltore, que apresentou ao presidente Lula o novo terminal de cargas do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Cid destacou ainda que, naquele mesmo momento, centenas de pessoas estavam reunidas em Cariré, na Região Norte do Estado, para a inauguração do Açude Taquara. O Governador, aproveitou o mento e anunciou o projeto da Caixa Econômica Federal que, por meio do programa “Minha Casa Minha Vida” construirá 6.986 unidades habitacionais em Fortaleza, Cascavel, Caucaia, Maranguape e Pacajus para famílias com renda de até três salários mínimos representando um investimento de R$ 308 milhões.


Ainda durante a solenidade, o Governador ressaltou a importância da construção da Transnordestina, que vai interligar os Portos de Pecém, Suape e a fronteira agrícola no sul do Piauí, “vai permitir de forma definitiva a interiorização do desenvolvimento industrial”, analisou. “Dom Pedro II pensou em uma solução para resolver o problema da falta de água no Nordeste com a Transposição do São Francisco, quem viabilizou as obras, onde hoje trabalham 12 mil nordestinos, foi o Lula”, completou Cid.


O Presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, explicou que neste momento estão acontecendo as sondagens do terreno, que compreenderão a perfuração de 520 poços. Toda a área de sondagem já está liberada. O segundo passo, após a legalização do terreno – que será finalizada em janeiro, com a liberação dos últimos 80 hectares – é iniciar as obras de terraplanagem. “Em seguida o projeto técnico básico será contratado e vamos iniciar o processo de licitação”, explicou o Presidente da Petrobras. Ainda segundo Gabrielli, os recursos destinados para o empreendimento já estão garantidos no orçamento da Empresa. “A Petrobras tem uma decisão definitiva de que a Refinaria Premium II ficará localizada no Ceará. E que no ano de 2017 ela entra em operação”, reforçou Gabrielli.


Considerada uma das maiores refinarias de petróleo do mundo, a Premium II produzirá 300 mil litros de barris por dia e receberá investimento de US$ 11 bilhões. Segundo a Petrobras sua produção diesel servirá tanto para exportação como para atender o mercado brasileiro. As obras para sua instalação vão gerar cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos.


29.12.2010

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.6247)

Despedida de Lula - Base Sonora

Homenagem do poeta Antônio Batista à Lula

Lula já está em Fortaleza

 
O presidente Lula já está em Fortaleza. Ele desembarcou por volta das 23h05min desta noite de terça-feira na Base Aérea. Com ele, uma comitiva formada por parlamentares cearenses. Lula pernoitará no Gran Marquise Hotel, na avenida Beira Mar, um dos cartões postais da cidade.
A agenda do presidente, nesta última visita ao Ceará antes de entregar o cargo para Dilma Rousseff (PT), sábado que vem, terá início, segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a partir das 10 horas. Ao lado do governador Cid Gomes (PSB) e outras autoridades, Lula vai lançar a pedra fundamental da refinaria Premium que a Petrobras promete construir no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana)
Esse projeto, no entanto, ainda não foi elaborado e não conta com licença ambiental. É um sonho antigo do cearense que esbarra, entre alguns obstáculos, na localização: a área é da comunidade indígena Anacé, o que gerou uma peleja judicial.
Do Ceará, o presidente seguirá para Salvador.

O presidente Lula ganhou festão de despedidas no Marco Zero, no Recife. Ao lado do governador Eduardo Campos, ele se emocionou, discursou e fez uma espécie de balanço de gestão. Em vários momentos, o presidente chorou. Das canções dos violeiros Valdir Perez e João Paraibano, passando pelo discurso do governador e durante sua própria fala.
“Perdi em 1989, 1994, 1998. Perdi porque o povo pobre tinha medo de mim, e tinham razão. O povo pobre pensava que não sabia de nada e não podiam escolher um presidente que não sabia de nada também. Marise, minha esposa, disse para eu não desanimar porque isso iria acontecer, aconteceu em 2002″, desabafou Lula, ao cair no choro.
O presidente contou toda sua trajetória, sua infância pobre no município de Caetés, a história de retirante pernambucano em São Paulo, ao mesmo tempo que lembrou das obras da Transnordestina e Transposição do Rio São Francisco. Obras que, segundo ele, atenderam a pedidos do ex-governador Miguel Arraes. “Se eu falhasse não era só o presidente que iria falhar, seria toda a classe trabalhadora”, disse.
Faltando apenas quatro dias para deixar a presidência, Lula avisou que não vai sumir do mapa.

“Apenas vou deixar a presidência, mas podem ter certeza que vocês não vão se livrar de mim. Vocês vão me ver nas ruas deste País”, ressaltou. Lula ainda enalteceu pernambucanos considerados fundamentais pela para o “bom desempenho de seu Governo”. “O povo chora para fora. O político chora para dentro”, relatou.
(Com Blog da Folha)

Lula onde o erro venceu o acerto

Um dia após mostrar os principais acertos da era Lula, O POVO aponta, com ajuda de especialistas, o maior fracasso do já quase ex-presidente, criticado por não cumprir a promessa de levar à aprovação as reformas estruturantes
Lula não utilizou seu alto capital político para levar adiante reformas que o País exige e que são consideradas fundamentais para o futuro (MAURICIO LIMA /AFP) Lula não utilizou seu alto capital político para levar adiante reformas que o País exige e que são consideradas fundamentais para o futuro (MAURICIO LIMA /AFP)
Ao longo de uma gestão bem avaliada, porém controversa, o já quase ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi apontado em escândalos de corrupção, criticado pelo avanço da dengue, responsabilizado pelo rombo na dívida interna do País. Nada disso, entretanto, deu origem à mácula que o petista carregará ao deixar o Palácio do Planalto. Para especialistas ouvidos pelo O POVO, o maior fracasso de Lula foi não ter dado o tratamento devido àquilo que, oito anos atrás, ele dissera que nada o impediria de realizar: as reformas política, previdenciária, tributária e trabalhista.

Ficará para a neófita Dilma Rousseff (PT) o desafio de articular no Congresso Nacional a aprovação de mudanças cruciais na Constituição, como o financiamento de campanhas eleitorais, a redefinição na cobrança de impostos e as regras da aposentadoria – ajustes polêmicos, mas tidos como necessários ao desenvolvimento do Brasil em longo prazo.

O próprio Lula chegou a afirmar que, a partir de agora, será uma espécie de “pedra no sapato” do PT, cobrando empenho pelas reformas. “Uma pessoa com o capital político dele poderia, sim, ter plantado transformações mais substanciais aos sucessores. Lula não usou sua força para isso”, lamentou o economista e coordenador do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Néri.

Nos últimos anos, o governo chegou a enviar ao Legislativo algumas propostas nesse sentido, chegando a aprovar versões iniciais de textos no campo tributário e previdenciário. A reforma política – bandeira defendida no discurso de quase todo candidato – perdeu espaço para mini-reformas eleitorais.

Segundo o cientista político Valmir Lopes, da Universidade Federal do Ceará, o medo de desagradar aos aliados e, assim, acabar perdendo dividendos políticos surgiu como obstáculo para a tramitação desses projetos. Para o especialista, Lula acabou se tornando refém de sua popularidade e do grande arco de alianças que conseguiu formar no Congresso. “Ao fazer isso, ele ficou incapaz de promover qualquer reforma institucional importante. Ao não fazer nada, ele não descontenta nenhum dos aliados, dos mais progressistas aos mais atrasados”, argumentou

Pragmatismo
O presidente também teria cometido exageros ao elevar à terceira potência o que se chama de pragmatismo político, em nome da governabilidade. É o que aponta Lopes e o também sociólogo Pedro Albuquerque, professor da Universidade de Fortaleza (Unifor).

''Houve um retrocesso a práticas que, antes, eram combatidas no País. O Congresso foi colocado como apêndice do Governo. As alianças não foram costuradas em função do viés partidário. Houve aparelhamento”, criticou Albuquerque, que fez questão de frisar que não se considera um anti-Lula.

Dilma foi eleita em moldes semelhantes e, assim como seu mentor, prometeu mudanças. As atenções e cobranças, agora, voltam-se para ela. Conseguirá a novata petista fazer o que nem o veterano chefe do Executivo foi capaz?

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Um balanço de oito anos, por mais que seja de uma governante aprovado pela população, sempre há de considerar erros e acertos numa mesma dimensão. Desde que se pondere as razões pelas quais um e outro ocorre

LEIA AMANHÃ

O Lula que desce a rampa
no próximo dia 1º de janeiro será o mesmo que a subiu pela primeira vez, em 2003? Veja o que dizem especialistas, que também discutirão as transformações que Lula sofreu pelo exercício do poder.
NÚMEROS

931 MIL
Casos de dengue foram registrados em 2010. O triplo comparado a 2003

1,7
TRILHÃO DE REAIS
É a dívida interna atual do Brasil, correspondendo a inédito 60% do PIB

9,7%
DE ANALFABETOS
Uma queda tímida no índice, que em 2003, era de 11,6%, é criticada por especialistas

Hébely Rebouças
hebely@opovo.com.br

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

MINHA ETERNA GRATIDÃO

No próximo dia 31 o  presidente Lula completa oito anos na presidência, no comando do país, governando para todos os brasileiros.  Nunca antes na história da humanidade  um presidente  encerrou  um longo mandato  com tamanha aclamação popular. Foi o melhor presidente que o Brasil já teve. E Lula  é reconhecido internacionalmente:  todos os povos do mundo gostariam de tê-lo como governante.  Foi um vitorioso  desde do nascimento no agreste nordestino, onde sobreviveu à seca, à miséria.  Após migrar com a mãe e irmãos para São Paulo, comeu o pão que o diabo amassou sem jamais perder o ânimo. Ex-metalúrgico, ex-sindicalista, liderou centenas de milhares de operários em várias greves  por melhores salários e condições de trabalho.  Enfrentou a ditadura militar, foi preso político.  Lula é único, não há  ninguém com tanto carisma, determinação, hombridade e sinceridade.  Assumiu um país falido, com mais de 54 milhões de pessoas  na extrema  miséria, sem emprego, moradia, saúde, educação, sem esperança nem  dignidade, e transformou o Brasil , fez o povo sentir orgulho de ser brasileiro.  Ao longo de seu governo mais de 12 milhões de famílias saíram da miséria extrema,  mais de 15 milhões de empregos foram gerados. Foram implantados o SAMU, a Farmácia Popular, o Brasil Sorridente, o PROUNI, o Luz para Todos. Graças ao apoio e empenho de Lula, o Brasil vai sediar a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016. Esses eventos já estão gerando milhões de empregos diretos e indiretos, colocarão o Brasil no topo do mundo.  Lula determinou a Transposição do rio  São Francisco,  levando água  para o semi-árido do Nordeste, a construção da ferrovia Transnordesdina, a implantação de uma refinaria no Nordeste, a Abreu e Lima, a construção das hidrelétricas de  Jirau, Santo Antônio e Belo Monte. Lula deixa o governo após criar 345 escolas técnicas federais e 15  novas universidades federais, nenhum outro presidente fez tanto pela  a  educação. Minhas homenagens ao Lula do PAC 1, do PAC 2, do programa Minha Casa Minha Vida.  Ao Lula que enfrentou com sabedoria e responsabilidade a crise econômica mundial,  na qual o Brasil foi o último a  entrar e o primeiro a sair. Para nós, uma marolinha, como ele disse. Minhas homenagens a quem propiciou os investimentos na Petrobras que levaram à descoberta das jazidas do Pré-Sal, garantiu os investimentos que reativaram a industria naval.  Ao Lula da entrevista aos blogueiros, dos almoços  natalinos  com os catadores de lixo. Minhas homenagens ao seu amor pelo povo brasileiro.  Ao deixar  o comando do país, Lula vai deixar saudades não só em milhões de brasileiros, mas em multidões de todo o mundo. Minhas homenagens ao homem que fez o impossível sem que ninguém se desse conta, tamanha a naturalidade de suas ações. Minhas homenagens ao político que elegeu sua candidata, Dilma Rousseff,  a primeira mulher presidente do Brasil,  para continuar o seu governo,  fazer o que  faltou,  melhorar  e inovar para os novos tempos.  Minha eterna gratidão a Lula, Luiz Inácio Lula da Silva, o melhor presidente de todos os tempos.
Jussara Seixas

Lula: “Dejar de hacer política sería como dejar de respirar”

A tres días de entregar el mando
El presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula Da Silva.
A falta de tres días para entregar la Presidencia de Brasil a Dilma Rousseff, el mandatario Luiz Inacio Lula da Silva descartó tajantemente la hipótesis de abandonar la política:“Sería como dejar de alimentarme o de respirar”, apuntó.
“No existe esta hipótesis de que yo vaya a abandonar la política. No puedo tirar por la ventana la experiencia acumulada al ejercer un gobierno que está considerado como muy exitoso”, dijo el mandatario, en la última columna semanal de su gestión, publicada por decenas de diarios brasileños.
En el texto, Lula reveló dos de los planes que tiene para el futuro: recorrer Brasil para“verificar lo que hemos construido en estos ocho años de mandato” y ayudar a los países pobres de América Latina y de África a través de “los modelos que nosotros hemos construido aliando el crecimiento económico con políticas eficaces de transferencia de renta”.
“Pretendo también actuar dentro de mi partido (el de los Trabajadores, PT) y en alianza con varios otros para viabilizar las reformas política y tributaria”, agregó el presidente saliente.
Lula utilizó además su columna de despedida para elogiar a Rousseff y pronosticó que su delfín y sucesora electa sorprenderá por “su capacidad de comandar, de producir, de impulsar las cosas”.
“Dilma ya sorprendió a muchos al participar en un proceso que jamás había vivido antes -la disputa electoral- y salir victoriosa. Ella tiene una gran capacidad de aprender y de adaptarse a situaciones nuevas y extraordinarias. Su fibra es impresionante”, agregó.
Desde Argentina, para Blog da Dilma, Sergio Pindo

O modo Lula de fazer política

Na segunda parte da série sobre a Era Lula, O POVO discute a forma de fazer política ao longo dos anos de poder petista e mostra os avanços e retrocessos do estilo Lula de se relacionar com os partidos e o Congresso Nacional
 (Lula com Fernando Henrique, Collor e Sarney: conciliação foi a marca da política de Lula) (Lula com Fernando Henrique, Collor e Sarney: conciliação foi a marca da política de Lula)

Quando Luiz Inácio Lula da Silva subiu a rampa do Palácio do Planalto, em 1º de janeiro de 2003, chegava cercado de desconfianças sobre a condução econômica, mas com muita expectativa sobre a transformação das práticas políticas, sobretudo no aspecto ético.

Daqui a cinco dias, quando entregar a Presidência a Dilma Rousseff (PT), terá deixado como legado, por um lado, o sucesso na economia. Por outro, uma condução marcada pela ambiguidade, a conciliação até com antigos adversários e também por escândalos.

A tentativa de se equilibrar entre polos opostos foi uma das marcas maiores da era Lula na política. Longe do Lula radical, viu-se alguém que evitou os confrontos e tentou passar por cima das contradições sociais, econômicas e partidárias. E aí se diferenciou da administração Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Entre as mudanças promovidas, a mais visível é a tentativa de agradar, ao mesmo tempo, os movimentos sociais historicamente aliados ao PT e as classes mais favorecidas do País, que, aos poucos, perdia o medo de eleger um metalúrgico presidente.

De um lado, manteve sempre à frente do Ministério da Agricultura nomes do agronegócio. Enquanto isso, o Ministério do Desenvolvimento Agrário era entregue aos setores do PT que mantém boas relações com setores socais como o Movimento dos Sem Terra (MST).

“Outros governos conviveram com tais ambiguidades, mas não foi tão marcante, presente e explícita como agora”, avalia o professor Leonardo Barbosa, do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia.

Apesar das ambiguidades, o Governo Lula se demonstrou “mais progressista, popular e democrático” do que a gestão de FHC.

Causas do mensalão
O governo Lula reforçou o chamado “presidencialismo de coalizão”, sistema de alianças partidárias que alimenta as negociações entre Executivo e Legislativo desde a redemocratização. Para garantir a governabilidade, Lula se aliou às forças políticas consideradas “atrasadas”, como José Sarney (PMDB) e Fernando Collor (PTB).

Em 2005, os problemas decorrentes desse jeito de fazer política vieram à tona através do escândalo do mensalão, em que o PT era acusado de distribuir dinheiro a parlamentares em troca de apoio no Congresso Nacional.

O governo Lula fracassou também na tentativa de fazer a reforma política, apontada como solução para a crise ética. O Executivo chegou a encaminhar a proposta, que, contudo, jamais entrou na pauta do Legislativo.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O estilo conciliador ao extremo de Lula não foi garantia de tranquilidade política. Pelo contrário, a relação com o Congresso, os aliados e, em alguns momentos, até com o próprio partido foi turbulenta, temperada por escândalos.

RESUMO DA SÉRIE

Lula e o regionalismo
Lula não conseguiu desenvolver uma política regionalista. Ainda assim, o Nordeste saiu ganhando.
 
Robson Braga
robsonbraga@opovo.com.br

Cid convoca deputados estaduais para secretário e abre seis vagas para suplentes

O governador Cid Gomes (PSB) mostrou habilidade e, digamos, muita generosidade com a sua base aliada. A convocação de seis deputados estaduais para cargos de secretário, o que se consolidou nesta segunda-feira em coletiva na Residência Oficial, abriu chance para suplentes assumirem posições na Assembleia Legislativa.

Cid convocou Camilo Santana (Cidades), Mauro Filho (Fazenda), Francisco Pinheiro (Cultura), Ivo Gomes (Chefe de Gabinete), Nelson Martins (Desenvolvimento Sgrário) e até o tucano Gony Arruda, no que serão convocados para vagas de deputado os seguintes nomes:

- José Teodoro (PSDB), que viu na última hora sua vaga ir para o peemedebista Daniel Oliveira;

- Maílson Lucena, presidente estadual do PRB, que é sigla alternativa do Palácio Iracema;

- Inês Arruda (PMDB), casada com o deputado federal José Gerardo Arruda, que desistiu da reeleição e indicou o filho, Gerardinho, que não logrou êxito;

- Ana Paula Cruz (PRB), de Juazeiro do Norte;

- Doutora Silvana (PMDB).

- Antônio Carlos (PT), que será o líder do Governo na Assembleia.
Blog do Eliomar

Datafolha: Cid Gomes é considerado o 2º melhor governador do Brasil

Portal Verdes Mares

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), é considerado o segundo melhor governador do Brasil, segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (24).
Cid Gomes ficou atrás apenas de Eduardo Campos, também do PSB, governador de Pernambuco. Eduardo Campos teve 82,84% dos votos válidos nas eleições e a nota média atribuída por moradores do Estado de Pernambuco foi de 8,4.
> Como você avalia o governo do Ceará?
Cid tem aprovação de 65%
De acordo com a pesquisa, Cid Gomes - que teve 61,27% dos votos nas eleições - obteve nota média de 7,6 e aprovação de 65% dos cearenses.
Ainda segundo a Datafolha, tm terceiro lugar, ficou o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), reeleito com 63,83% dos votos. Ele teve nota média de 7,3 e aprovação de 60% dos baianos.
A pesquisa foi feita entre 17 e 19 de novembro, com 11.281 eleitores, em 421 municípios. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Fotos dos Secretários de Cid Gomes

http://www.flickr.com/photos/verdesmares/sets/72157625558953937/show/

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cid Gomes anuncia novo Secretariado

27 de Dezembro de 2010 - 17h40 

No início da tarde desta segunda-feira (27/12), o governador reeleito Cid Gomes (PSB) anunciou os novos nomes que farão parte do seu novo secretariado. Alguns secretários permanecem nas pastas e outros nomes também foram anunciados. Mais uma vez o governador demonstrou grande habilidade política para assegurar o apoio necessário ao seu goveno.

Cid e os novos secretários O anúncio aconteceu na Residência Oficial, em Fortaleza.
O atual Secretário de Saúde, Arruda Bastos (PCdoB) é um dos que continuarão a integrar a equipe governamental do Ceará. O primoroso trabalho que vem sendo feito desde 2007, ainda na administração do também comunista João Ananias - eleito deputado federal - foi reconhecido com a confirmação de sua permanência na pasta. Além de Arruda Bastos, também permanecem nos cargos Arialdo Pinho (Casa Civil), Ivo Gomes (Chefia de Gabinete), Izolda Cela (Secretaria da Educação), Mauro Filho (Secretaria da Fazenda), René Barreira (Ciência e Tecnologia), César Pinheiro (Recursos Hídricos), Ivan Bezerra (Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico), Fernando Oliveira (Procuradoria Geral do Estado), Bismarck Maia (Turismo) e Edgar Linhares (Conselho Estadual de Educação).

Revelando-se, mais uma vez, um talentoso articulador político, Cid Gomes incluiu algumas novidades na sua equipe com clara sinalização política. A mais evidente é a presença do deputado estadual Gony Arruda na Secretaria de Esporte. Eleito pelo PSDB, que, segundo Cid, não foi consutado enquanto partido, Arruda é um dos quatro deputados tucanos que pretendem divergir da orientação partidária de fazer oposição ao governo estadual. Ao convocar Gony, o governador ainda assegura a permanência do deputado Teodoro Soares, também do PSDB, cuja base principal é Sobral e a região norte do estado, berço político de Cid Gomnes.

Outra indicação importante é a do suplente de deputado estadual do PDT, Evandro Leitão para a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social. O partido elegeu quatro deputados estaduais, entre eles Heitor Férrer, que pauta centro sua atuação como opositor ao governo estadual, seja ele qual for. Com o PDT no secretariado Cid assegura maior apoio parlamentar. Ainda no plano partidário, Cid Gomes convocou três dos cinco deputados estaduais eleitos pelo PT e manteve nas mãos do partido a liderança do governo, que será exercida por Antonio Carlos Freitas, suplente da coligação e que será efetivado. As secretarias das Cidades, de Desenvolvimento Agrário e Cultura serão dirigidas por deputados petistas que se licenciarão dos mandatos. Com esse movimento a composição da bancada governista sofre uma pequena alteração: o PT perde dois deputados, o PMDB e o PRB ganham dois cada. Estes dois partidos dirigirão também secretarias. O PMDB estará à frente da Secretaria de Recursos Hídricos, da Controladoria Geral e do Conselho de Políticas de Meio Ambiente. Já o PRB terá o ex-deputado federal Flávio Bezerra à frente da Secretaria de Pesca e Aquicultura, a ser criada. Toda a movimentação política feita por Cid Gomes tem um claro objetivo: assegurar uma tranquila base parlamentar e comprometer os partidos que lhe dão sustentação com as ações de governo.

Cid Gomes fez ainda uma clara sinalização de priorizar a segurança pública. Depois de apostar no delegado da Polícia Federal, Roberto Monteiro, durante seu primeiro governo, quando o programa Ronda do Quarteirão foi implantado, além da ampliação do número de policiais e da infraestrutura da segurança, o governador entrega a tarefa para o Coronel Francisco Bezerra, com quem trabalha desde que foi Presidente da Assembléia Legislativa, no início dos anos 90. Já para a Secretaria de Justiça e Cidadania foi indicada Mariana Lobo, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará.

O governador Cid Gomes anunciou nesta tarde, na Residência Oficial, os nomes dos secretários que farão parte de seu segundo mandato. Veja lista completa:


Casa Civil:
Arialdo Pinho, 60 anos, sem filiação partidária

Casa Militar: Coronel Brasil, 48 anos, sem filiação partidária

Chefia de Gabinete: Ivo Gomes, 43 anos, PSB

Procuradoria Geral do Estado: Fernando Oliveira, 46 anos, sem filiação partidária

Secretaria da Fazenda: Mauro Filho, 51 anos, PSB

Controladoria Geral do Estado (CGE): João Melo, 70 anos, PMDB

Secretaria da Educação: Izolda Cela, PT

Conselho Estadual de Educação:
Edgar Linhares, 81 anos, PSB

Secretaria da Saúde: Arruda Bastos, 55 anos, PCdoB

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social:
Coronel Bezerra, 45 anos, sem filiação partidária

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social: Evandro Leitão, 43 anos, PDT


Secretaria do Esporte: Gony Arruda, 38anos, PSDB

Secretaria da Cultura: Francisco Pinheiro, 56 anos, PT

Secretaria da Ciência e Tecnologia: René Barreira, PSB

Secretaria da Justiça e Cidadania: Mariana Lobo, sem filiação partidária

Secretaria da Infraestrutura: Adail Fontenel, 61 anos, PRB

Secretaria dosRecursos Hídricos: César Pinheiro, 61 anos, PMDB

Secretaria das Cidades: Camilo Santana, 42 anos, PT

Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam): Paulo Henrique Lustosa, 42 anos, PMDB

Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico: Ivan Bezerra, PSB

Secretaria do Turismo: Bismarck Maia, 53 anos, PSB

Secretaria do Desenvolvimento Agrário: Nelson Martin, 51 anos, PT

Secretaria Extraordinária da Copa: Ferruccio Feitosa, 41 anos, PSB

Secretaria da Pesca: Flávio Bezerra, 49 anos, PRB 

O suplente de deputado estadual pelo PT, Antônio Carlos, deverá ser o futuro líder do Governo na Assembleia Legislativa.

Os nomes dos titulares da Agência do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), da Secretaria do Planejamento e da Controladoria da Polícia (a ser criada) não foram divulgados nesta segunda-feira.


De Fortaleza,
Carolina Campos e Inácio Carvalho


http://www.vermelho.org.br/ce/noticia.php?id_noticia=144436&id_secao=61
http://www.opovo.com.br/app/politica/2010/12/27/noticiacolunapolitica,2082799/cid-gomes-anuncia-secretariado-veja-lista-completa.shtml

Calem a boca, nordestinos! (corrigido)

Tenho muito orgulho de ser nordestino. :)
PDF Imprimir E-mail
Por José Barbosa Junior   
A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.
Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra... outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.
Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!".
Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos "amigos" Houaiss e Aurélio) do nosso país.
E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!
Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial  Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos... pasmem... PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.
Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.
Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura...
Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner...
E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melofias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia...
Ah! Nordestinos...
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário... coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso... mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!
Minha mensagem então é essa: - Calem a boca, nordestinos!
Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”

Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!

PT mantém posições na equipe de Cid e aliado de Luizianne é indicado para líder do Governo

O Partido dos Trabalhadores deverá contar com três secretarias na nova equipe do governador Cid Gomes. Pelo menos, foi o que ficou fechado neste domingo, durante reunião que a prefeita Luizianne Lins, presidente estadual da legenda, comandou num restaurante de Fortaleza. Entre os presentes, o deputado federal José Nobre Guimarães, vice estadual, o atual vice, Francisco Pinheiro, e outros membros da executiva estadual.
Pelo que ficou acertado, eis a lista entregue pelo PT e as pastas:
* Deputado estadual eleito Camilo Santana – Secretaria das Cidades, no lugar de Joaquim Cartaxo, que luta para ocupar um cargo federal; Camilo chegou a ser o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário na atual gestão cidista.
* Deputado estadual reeleito Nelson Martins deixa a liderança do Governo na Assembleia e ocupará a Secretaria do Desenvolvimento Agrário.
* Francisco Pinheiro, atual vice-governador e que foi eleito deputado estadual, será o novo Secretário da Cultura no lugar do professor Auto Filho.
SURPRESA – Antõnio Carlos, primeiro suplente de deputado estadual e ligado à prefeita Luizianne Lins, será convocado e, tudo indica, deverá ser o novo líder do Governo na Assembleia. Essa é uma forma do PT amarrar a parceria com Cid Gomes de olho em 2012.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL


EU IMAGINEI ESTAR RECEBENDO NESTE NATAL, UM PRESENTE MARAVILHOSO CHAMADO “ABRAÇO”, PORÉM, TENHO CERTEZA QUE ME INDAGARÃO:
PORQUE UM ABRAÇO COMO PRESENTE DE NATAL?AÍ É QUE ESTÁ!
NO NATAL RECEBEMOS PRESENTES DOS MAIS VARIADOS TIPOS,
VINDO DAS MÃOS DE DIVERSAS PESSOAS, ÀS VEZES, NEM TEMOS TANTA AMIZADE COM AQUELE QUE NOS PRESENTEIA, MAS O RECEBEMOS COM UM SORRISO E UM APERTO DE MÃOS OU BEIJINHO NAS FACES COMO AGRADECIMENTO PELA LEMBRANÇA COMEMORATIVA DO NATAL.

O IMPORTANTE NESTE NATAL É FAZERMOS DIFERENTE, SERMOS DIFERENTES, PORTANTO, AO ME  ENCONTRARES EM QUALQUER LUGAR, SORRIA E ME DÊ UM ABRAÇO BEM FORTE COMO PRESENTE DE NATAL, QUE FICAREI MUITO SATISFEITO E LISONGEADO POR FAZER PARTE DO SEU ROL DE AMIZADES E MERECEDOR DESTE ABRAÇO.
O ABRAÇO TRANSMITE ENERGIA, CARINHO, AMOR FRATERNO, CUMPLICIDADE E COMPANHEIRISMO ENTRE AS PESSOAS QUE SE RESPEITAM.
POSSO NÃO ENCHER-ME DE PACOTES DE PRESENTES, MAS COM CERTEZA TEREI MEU CORAÇÃO  TRANSBORDANDO DE FELICIDADES.
E PARA PROVAR QUE TE AMO E TE RESPEITO COMO MEU SEMELHANTE E FILHOS DO MESMO DEUS, TE ABRAÇAREI COM CARINHO QUANDO NOS ENCONTRARMOS.
E O MEU DESEJO É UM…
FELIZ NATAL PARA TODOS!!!