Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Apenas 62,8% das vagas são preenchidas

 

Dos 5.724 selecionados para a Universidade na primeira chamada do Sisu, 3.597 se matricularam. A maioria dos alunos é cearense
UFC considera matrículas dentro do esperado. Já o IFCE reconhece número abaixo do esperado

Com a matrícula dos convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) finalizada, eis que surgem os primeiros números do novo corpo discente da Universidade Federal do Ceará (UFC). E os dados indicam que boa parte do percentual de 15,5% de estudantes de outros estados selecionados para a Universidade não se matriculou. Dos 5.724 aprovados, 3.597 efetivaram a inscrição na UFC. O número indica que 37,2% - ou 2.127 - das vagas não foram preenchidas. No curso de Engenharia de Software, campus Quixadá, por exemplo, apenas 9 dos 50 selecionados compareceram.

O titular da Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação de Dados (COPIC) da Pró-reitor de Graduação (Prograd-UFC), professor Miguel Franklin, explica ainda não ter os relatórios completos do processo de matrícula, mas cita alguns cursos nos quais muitas vagas não foram preenchidas. Dos 160 selecionados para Medicina em Fortaleza, 37 não se matricularam. “Dessas 37, 36 são pessoas de fora do Estado e uma pessoa nós sabemos que foi aprovada no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)”, cita.

No curso de Medicina do Cariri a situação é semelhante. Trinta dos 70 selecionados não compareceram. “Foi um percentual alto. E, dos 30 que não compareceram, muitos são de fora do Estado”, afirma o professor. “Acredito que os cearenses classificados se matricularam”, frisa. Miguel Franklin destaca ainda a graduação em Engenharia Civil, campus Cariri. O curso teve, entre os selecionados, 46% de cearenses. “Das 50 vagas, com um total de 23 cearenses, houve 22 matrículas”, conta. Em um levantamento rápido feito para O POVO, o professor identificou pelo menos cinco estudantes de outros estados entre os não-matriculados. “Eu tenho sentimento de que grande maioria dos classificados do Ceará se matriculou. Grande parte da ausência foi de gente de fora do Estado”, reitera.

Previsível
Segundo Miguel Franklin, o índice era previsto pela UFC. “A mobilidade (possibilitada pelo Sisu) nem todos estão dispostos a fazer”, destaca. Além disso, de acordo com Franklin, muitos estudantes que selecionaram a UFC e fizeram o vestibular tradicional em outra instituição no Estado de origem escolheram cursar a segunda opção. “Têm pessoas que sabem que passaram (no vestibular) e passaram também no Sisu e não vieram fazer matrícula”, comenta.

Na avaliação de Franklin, após as três chamadas do Sisu, muitos cursos ainda terão lista de espera “por causa da grande quantidade de inscrições”. A UFC teve 118.221 inscrições, de acordo com informações do MEC.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Para a UFC, o índice reflete que estudantes de outros estados selecionados na Universidade e aprovados em instituições no Estado de origem preferiram não se mudar. Na primeira chamada do Sisu, 15,5% dos aprovados não são cearenses.

SAIBA MAIS

O professor Miguel Franklin lembra aos alunos que é importante prestar atenção se a seleção no Sisu é para o primeiro ou o segundo semestre letivo.

“Não considere a classificação tida na primeira chamada como sendo a classificação geral. A classificação geral só sairá ao fim da terceira chamada”, destaca.

A preocupação do professor é com estudantes de outros estados que acreditam terem sido selecionados para o segundo semestre. “O fim da terceira chamada será durante a primeira semana de aula”, explica. As aulas na UFC começam no dia 14.

Segundo o calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), a divulgação do resultado da segunda chamada do Sisu acontece nesta sexta-feira, 4. A matrícula será nos dias 8 e 9. Já o resultado da terceira chamada sai dia 13, com matrículas nos dias 15 e 16. 


Estudantes interessados em participar da lista de espera do Sisu devem se inscrever entre os dias 13 e 17 de fevereiro.
Mariana Lazari
marianalazari@opovo.com.br

http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/02/02/noticiafortalezajornal,2097055/apenas-62-8-das-vagas-sao-preenchidas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário