Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2011

Veja a realidade da Educação brasileira além das estatísticas

Muito além dos dados oficiais, o novo vídeo institucional do Todos Pela Educação mostra histórias reais de crianças e jovens em busca de uma Educação de qualidade no Brasil. Concebido pela Agência DM9DDB e realizado pela produtora Sagaz, o filme traz, em seis minutos, um panorama da Educação e exemplos concretos de que o direito de aprender não está assegurado no Brasil.

“Quando olhamos os números, constatamos que estamos muito mal nas estatísticas e que, portanto, melhorar a Educação no País é uma questão prioritária”, afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação. “Mas quando olhamos mais de perto, entrando em contato com a realidade dessas crianças e jovens, vemos que a situação requer urgência. Caso contrário, só em 2050 teremos os alunos aprendendo o que devem aprender. E quantos alunos terão seu direito de aprender violado até lá?”, questiona.




No vídeo conhecemos a história de Kethelin Moura da Silva, aluna do Ensino Fundamental da rede pública de Manaus, e de Matheus Moura, do Ensino Médio da rede pública de São Paulo. Mas personagens como eles podem ser encontrados em qualquer região do País.

Os dois enfrentam diversas dificuldades para estudar, mas sabem que é por meio da Educação que poderão exercer sua cidadania e ter mais oportunidades no futuro. “O ensino vem melhorando, só que é muito pouco. Aí fica bem complicado mesmo, mas tem que batalhar”, afirma Matheus.

Como ter uma Educação de qualidade para todos
Para que as estatísticas melhorem e que estes personagens reais possam ser agentes de um País maior e melhor, o Todos Pela Educação levanta cinco importantes bandeiras: valorização do professor, definição de expectativas de aprendizado, responsabilização dos gestores, fortalecimento das avaliações e maior exposição dos alunos à aprendizagem.

“A principal mensagem que o movimento quer passar com este filme é que o desafio neste início de século 21, é conquistar Educação de qualidade para todos”, aponta Priscila.“A gente tem que continuar na luta. Porque, hoje, se você não fizer pelo seu filho, quem vai fazer?”, aponta, no vídeo, o pai de Kethelin.

http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/14467/veja-a-realidade-da-educacao-brasileira-alem-das-estatisticas
Ficha técnica
Autor: Todos Pela Educação
Agência: DM9DDB
Duração: 6 minutos


Criação: Márcio Fritzen
RTVC: Gilberto Pires (Gibinha), Vanuza Passos
Roteirista: Val Rocha
Produtora de Imagem: Sagaz Filmes
Direção/filme: Rodrigo Rebouças
Diretora-executiva: Silvia Sivieri
Direção/fotografia: Disca
Produção/filme: Sagaz filmes
Montagem/Edição: Daniel Caselli
Finalização/Pós-Produção: SagazFilmes
Produtora de Som: Amics Áudio
Produtor: Armando Ferrante Jr
Maestro: Armando Ferrante Jr
Locutor: Vlademir da Silva (Gatão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário