Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Palestra de abertura do SuperAção Enem 2011: sucesso total



Aconteceu na noite dessa terça-feira, dia 05/07, a palestra da abertura do SuperAção Enem  2011. O palestrante foi o Professor Lucineudo Machado (UERN) que falou sobre a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias na prova do Enem. A palestra aconteceu no Ginásio Coberto da Escola Estadual de Educação Profissional de Pentecoste.
A princípio, a palestra estava prevista para o auditório da escola com capacidade para cerca de 150 pessoas sentadas. No entanto, as inscrições ultrapassaram a marca de 420. Contando que muitas pessoas que fizeram a inscrição no momento da palestra, os presentes no evento ultrapassaram 500. Dessa forma, a coordenação resolveu mudar a realização para o ginásio da escola.
No momento inicial do evento, houve a composição da mesa com as seguintes personalidades presentes: Elton Luz (Diretor da Escola Profissional), Professora Kátia (Diretora da Escola Estadual Tabelião), Professora Josenice Martins (Diretora da Escola Estadual Etelvina), Professora Otília (Diretora da CREDE 02 Itapipoca), Psicóloga Marina Studart (Representante da SEDUC), Professor Nonato Furtado (Coordenador do SuperAção Enem), Dra. Ivoneide Moura (Vice Prefeita de Pentecoste), Professor Dr. João Henrique (Representante do IFCE) e o Professor Dr. Manoel Andrade (Representante da UFC).
O cerimonial do evento foi conduzido pela professora Gláucia Andrade que, inicialmente, passou a palavra ao coordenador do evento, Nonato Furtado. Ele destacou a importância histórica do evento que teve sua primeira edição em 2010. “O SuperAção Enem é a continuidade de um evento que o PRECE vem realizando ao longo dos últimos anos. Mas, agora ele ganhou um envergadura maior e se transformou em um projeto das escolas estaduais de Pentecoste.” Na sequencia, o professor Elton Luz, trouxe uma palavra de acolhida aos presentes destacando a parceria entre a Escola Profissional e as outras escolas estaduais de Pentecoste. A professora Josenice usou a palavra e falou da importância do projeto para os estudantes das escolas públicas. “Esse evento é muito importante, pois é coordenado por jovens e isso o aproxima muito dos nossos estudantes”, disse Josenice.  Nesse mesmo sentido, falou a professora Otília que ressaltou a sua surpresa com a dimensão do evento destacando sua importância regional. Marina Studart, falou em nome da Coordenadoria de Protagonismo Juvenil da SEDUC e destacando a parceria e o apoio dessa coordenadoria ao evento. Também falou a Dra. Ivoneide citando a importância do trabalho do PRECE com os jovens de Pentecoste. “Essa escola está em boas mãos e tenho certeza que esse grupo fará um bom trabalho como já vem fazendo há tantos anos em Pentecoste.”, falou a Vice Prefeita. O professor João Henrique falou de sua emoção por estar em Pentecoste e de sua admiração ao trabalho realizado pelo PRECE. “Estou muito feliz e há muito tempo tinha o desejo de conhecer Pentecoste. Conheço várias pessoas do PRECE e está aqui hoje é muito importante.”, disse o professor. Encerrando as falas da mesa, falou o professor Manoel Andrade que destacou as muitas lutas que o PRECE vem enfrentando nos últimos anos e o quanto esse trabalho tem mudado a vida da juventude da região. O professor fez uma analogia a uma passagem bíblica que afirma: “Quem sai andando e chorando enquanto semeia voltará para casa com alegria”. Manoel completou seu raciocínio falando da importância do trabalho do PRECE para nossa juventude e das muitas lutas: “Estamos colhendo o que plantamos com muito suor. Saímos debaixo dos pés de Juazeiro e através da UFC  estamos em uma Escola Profissional, um verdadeiro palácio da educação.”, concluiu o educador. Após essa fala, a mesa foi desfeita e teve início a palestra.
O palestrante abordou desde características gerais sobre a prova do Enem até questões específicas do eixo Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ele resolveu algumas questões, que os estudantes puderam acompanhar por um material impresso, exemplificando muitas das orientações dadas aos presentes. Ao final, o professor abriu um espaço para perguntas e respostas, onde os estudantes puderam tirar muitas dúvidas. Por último, Lucineudo passou um vídeo motivacional e trouxe uma palavra de estímulo aos presentes. “Espero vocês na UFC!”, foram as palavras finais do palestrante que arrancou muitos aplausos dos presentes.
Todo o evento foi transmitido ao vivo pela Fm 98,7 de Pentecoste e essa transmissão esteve sob a coordenação do radialista Raimundo Moura, que também comandou alguns flashs antes e depois da palestra. Também esteve colaborando com a cobertura o radialista Wilson Matos da Fm 94,3, filiada à Rede Ceará Sat. O radialista Nogueira Filho, coordenador da Fm 98,7 de Pentecoste, também marcou presença no evento.
Com a rádio na internet, muitos estudantes puderam acompanhar a palestra em outras cidades e, inclusive, em outros estados, como foi o caso da estudante Leidyane Silva que registrou sua audiência no blog (http://superacaoenem.blogspot.com/): “A abertura do evento foi ótima. Estão de parabéns, principalmente, por ter sido transmitido pela rádio. Possibilitando, assim, que pessoas em condições como a minha (fora do estado), pudessem acompanhar tudo.”, escreveu a internauta.
A próxima palestra será terça-feira, dia 12/07 e ficará sob o comando do Professor Mestre Carlos Henrique (IFCE), que esteve presente na palestra de abertura do evento e ficou muito empolgado com a vibração dos estudantes. “Semana que vem somos nós e vamos fazer uma palestra bem interessante.”, registrou o professor.
O evento terminou cerca de 21h10 e ao final os presentes puderam deliciar um saboroso lanche oferecido pela coordenação e interagir com outros estudantes de diferentes comunidades. Marcaram presença no evento estudantes das cidades de Umirim, Apuiarés, Gal. Sampaio e Pentecoste.

Fonte: http://superacaoenem.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário