Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de março de 2011

Um mandato verdadeiramente popular - Artigo do Messias Pontes para 16.03.11


 
O analfabeto político costuma afirmar que tem ódio a política e que político não serve pra nada. Segundo o dramaturgo, poeta e escritor alemão Bertolt Brecht, este é o pior dos analfabetos. Contudo existem Político e político, e aí é que está a diferença.
Um exemplo de Político com P maiúsculo é o deputado federal Chico Lopes, do PCdoB, que tem dedicado toda a sua vida e seus mandatos às causas maiores do povo.

Como vereador, desfraldou bem alto a bandeira da defesa do direito do consumidor, tendo criado e presidido a Comissão de Defesa do Consumidor e instituído o Balcão do Consumidor na Câmara Municipal de Fortaleza. Sua atuação, também na defesa intransigente da educação e de outras causas populares o credenciou a ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Ceará, onde também teve atuação destacada na defesa do consumidor. O reconhecimento pelo seu incansável trabalho o fez alçar voo mais alto e está cumprindo seu segundo mandato de deputado federal. Na Câmara Federal ele é membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor.

Esse trabalho do deputado federal comunista teve prosseguimento na Câmara Municipal  e na Assembleia Legislativa por Lula Morais, defendendo a mesma causa e conseguindo importantes vitórias. O trabalho de Chico Lopes e Lula Morais na Câmara Municipal está sendo seqüenciado pela também comunista Eliana Gomes no Legislativo Municipal da capital cearense.Dentre outros, ela apresentou projeto de lei dispondo sobre o tempo máximo de 20 minutos de espera nas filas de supermercados, hipermercados e estabelecimentos similares, matéria debatida  na última segunda-feira com entidades do comércio local, entidades populares  e órgãos de defesa do consumidor.

Com pouco mais de um mês do seu atual mandato na Câmara Federal, Chico Lopes já conseguiu se destacar desfraldando duas importantes bandeiras de luta na defesa do consumidor brasileiro: a campanha pela devolução da vultosa soma de R$ 8 bilhões cobrada indevidamente pelas empresas de energia elétrica de todo o País entre os anos de 2002 e 2009, e também a mobilização pelo fim da injustificável cobrança do famigerado “roaming” por parte das empresas de telefonia, uma herança maldita deixada pelos neoliberais tucanos.

Ontem foi comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e o deputado Chico Lopes foi homenageado na Assembléia Legislativa por todas as entidades cearenses atuantes na área. Ele foi elogiado por todos os oradores, merecendo destaque para a procuradora-geral de Justiça, Socorro França, que enfatizou a sua dedicação à causa do consumidor. Foi uma homenagem das mais justas e muito emocionante. Aliás não é a primeira vez que o parlamentar comunista é homenageado. Quando a crônica política de Fortaleza escolhia os melhores da política e da administração, Chico Lopes foi indicado como um dos quatro melhores vereadores da Capital.

 Afinal, o seu mandato é verdadeiramente popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário